Contexto cria hotsite
PublishNews, Redação, 08/04/2010
Além disso, lançará dois títulos sobre o tema na próxima semana

A Contexto Editora entra no clima de Copa do Mundo e coloca os leitores para interagir com seus livros sobre futebol no hotsite www.editoracontexto.com.br/futebol, que está cheio de novidades literárias, vídeos, informações, promoções e um quiz. O vencedor de cada etapa semanal ganha um dos livros de futebol da editora. Ao todo são nove obras reunindo um time de autores, todos especialistas no assunto: Maurício Noriega, Marcos Guterman, Milton Leite, Mauro Beting, Marcelo Barreto, Paulo Guilherme, Sidney Garambone e Luis Augusto Simon.

Saindo do ambiente virtual, a Contexto lança no dia 13 de abril, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073. São Paulo/SP), os livros Os 11 maiores camisas 10 do futebol brasileiro (256 pp., R$ 35), de Marcelo Barreto; e Os 11 maiores laterais do futebol brasileiro (272 pp., R$ 35), de Paulo Guilherme.

Depois desses, a editora lançará Os 11 maiores volantes do futebol brasileiro, do jornalista Sidney Garambone; Os 11 maiores goleiros do futebol brasileiro, de Luís Augusto Simon; e Os 11 maiores centroavantes do futebool brasileiro, do narrador e apresentador do SporTV Milton Leite.

Os 11 maiores camisas 10 do futebol brasileiro

Dunga está em dúvida, mas Marcelo Barreto não. Ronaldinho Gaúcho está na seleção dos melhores camisas 10 de todos os tempos juntamente com Zizinho, Pelé, Ademir da Guia, Rivellino, Dirceu Lopes, Zico, Raí, Neto, Rivaldo e Kaká. O jornalista e apresentador Marcelo Barreto quebrou a cabeça e recorreu à infância para escolher os jogadores para o livro Os 11 maiores camisas 10 do futebol brasileiro, que lança agora. “Nos meus times de futebol de botão, o camisa 10 era a tampinha de relógio ou o galalite que melhor conseguia encobrir o goleiro com a bolinha”, relembra o autor. O autor concluiu que camisa 10, por mais paradoxal que pareça, não é uma camisa, mas uma posição. “É a cara do futebol brasileiro”. Cada história é acompanhada de uma entrevista com personalidades do esporte e ao final um posfácio escrito por Zico: O Galinho de Quintino.

Marcelo Barreto nasceu em Bicas-MG, no dia 20 de novembro de 1967. Formado em jornalismo pela PUC-MG, fez o fellowship de jornalismo da Universidade de Michigan e o MBA executivo do Coppead-Rio. Trabalhou no O Globo e no Lance!, dirigiu o Lancenet! e lançou a revista Lance!A+. Nas Organizações Globo, onde está desde 2000, foi editor-chefe do Portal do Esporte, além de editor de texto e repórter de esportes da TV Globo. Criou e chefiou o núcleo de produção do SporTV, em que hoje atua como apresentador.

Os 11 maiores laterais do futebol brasileiro

Eles são os pulmões dos times: atacam, marcam, batem faltas e fazem gols. Em Os 11 maiores laterais do futebol brasileiro, escrito pelo jornalista Paulo Guilherme, o leitor poderá conhecer os melhores laterais do país: de Djalma e Nilton Santos até Cafu e Roberto Carlos, passando pelo capitão Carlos Alberto Torres, por Nelinho, Wladimir, Júnior, Leandro, Branco e Leonardo. De meros marcadores dos pontas adversários, os laterais foram se transformando em homens de todo terreno, ampliando suas fronteiras dentro dos esquemas táticos traçados pelos treinadores. Viraram alas, assumindo também funções na armação das jogadas. Ajudaram, assim, a sacramentar a “morte” dos pontas na tática das equipes. Aproveitaram a evolução da medicina esportiva e dos métodos de preparação física para se tornarem os grandes atletas de um time. A escalação do time de Paulo Guilherme foi embasada por entrevistas que fez com outros craques como Amarildo, Pepe, Clodoaldo, Basílio e por aí vai.

Paulo Guilherme é jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Começou a carreira no Jornal da Tarde, trabalhou também em O Estado de S. Paulo e no portal PSN.com. Participou da cobertura de grandes eventos esportivos como as Copas do Mundo de 1994 e 1998, as Copas América de 1995 e 1997, a Eurocopa de 1996 e a Copa das Confederações de 1999.
[08/04/2010 00:00:00]