Nós somos as cantoras do rádio...
PublishNews, Redação, 12/03/2010
Obra da jornalista Maria Luisa Rinaldi Hupfer mostra a importância das rainhas do rádio para o fomento da indústria cultural brasileira
Tornar-se uma musa do rádio era um grande passo na carreira de uma cantora nas décadas de 40 e 50. Tais concursos para eleger as musas não só propiciaram o desenvolvimento do veículo de comunicação no Brasil como também promoveram o crescimento do consumo em massa. É sobre esse universo que a jornalista e radialista Maria Luisa Rinaldi Hupfer se debruça em As rainhas do rádio – Símbolos da nascente indústria cultural brasileira (Senac São Paulo/Senac Rio, 232 pp., R$ 60). O livro, que será lançado neste sábado, dia 13, a partir das 16h, na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1731. São Paulo/SP), resgata e preserva a memória e a história do rádio entre 1947 e 1958. Ao apresentar a trajetória dos concursos, Maria Luisa aponta, principalmente, o papel social das rainhas como aglutinadoras de multidões e como mercadoria, capazes de transitar por todos os pólos da indústria cultural brasileira.
[12/03/2010 00:00:00]