Aos 14 anos, uma viagem a Petrópolis para conhecer o Palácio Imperial serviu de inspiração para que o autor Rui de Oliveira escrevesse o livro O príncipe triste (DCL, 40 pp., R$ 25,90), contando a história de D.Pedro II, grande personagem da história brasileira que foi feito Imperador aos 14 anos de idade. A obra possui também textos históricos escritos pela antropóloga Lilia Moritz Schwarcz que ajudam a contar a vida do Imperador. Trabalhando com a ficção e realidade, Rui de Oliveira trata em O príncipe triste dos momentos extremos da vida de D. Pedro II: sua precoce coroação aos 14 anos e seu humilhante banimento do país, aos 64 anos de idade.
“A criação sempre passa pela memória e pela imaginação, e eu gosto de trabalhar com estes dois universos. O real — não o realismo — é sempre o caminho mais legítimo à fantasia e ao imaginário. Você só acredita no fantástico se ele for crível em sua fantasia. Acho que em O príncipe triste consegui esta abordagem do imaginário por meio de fatos reais”, explica o autor, responsável também pelas ilustrações.
Uma das intenções do livro é mostrar aos pequenos leitores o verdadeiro valor que o Imperador tem para a história brasileira e que poucos conhecem. “Pretendi realizar um livro que expressasse aos jovens leitores a dimensão humana, as contradições, fraquezas e grandezas do nosso Imperador. Ele, sem dúvida, foi um dos personagens mais trágicos, mal compreendido, profundamente humilhado e ofendido de nossa História, apesar de ter sido amado pelo povo”, enfatiza.
O livro retrata o encontro imaginário de D. Pedro II com Helena Costa, uma menina que cursava a segunda série ginasial do colégio D. Pedro II do Rio de Janeiro, que participou de um concurso de cartazes e, como prêmio, ganhou uma visita ao Palácio Imperial. Entre as peças expostas, um quadro chamou a sua atenção: deparou-se com um retrato de D.Pedro II ainda menino, “com o rosto sério e compenetrado”, com uma fisionomia que parecia triste. Depois de alguns minutos de observação, a pequena Helena ouve uma voz chamando-a: era o pequeno Imperador. Os dois trocam confissões e viram amigos. A partir desse encontro surge uma história mágica e encantadora.





