Livro de Galeno Amorim chega à 2.000ª edição
PublishNews, Redação, 18/06/2010
Haverá uma sessão de autógrafos hoje na Feira do Livro de Ribeirão

Uma megassessão de autógrafos, com a presença de 200 coautores de um mesmo livro que já atingiu sua 2.000ª edição em apenas um ano, é um dos destaques da 10ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto nesta sexta-feira (18).

O livro é O menino que sonhava de olhos abertos (Fundação Palavra Mágica/OF Editorial, 48 pp., R$ 15), do jornalista e escritor Galeno Amorim, que também participa da sessão de autógrafos ao lado dos coautores que escreveram novos finais para sua história.

Cada um dos finais foi incorporado ao livro e deu origem a uma nova edição. O lançamento será às 14h30 no estande dos Autores Locais.

Foi uma estratégia criada pelo próprio Galeno e pela Fundação Palavra Mágica para estimular tanto a leitura quanto a escrita. Foram distribuídos, desde a Feira do Livro do ano passado, que teve Galeno como patrono, 150 mil exemplares da obra na região. “Quem lê também escreve”, afirma o autor, explicando o nome do projeto que vem fazendo sucesso nas escolas, ONGs e até em assentamentos da reforma agrária: Você é o Escritor.

Os coautores que participarão da gigantesca sessão de autógrafos na Feira de Ribeirão foram os mais acessados no site do projeto e, por isso, receberão a versão impressa do livro com o final que escreveram e seus nomes na capa e no miolo do livro. “São pessoas de todas as idades, mas predominantemente jovens, que, com esse exercício de leitura e escrita, puderam refletir sobre a cidade onde vivem e de que forma querem vê-la no futuro”, observa Galeno, que idealizou o projeto.

Francisco Giordano é um dos autores que participará do lançamento. O perfil dele é diferente da maioria dos que registraram o final no site. Ele é aposentado, tem 68 anos e, em pouco mais de 600 caracteres, escreveu que quer uma cidade mais organizada, limpa, crescendo ordenadamente, sem a queima da cana e com a natureza preservada. Encerra com um desejo: “Tomara que não seja uma utopia!”.

Já Norival Fernando Sanches, de 27 anos, disse sonhar que a sua cidade – Pradópolis – seja “um lugar calmo e próspero”. Norival é deficiente visual e teve seu final convertido para o formato audiolivro pela ADEVIRP (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto).

Todos os finais publicados no site do projeto podem ser acessados. Os autores podem imprimir o livro, incluindo a capa com seus nomes. “Queremos aproximar livros e pessoas e mostrar que todo mundo pode ser, ao mesmo tempo, leitor e escritor da sua própria história”, afirma a presidente da Fundação Palavra Mágica, Luciana Paschoalin.

Serviço

Lançamento do livro O Menino que Sonhava de Olhos Abertos

Autor: Galeno Amorim e outros

Data: 18 de junho

Horário: 14h30

Local: Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto – estande dos autores locais
[18/06/2010 00:00:00]