No Brasil, livrarias como a Gato Sabido, Cultura e Saraiva saem na frente e investem no e-book muito antes de as editoras terem certeza do melhor caminho para entrar nesse novo negócio. A hesitação é sentida por essas livrarias que oferecem, ou estão prestes a oferecer, muito mais livros em inglês do que em português (relação de 100 mil para 800, na pioneira Gato Sabido).
Direitos autorais de livros antigos ou novos, digitalização, pirataria, formas de publicação, distribuição, venda, preço e o que faz um bom e-reader são algumas das questões ainda não respondidas nem nos Estados Unidos e países da Europa, onde o e-book já é uma realidade. Aqui, considerando que cada brasileiro lê em média 4,7 livros de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (e isso inclui o que é exigido pelas escolas, tornando o valor ainda mais baixo quando saímos do ambiente escolar – apenas 1,3 livros por habitante), acrescentaríamos ainda uma outra questão: Para quem vamos lançar os livros digitais?
De hoje até quarta-feira, editores brasileiros se reúnem com especialistas estrangeiros para tentar entender o momento vivido pelo mercado editorial com seus desafios e oportunidades. O I Congresso Internacional do Livro Digital é organizado pela Câmara Brasileira do Livro, Frankfurter Buchmesse e Imprensa Oficial. Já na abertura, Juergen Boos, diretor da Feira de Frankurt, fala sobre “A nova era de ouro das editoras”.
PROGRAMAÇÃO
29/03
18h30 - 19h30: Cadastramento
19h30 - 20h30: Palestra de abertura (Juergen Boos)
20h30 - 21h30: Coquetel
30/03
8h00 - 9h30: Cadastramento
9h30 - 10h15: O poder do Transmedia Storytelling (Jeff Gomez)
10h15 - 11h: Publicação no Século 21- Conteúdo móvel conquista o mundo (Calvin Baker)
11h - 11h30: Coffee Break
11h30 - 12h15: Criação, conversão e distribuição - Desenvolvendo uma estratrégia para livros digitais que funciona (Patricia Arancibia)
12h15 - 13h: Como usar as ferramentas de mídia social no mercado do livro (Arantxa Mellado)
13h - 14h30: Almoço
14h30 - 15h15: Novos formatos e players - Um mapeamento de mercado (Michael Smith)
15h15 - 16h: Os contatos de amanhã - como lidar com os direitos autorais no futuro (Diane Spivey)
16h - 16h30: Coffee Break
16h30 - 17h15: Chegamos ao ponto de desequilíbrio? (Todos os palestrantes)
17h15 - 18h: Atenção: o que foi concluído até agora? (Pablo Arrieta Gomes)
31/03
9h-11h: O livro do futuro (Aníbal Bragança, Claudio de Moura e Castro e Fredric Litto)
11h-11h30: Coffee Break
11h30-12h30: Apresentação da pesquisa sobre o hábito do consumidor de conteúdo digital (Rosely Boschini, presidente da CBL, e Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial)
12h30-14h: Almoço
14h-17h30: E o Brasil nesse contexto? (Jorge Carneiro, Guy Gerlach e Marcílio Pousada)
17h30-18h30: O marketing do livro e a realidade digital (Sergio Valente)
18h30-19h30: O impacto econômico das tecnologias de informação e comunicação (Sílvio Meira)
PARTICIPANTES
Calvin Baker é co-criador do “Iceberg Reader” e diretor chefe de conteúdo da ScrollMotion, Inc. Antes de ingressar em tecnologia, trabalhou como jornalista para jornais e revistas incluindo “People and Life”. Ele também trabalhou para a JPMorgan, subordinado do CEO, antes de ingressar nas faculdades de Columbia University e Bernard. Já escreveu três romances. O mais recente, Dominion (Grove, 2006), foi um sucesso crítico e finalista para o Prêmio Hurston-Wright.
Marcílio D'Amico Pousada é diretor presidente da Livraria Saraiva. Especialista no ramo de varejo, o executivo colocará à disposição dos participantes sua experiência obtida na carreira iniciada na C&A. Ele também trabalhou como diretor comercial do WalMart e foi um dos responsáveis pela implementação de toda a área comercial do site de compras Submarino. Também foi o fundador e presidente da Officenet, participando efetivamente da venda da empresa para a Staples, a maior empresa no mundo em venda de papelaria e informática. Atualmente, Marcílio está à frente dos negócios da Livraria Saraiva. Líder de mercado, faturou, só no ano passado, R$ 827,3 milhões.
Juergen Boos é um dos homens mais influentes no mundo editorial e diretor da Feira do Livro de Frankfurt. No comando do grupo alemão desde 2005, atuou antes como diretor-executivo de marketing, vendas e distribuição de Wiley-VCH Verlag. Em seus 26 anos de experiência na indústria editorial, ele passou pela Lange & Springer / Springer Verlag e pela Literarischer Verlag Carl Hanser Verlag, trabalhando como diretor de vendas.
Diane Spivey é a diretora de Contratos e Direitos Autorais da Little Brown Group Book, editora que publica os livros de Stephanie Meyer, autora da saga Crepúsculo. Diane atua na área do livro há cerca de 30 anos e já trabalhou em empresas como Simon & Schuster UK, Harrap, Methuen e Hodder and Cassel.
Norte-americano radicado no Brasil desde 1971, Fredric Michael Litto é especializado em educação à distância e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ele também coordena a Escola do Futuro, um laboratório de pesquisa que investiga as novas tecnologias de comunicação em aplicações educacionais (www.futuro.usp.br). Além disso, preside a Associação Brasileira de Educação a Distância (www.abed.org.br).
Michael Smith tem mais de 20 anos de experiência no setor livreiro e é considerado uma das fontes mais preparadas para falar das novas tecnologias para o setor. Ele é o diretor executivo do Fórum Internacional de Publicações Digitais (IDPF na sigla em inglês), entidade que reúne a indústria de publicações digitais (e-book).
Pablo Francisco Arrieta Gomez fundou e é o principal executivo do Monitor Capacitação Digital. O colombiano presta consultoria para empresas como Macromedia, Adobe, Wacom e Nokia e atua, desde 2000, como professor na Pontifícia Universidade Xavieran, em Bogotá; na Faculdade de Comunicação, onde possui três cadeiras relacionadas com a criação digital, e também na Faculdade de Arquitetura, onde o cruzamento entre a tecnologia digital, urbanismo e design são analisados.
Sérgio Valente é o presidente da DM9DDB e representará o mercado publicitário no congresso. Formado em Engenharia Civil e Administração de Empresas, começou na carreira de propaganda aos 21 anos, em Salvador. Após figurar cinco vezes na lista dos redatores mais premiados no Norte/Nordeste, mudou-se para São Paulo em 1992. Na DM9 participou da criação de campanhas para clientes como a cerveja e guaraná Antarctica, o “i digital” do Banco Itaú e o lançamento da marca Telefônica no Brasil.
A Barnes&Noble, uma das maiores livrarias dos Estados Unidos, será representadada no congresso pela gerente de conteúdo internacional para o setor digital do Grupo Barnes & Noble.com, Patricia Arancibia. Ela dirigiu a área de relações internacionais com empresas, editores e agências governamentais de cultura. Em sete anos de experiência na B&N.com, ela atuou como gerente de publicidade para livros e e-books.
Jeff Gomez, CEO da Starlight Runner Entertainment, é um pioneiro na narrativa transmedia, e também um reconhecido expert ementretenimento. Como consultor de criatividade para empresas presentes à lista da Fortune 500, ele contribui para o planejamento estratégico e a produção na instalação de conteúdo cross-midia. Gomez é membro da Liga de Produtores da América Leste e ocupa uma cadeira no conselho da PGA New Media. Tanto ele como sua empresa Starlight Runner foram foco de matérias recentes nas revistas Forbes, Business Week, Variety e no The Wall Street Journal.
A espanhola Arantxa Mellado é advogada atuante no mercado editorial internacional. Responsável pela criação da “ediciona.com”, um dos mais importantes espaços virtuais de encontro do mundo literário com mais de sete mil usuários, dedica-se a uma empresa de serviços editoriais, o que permitiu vislumbrar as oportunidades de negócios a serem exploradas pelo setor. Mellado também dirigiu o departamento editorial Emecé e Salamandra e fundou a Borealia, empresa de serviços editoriais que produziu dezenas de livros para vários editores.
O professor Silvio Meira possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e mestrado e doutorado em Ciências da Computação. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando nos seguintes temas: reuso de software, sistemas de informação, software livre, redes sociais, performance, métricas e qualidade em engenharia de software. Ele é cientista-chefe do C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Desde 1996, o C.E.S.A.R interliga centros de inovação numa rede de conhecimento que realiza projetos de desenvolvimento conectados ao futuro, com qualidade e agilidade.
Guy Gerlach é presidente da Pearson Education do Brasil desde 2002. Exerceu o mesmo cargo na Macmillan Publishers, Argentina, e foi diretor regional da Heinemann para a América Latina. Iniciou sua carreira no Brasil como professor e, há 25 anos, atua em editoras educacionais. Em 2005, sob sua direção, a Pearson lançou a Biblioteca Virtual, um acervo de livros universitários digitalizados que podem ser acessados via Internet, que hoje é adotada por várias das principais instituições de ensino superior do país.
Formado em Economia pela UFMG e mestrado pela Universidade de Yale, Claudio de Moura Castro iniciou programa de doutoramento na Universidade da Califórnia em Berkeley, terminando na Universidade de Vanderbilt (em Economia). No exterior, foi chefe da Divisão de Políticas de Formação da OIT (Genebra), economista senior de Recursos Humanos do Banco Mundial, passando para o BID como Chefe da Divisão de Programas Sociais. Ao aposentar-se do BID em fins do ano 2001, assumiu a posição de presidente do Conselho Consultivo da Faculdade Pitágoras, permanecendo até a metade do ano 2009. Atualmente é assessor especial da presidência do Grupo Positivo. Autor de mais de 35 livros e mais de trezentos artigos científicos, é articulista da revista Veja.
Aníbal Bragança é historiador e professor da Universidade Federal Fluminense. É autor de Livraria Ideal, do cordel à bibliofilia (Edusp, 248 pp., R$ 40). Foi livreiro e editor e pesquisa sobre a leitura e a cultura letrada no Brasil.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.