Cerca de 60 pessoas participaram esta manhã do evento “Business Breakfast Brazil” na Feira de Frankfurt. A idéia era apresentar o mercado nacional a profissionais estrangeiros e esta missão coube às editoras Miriam Gabbai (Callis), Ceciliany Alves (FTD), Ana Paula Hisayama (Companhia das Letras) e a Ricardo Costa, diretor do PublishNews.
Ana Paula Hisayama foi a primeira a falar e apresentou o modelo e estrutura da Companhia das Letras. Depois ressaltou as melhoras educacionais no Brasil e as conseqüências positivas disto para o mercado editorial. “A educação está melhorando, e os números mostram isso”, afirmou. “Nós somos um mercado bastante dinâmico e esperamos pelo melhor”, complementou.
Em seguida, Miriam Gabbai contou um pouco da história da Callis e de sua experiência internacional – a Callis é sócia de uma editora no México. A editora infanto-juvenil ressaltou a já conhecida antropofagia brasileira: “Quando você entra no Brasil, você se torna brasileiro.” Depois aproveitou para dar algumas dicas para quem quer fazer negócios no Brasil. “É importante tem um foco definido, sensibilidade cultural e saber usar o conhecimento local.”
Já Ceciliany Alves, bastante simpática e um pouco nervosa, enfocou o mercado didático e apresentou o potencial do governo brasileiro e de seus programas de compras, como o PNLD. Os números, é claro, impressionaram. Afinal, quem compra mais de 130 milhões de livros no mundo? Mas Ceciliany também alertou sobre as barreiras. “Qualquer modelo de negócio tem de respeitar nossa diversidade. As crianças têm de ver o Brasil nos livros ou o governo não os aprova nem compra.”
Ricardo Costa finalizou falando sobre o incipiente mercado digital brasileiro e sobre as principais empresas que nele atuam.