Os próximos convidados serão o jornalista José Castello e Maria Hena Lemgruber, em janeiro, com a leitura do livro Um mergulho na Alice de Lewis Carroll, e Bárbara Heliodora, em fevereiro, com o livro Shakespeare bem humorado.
História
Durante os seus 13 anos em que foi realizado CCBB, novos autores, escritores consagrados, professores, críticos e especialistas ligados a universidades participaram do projeto sem que ele perdesse sua característica principal: ser uma reunião onde o propósito é a leitura, tratada, nesse caso, de modo muito informal.
“Não se trata de uma entrevista, palestra ou aula, mas de uma conversa orientada, uma chave de entendimento para conteúdos. Nessa conversa, o livro é apresentado ao público como protagonista insubstituível de compreensão da realidade e como um companheiro capaz de nos auxiliar na tarefa de vencer os tantos desafios que encontramos em nossa vida pessoal e profissional”, explica Suzana Vargas, idealizadora e curadora do Rodas de Leitura.
“Nesta retomada em tempos de cultura virtual, os objetivos do Rodas de Leitura permanecem inalterados, pois o projeto reconhece na atividade leitora uma total independência em relação ao seu suporte, ou seja: virtual ou não, ler será sempre um modo de compreensão da vida e de nós mesmos, de aquisição de conhecimento, informação e autocrítica”, completa.
Suzana Vargas acredita que a leitura em voz alta e o acompanhamento pelo público com o texto na mão despertam o prazer de ler e que a simplicidade, informalidade e a integração perfeita entre autor e público através de um texto que é lido sem grandes aparatos - a não ser um microfone numa sala silenciosa -, seguido depois por um diálogo sobre o livro proposto explicam o sucesso do projeto, que também viajou para Brasília, São Paulo e outras cidades brasileiras.
Já passaram pelo palco do Rodas de Leitura: Lygia Fagundes Telles, Adélia Prado, Ferreira Gullar, Sergio Sant'anna, Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura e Haroldo de Campos, além de atores, professores de literatura, filósofos e psicanalistas. Também participaram do projeto, que conta com um precioso acervo audiovisual desses encontros, Benedito Nunes, Roberto Schwarcz, Nicolau Sevcenko, José Miguel Wisnick, Jorge Amado, João Antônio, Dias Gomes, Lya Luft, Maria Clara Machado, Chico Buarque, Milton Hatoum, Carlos Heitor Cony, Ruth Rocha, Marco Lucchesi, Cleonice Berardinelli, Tony Bellotto, Eva Wilma, Cássia Kiss, e Cristóvão Tezza, que reabre a programação do projeto.
Em 2004, Rodas de Leitura teve sua versão internacional com autores de Angola, Moçambique, Afeganistão, Sérvia, Somália, Estados Unidos e vários países da América Latina, como Eduardo Galeano, Ahmadu Kourouma, Pepetela e Nurudhin Farah.
O patrocínio é da Oi, o apoio cultural, do Oi Futuro e realização do Estação das Letras e da Biblioteca Nacional.






