Capítulo 4 convida para um sábado na livraria
PublishNews, Redação, 09/04/2010
Haverá contação de história baseada na obra Sábado na livraria

Sábado na livraria (Cosac Naify, 32 pp., R$ 42 - Trad. Cássia Raquel da Silveira), de Sylvie Neeman com ilustrações de Olivier Tallec, convida o leitor a visitar uma loja sem pressa, descobrir tesouros escondidos nas prateleiras, mergulhar na leitura de um título, mesmo sem comprá-lo. E é exatamente isso o que está fazendo a Livraria Capítulo 4 (Rua Tabapuã, 830 - Itaim Bibi, São Paulo/SP Tel: 11-2737 2037). Neste sábado, ela convida a molecada não apenas para uma visita a sua loja, mas também para entrar no universo do livro. A partir das 16 horas, haverá contação da história em que Sylvie Neeman narra a saga de uma menina que, em seu dia de folga da escola, cultiva o hábito de ir à livraria e se perder em meio aos livros.

Assim como ela, um senhor é frequentador assíduo do lugar. Mas as semelhanças param por aí. Enquanto a garota devora e dá risada com os quadrinhos, o velho se debruça, emocionado, sobre um livro de guerra enorme, sempre o mesmo.

A menina o observa, curiosa. Deste convívio, nasce uma relação de cumplicidade – e poucas palavras – entre os dois. Perto do Natal, a criança fica surpresa ao descobrir que o livro preferido do senhor talvez não seja tão chato nem tão pesado quanto ela pensava.

As ilustrações a óleo do premiado Olivier Tallec revelam essa atmosfera onírica da livraria, misturando às prateleiras cenas dos livros lidos pelos personagens. Uma delas, por exemplo, retrata o senhor sentado na poltrona enquanto a guerra se personifica atrás de si. Juntos, escritora e ilustrador conduzem o leitor por um percurso misterioso e inesperado ao longo desses sábados na livraria.

Sobre a autora

Sylvie Neeman nasceu na cidade de Lausanne, Suíça, em 1963. Filha de músicos, a autora estudou letras e, depois que seus dois filhos nasceram, começou a escrever histórias infantis. É diretora da revista Parole, do Institut Suisse Jeunesse et Médias, e colaboradora do jornal Le Temps e do periódico Écriture. Em 2002, ganhou o Prix de la Bibliothèque Pour Tous pelo romance Rien n'est arrivé. Sábado na livraria é seu primeiro livro para crianças e sua estreia na Cosac Naify.

Sobre o ilustrador

Olivier Tallec já publicou mais de cinquenta livros. Nasceu na cidade de Morlaix, na França, em 1970. Formado pela Ecole Supérieure d'Art Graphique de Paris, trabalhou com design gráfico para publicidade e como ilustrador para jornais, como o Le Monde e o Libération. Hoje, ele mora em Paris – mas viaja muito – e se dedica exclusivamente à ilustração de livros. Tallec já esteve no Brasil para participar da FIQ! (Feira Internacional de Quadrinhos), de Belo Horizonte, em 2009.

Sobre a tradutora

Cássia Silveira nasceu em 1962, em Bauru (SP). Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), é professora de língua francesa no Colégio Santa Cruz. Para a Cosac Naify, traduziu os seguintes livros da coleção Universo da Moda: Barbie (2000), de Frédéric Beigbeder, Alaïa (2000) e Christian Lacroix (2000), ambos de François Baudot. Para o catálogo infantojuvenil, traduziu Um papai sob medida (2007), de Davide Cali e Anna Laura Cantone, Minhas imagens do Japão (2008), de Etsuko Watanabe, Papai! (2008), de Philippe Corentin, e, do catálogo adulto, Jogar e representar (2009), de Jean-Pierre Ryngaert.
[09/04/2010 00:00:00]