Para entender a indústria do futebol mundial
PublishNews, Redação, 02/07/2010
Obra disseca os bastidores do futebol com análise de dados e curiosidades da cultura e da economia do esporte

Soccernomics (Tinta Negra, 312pp., R$ 55 - Trad. Alexandre Martins), de Simon Kuper e Stefan Szymanski, tem sido aclamado como uma das mais reveladoras obras sobre o futebol. E também como uma espécie de equivalente futebolístico do célebre Freakonomics. Além da óbvia inspiração do título, afinal, a obra também aplica princípios socioeconômicos na explicação de fenômenos cotidianos — no caso, da rotina que envolve o mundo da bola – o livro é, como o primo-irmão, recheado de ideias revolucionárias, provadas por meio de um vasto aparato de dados e análises. Com estatísticas e fatos, a dupla (formada por dois ingleses, um jornalista esportivo, Simon Kuper, e um economista, Stefan Szymanski) apresenta dados espantosos, todos eles provados com tabelas, gráficos e estudos de caso. O subtítulo resume a carga de polêmica e as doses de profecias que habitam suas páginas: “Por que a Inglaterra perde, a Alemanha e Brasil ganham, e os Estados Unidos, o Japão, a Austrália, a Turquia — e até mesmo o Iraque — podem se tornar os reis do esporte mais popular do mundo”. “Queremos introduzir novos números e novas ideias no futebol: números de suicídios, de gastos em salários, de populações de países, de tudo que ajude a revelar novas verdades sobre o esporte”.

[02/07/2010 00:00:00]