Está programado para o período de 5 a 7 de maio, no Hotel Serrano, em Gramado, o 1º Congresso Brasileiro do Livro Digital. Nesta segunda-feira (8), aproveitando o encontro “Uma reflexão crítica sobre o livro digital” promovido pela Feira do Livro de Porto Alegre, a Atreb Brasil, agência especializada na organização de eventos e feiras, com o apoio da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), faz o lançamento oficial do evento. O evento está marcado para o período das 15 às 18h, na Sala dos Jacarandás do Memorial do Rio Grande do Sul.
Programação
Mesa 1 (das 15h às 15h40min) - Uma reflexão crítica sobre o livro digital
O seminário tem como proposta analisar as possibilidades do livro digital, seus impactos e consequências para a indústria editorial. A análise será realizada a partir da observação de aspectos comportamentais dos leitores, alguns dados estatísticos e constatações veiculadas na imprensa sobre o tema.
Palestrantes: Cássio Pantaleoni - Escritor, editor, filósofo e ensaísta, Gisele Beiguelman - midiartista e professora da pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.
Mesa 2 (das 16h às 16h40min) - O futuro e o livro digital
O futuro e o livro digital não são sinônimos, tecnologia tampouco. O mundo das editoras e livrarias, assim como os leitores, certamente se adaptarão a um novo e curioso consumo de conteúdo escrito. Pois para que entendamos o futuro do livro e da leitura, temos que decifrar seus ambientes possíveis e imagináveis. Debates, portanto, são bem-vindos nessa hora.
Debatedores:Paulo Tedesco - Escritor e professor na Oficina do Livro; Marcelo Spalding - Escritor e coordenador do web site Artistas Gaúchos; Rafael Trombeta - Diretor da editoria Mais Que Nada. Todos profissionais do Rio Grande do Sul; Eduardo Mendes - Diretor da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Mesa 3 (das 17h às 17h40min) - Um novo mercado?
O livro digital e sua funcionalidade e integração com bibliotecas virtuais. A questão do e-book para o ensino à distância, o mercado atual, a questão digital x livro físico, as vantagens do e-book para autores independentes e para editores e distribuidoras. Perfil dos principais leitores digitais do mercado, suas características, os celulares como leitores, a briga dos e-readers com os tablets, como o iPad e o Samsung Galaxie.
A mesa vai abordar também a perspectiva de comércio mundial proporcionada pelo e-book, no qual editoras e autores podem ampliar o espectro de público. E ainda, questões técnicas do livro digital como aplicativo ao utilizar recursos como a força da gravidade.
Palestrantes: Bruno Valente e Renata Frade (ambos do Rio de Janeiro)