Guadalajara: o lugar certo para começar negócios
PublishNews, Ricardo Costa, 01/12/2010
Ao fim da feira, editores comemoram mais os contatos iniciados do que propriamente os direitos vendidos

Em uma feira que valoriza tanto o trabalho dos profissionais do livro, seria natural a preocupação com o faturamento das vendas dos direitos autorais e das vendas diretas aos leitores. Mas os editores que estão hoje na Feira Internacional do Livro de Guadalajara não pensam exatamente assim. “Para nós, Guadalajara é o melhor lugar para encontrar pessoas e fazer contato. Também é a oportunidade de celebrar um ano de trabalho e dar o pontapé inicial para o próximo ano”, disse Larry Downs, vice-presidente e publisher da Thomas Nelson. Muitos acordos são fechados lá, mas a maioria dos expositores e visitantes está mais preocupada com os negócios que serão gerados a partir dos contatos feitos no México. “Se você quer fazer negócios com os países de língua espanhola, este é o lugar para se estar”, completou Downs. E é também um bom local para conhecer editoras menores vindas de diversos países, incluindo os do leste europeu, Ásia e norte da África, que têm se mostrado muito interessados em escritores brasileiros. [A cobertura da 24ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara pelo PublishNews tem o apoio da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.]

[01/12/2010 01:00:00]