Para apresentar as receitas, a autora selecionou grupos de alimentos: salada, sopa, ovo, aperitivo, massa, grãos, batata, arroz, peixe, carne, torta, fruta, chocolate e bolos. Em cada um deles há dez receitas e suas variações. Muitos dos pratos são criações de chefes e banqueteiros brasileiros que já foram publicados no site. Entre eles, o Tabule de Leila Kuczynski, restaurante Arábia, e o merengue salgado de Tetê Mota, do bufê Ginger. Outras são da própria autora e também da comunidade de leitores do site. Em muitas, há uma história curiosa sobre o prato, uma sugestão de como servi-lo ou até comentários de internautas, que testaram combinações ou pediam conselhos. O recurso empresta à obra um caráter fluido, como um bate-papo descontraído ao pé do fogão. Em uma das receitas, a Bazargan - uma salada de trigo -, a autora conta os percalços para consegui-la e como durante um ano teve que “brincar de gincana” para conseguir a receita com Nina Horta .
Entre os diversos pratos há opções triviais como bife rolê, almôndegas de carne e de peixe, panquecas com variados recheios e até receita de purê de batata, com muitos truques. Traz também alternativas para dias corridos, como a Salada de Feijão-Branco com Atum, que apesar de ter o preparo rápido é uma opção saudável. Para quem gosta de cozinhar, e faz questão de uma alimentação rica em sabor, há receitas de caldos feitos em casa, como o de galinha, de vegetais e também o de carne. No capítulo de peixes, a autora propõe pratos que não deixam cheiro na casa. Fusili com Abobrinha e Manjericão é uma das sugestões de massas. Há ainda ideias para crianças, como a Salada Caprese com Ovinhos de Codorna, e também pratos mais sofisticados ou com preparo mais elaborado. O Peru de Natal, o bolo Concord (feito de suspiro de chocolate) e a Codorna ao Vinho do Porto são exemplos.
Receitas servidas ou preparadas por estilistas, arquitetos e outras personalidades, convidadas por Rita para participar de projetos do site, também estão no livro. No capítulo dedicado aos aperitivos, por exemplo, o leitor pode ver nomes como Lilian Pacce e Arthur Casas em ação, ao lado da autora, em 2003, quando o site realizou uma série de vídeos numa cozinha-estúdio. Na seção dedicada aos ovos, é possível ver também a receita de cocottes (clássico francês feito de ovo coberto com creme de leite e assado), feitas pelos estilistas Rita Wainer e Dudu Bertholini e pelo repórter Danilo Gentili.
“Quis juntar sugestões para variadas situações e ocasiões do cotidiano. Jantares práticos, saladas elaboradas, massas rápidas, grãos para o dia a dia. Mas também pensei em jantares especiais, afinal isso também faz parte do cotidiano de uma casa! Tudo para facilitar a vida das pessoas que acreditam na boa alimentação como a base da vida”, avisa Rita Lobo.
Bolo de copinho em 5 minutos
A rotina de uma casa é uma coisa curiosa. Ela leva tempo para se estabelecer. A gente pode até tentar amestrá-la, dar as cartas, fazer listas, mas a verdade é que ela tem vida própria, vai se formando aos poucos, incorporando os hábitos de todos os moradores. Há pouco tempo, me dei conta de que na minha casa quase nunca tem sobremesa. Isto é, frutas, sempre. Pudim, pavê e outros doces muito doces raramente entram no cardápio. Não que eu tenha planejado, mas foi ficando assim. Para as crianças não ficarem comendo muito açúcar, sem querer, fui deixando a sobremesa de lado. A fruteira mora na mesa de jantar. E pode comer sem pedir, a qualquer hora do dia ou da noite, até mesmo antes do jantar. (Mas isso nunca acontece)
Eu até como doce todos os dias, mas não para finalizar todas as refeições. Um biscoitinho para acompanhar o café no meio da tarde, um sorvete para tentar driblar o calor, mas sobremesa, sem ser fruta, acaba ficando para comemorações. Tenho a impressão de que, na conta nutricional, isso tem um papel importante: a balança nunca sobe! Tenho certeza de que, se eu comesse sobremesa em todas as refeições, não estaria mais usando o mesmo jeans.
Acontece que, há algumas semanas, as crianças e eu terminamos de jantar e ficamos com vontade de um docinho. Desde que o tal bolo de caneca virou febre na internet, estou enrolando para fazer a receita. É muito tentador um bolinho que fica pronto em menos de 5 minutos, não?
Pequei a versão original de chocolate. Isto é: 1 ovo, 3 colheres (sopa) de óleo, 4 de leite, 2 de chocolate em pó, 4 de açúcar, 4 de farinha e 1 colher (café) de fermento em pó. Em vez de misturar tudo na caneca, bati numa tigela e dividi em quatro xícaras de café. Meus filhos adoraram o bolo. Menos pelo sabor, mais pela rapidez. E eu também. Fiquei encantada com o preparo. E, desde então, venho testando algumas modificações na receita. Ela precisa ficar com o sabor incrível!
Troquei o chocolate por cacau em pó, alterei as proporções e, a cada preparo, o bolinho foi ficando mais gostoso. Até que, hoje, fiz a versão de que mais gostei. Ele ficou mais molhadinho, bem escuro e, para o meu gosto, doce no ponto. Ou seja, meio amargo! Mas a grande alteração é que substituí óleo por manteiga derretida. É chocante a diferença. Ainda quero testar outras versões.
Mas a receita a seguir já vai entrar para o meu caderninho. (Só lembrando, testo todas as receitas com medidores-padrão, seja xícara ou colher. E isso pode alterar o resultado, especialmente dos doces.)
Postado no blog da Rita em 23 de fevereiro de 2010
Ingredientes
3 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de leite
1 ovo
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
Modo de preparo
1. Em uma tigela média, que vá ao micro-ondas, coloque a manteiga. Leve ao micro-ondas por 30 segundos ou até a manteiga derreter.
2. Retire a tigela do micro-ondas e junte o leite e o ovo. Misture bem, com um batedor de arame ou com um garfo.
3. Passando pela peneira, junte o açúcar, o cacau, a farinha e o fermento. Misture vigorosamente, até que a massa fique homogênea.
4. Divida a massa em 4 copinhos ou xicrinhas e leve ao micro-ondas, na potência máxima, por 3 minutos.
5. MUITO CUIDADO na hora de tirar os copinhos, eles ficam bem quentes. Se for servir para crianças, espere esfriar um pouco.
Tempo de preparo: 5 minutos
Serve: 4 porções