A maior biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo, a Internationale Jugendbibliothek (IJB), de Munique, escolheu cinco livros brasileiros para incluir em seu catálogo 2010. Todos os anos, o White Ravens é apresentado na Feira de Bolonha e serve como referência mundial na indicação das melhores obras publicadas no ano. Vale lembrar que esta é a principal feira deste segmento e será realizada em março na Itália. A Cosac Naify, pelo sétimo ano consecutivo, estará na publicação ao lado da estreante Aletria, de Belo Horizonte. São dessas editoras, respectivamente, as obras Sinais do mar, de Ana Maria Machado com ilustrações de Luciana Facchini, eBichos, do escritor Ronaldo Simões Coelho e da ilustradora Angela Lago. Além deles, foram escolhidos Tempo de voo, de Bartolomeu Campos de Queirós e ilustrado por Alfonso Ruano (Edições SM); Querida, de Lygia Bojunga (Fundação Casa Lygia Bojunga), e Carvoeirinhos, de Roger Mello (Companhia das Letrinhas).
O Catálogo White Ravens traz uma seleção internacional de obras infantis e juvenis. A indicação dos livros brasileiros – foram 16 – foi feita pela Fundação Nacional do Livro infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira do International Board on Books for Young People – IBBY, mas a escolha ficou a cargo dos especialistas da Biblioteca de Munique. Para conhecer os livros brasileiros escolhidos em outras edições do catálogo, clique aqui.
As editoras que quiserem contribuir para o acervo podem mandar os livros para Internationale Jugendbibliothek – International Youth Library, Schloss Blutenburg, D – 81247, Munich, Germany, aos cuidados de Jochem Weber. O Catálogo White Ravens 2010, bem como os catálogos dos anos anteriores, podem ser consultados pelos sócios na Biblioteca da FNLIJ.





