O elegante Buffet Leopolldo, em São Paulo, recebeu na noite de ontem (8), profissionais de toda a cadeia do mercado editorial e livreiro brasileiro no tradicional jantar anual promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). O evento lembrou o final da gestão de Rosely Boschini na presidência da CBL e, como de costume, reverenciou os profissionais que completaram 25 e 50 anos no mercado.
O homenageado da noite com a distinção “Amigo do livro” foi o diretor presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Hubert Alqueres. Quando Hubert foi secretário adjunto de Educação do estado de São Paulo, implantou o programa Leia Mais nas bibliotecas das escolas estaduais, que até hoje já distribuiu 3 milhões de livros em 3 mil escolas.
Sob a direção de Alquéres, a Imprensa Oficial sempre foi parceira da CBL e de outras entidades do livro, como ABL, APBL, Fundação Biblioteca Nacional e outras, e nos últimos anos apoiou importantes eventos como o Congresso do Livro Digital 2010, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, participações nas feiras internacionais de Frankfurt e Guadalajara e a pesquisa sobre o livro digital no Brasil. “Quero dividir com todos porque todos somos amigos do livro”, agradeceu Hubert.
A noite teve ainda uma homenagem especial a Rosely Boschini, que encerra em fevereiro/2011 a sua gestão na presidência da CBL.
Profissionais homenageados
Antonio Nunes Farias - Livraria Loyola
Dalva Fumiko Muramatsu - Editora Moderna
Guiomar Trindade Motta - Barsa Planeta Internacional LTDA
José Garcia Filho - Cortez Editora e Livraria
Maria Conceição Azevedo - Editora Peirópolis
Renato Guazzelli - Disal S.A.
Rodolfo Domingos D’Oliveira - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Ronaldo Rodrigues Leite - Global Editora e Distribuidora LTDA
Tania Braga - SBS Special Book Services






