José Olympio promove concurso em homenagem a José Lins do Rêgo
PublishNews, Redação, 27/10/2010
Alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem participar em quatro modalidades

Uma grande enchente no Rio Paraíba invadiu a Fazenda Santa Rosa, fazendo com que Carlinhos, protagonista de Menino de Engenho, entrasse em um túnel do tempo e caísse na internet. Agora, alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas de todo o país terão como desafio fazer com que ele volte para a obra de José Lins do Rego. Esse é o ponto de partida do concurso cultural promovido pela José Olympio Editora, que teve início na segunda-feira (25).

Os participantes podem escolher entre quatro modalidades: redação, vídeo, desenho e mangá. Como prêmio, a editora vai dar 50 livros para os autores dos melhores trabalhos e 100 livros para as escolas representadas por eles.

Os trabalhos devem ser enviados até o dia 30 de novembro. Uma comissão avaliadora, formada por representantes da Editora Record, vai escolher os vencedores, cujos nomes serão divulgados no dia 13 de dezembro.

Além do concurso, os alunos poderão acompanhar as aventuras de Carlinhos nessa nova realidade através das redes sociais - Orkut, Facebook e Twitter, e ainda no site. O objetivo é aproximar os adolescentes dessa obra clássica, considerada leitura obrigatória para todos que apreciam literatura brasileira.

Lançado em 1932, Menino de Engenho é o primeiro romance de José Lins do Rego. Inicialmente, a idéia do autor era escrever a biografia de seu avô, o coronel José Paulino, figura emblemática da sociedade patriarcal nordestina. No entanto, a imaginação de Lins do Rego acabou tomando conta da obra, marcada por um grande lirismo.
[27/10/2010 01:00:00]