As editoras brasileiras que quiserem vender os direitos autorais de suas obras no exterior devem ficar atentas aos mercados argentinos, coreanos e mexicanos. De acordo como o estudo Análise de Mercados Potenciais CBL – Direitos Autorais, desenvolvido pela Unidade de Inteligência da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o apoio da Câmara Brasileira do Livro, esses são os países mais receptivos aos livros brasileiros e, por isso, mercados mais promissores. A pesquisa avaliou a situação econômica e mercadológica de 33 países e envolveu representantes de editoras nacionais no final de 2009. Foram qualificados 18 países como mercados-alvo para a venda de direitos autorais. Se o livro for destinado ao público infantil, a sugestão é investir na Argentina, Canadá, Chile, Coréia do Sul, França, Japão, México e Reino Unido.
Elaborada para atender ao Projeto Brazilian Publishers, e sob a coordenação de Dolores Manzano, a pesquisa teve o objetivo de definir os países que deveriam constar do próximo PSI (Programa Setorial Integrado) da Câmara Brasileira do Livro para o biênio 2010-2011. Foi utilizada a metodologia desenvolvida pela Unidade de Inteligência Comercial (UICC) da Apex – Brasil, que é voltada ao ranqueamento de mercados. A UICC preparou a análise de dados quantitativos, relacionados ao setor representado no projeto. Na parte qualitativa, os dados foram fornecidos pela empresas participantes das duas reuniões.
Foram avaliados 33 países: Angola, Moçambique, Canadá, Estados Unidos, México, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Coréia do Sul, Hong Kong, Índia, Japão, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia e Israel.
Nesses mercados, foram analisados dados relativos ao mercado editorial, a exemplo de gastos do consumidor com livros e educação, economia, renda e demografia.
Essas variáveis, organizadas em blocos, receberam notas quantitativas, de 0 a 5 pontos. A mesma pontuação foi definida em termos qualitativos, aspecto no qual, adicionalmente, os representantes das editoras participantes do estudo fizeram comentários sobre os pontos fortes e as demandas a serem supridas quanto ao comércio exterior, em cada um desses mercados-alvo e, também, nos segmentos que o estudo envolveu. A análise final definiu as metas do próximo projeto da CBL em cada segmento tendo em conta as notas finais dos mercados.
Além dos livros infantis que podem encontrar boa receptividade na Argentina, Canadá, Chile, Coréia do Sul, França, Japão, México e Reino Unido, como já foi dito, os livros religiosos poderão ser foco de negócios na Argentina, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Itália, México, Polônia e Venezuela. No segmento CTP, os países de interesse são Alemanha, Argentina, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Japão e México, além de prospecção em Angola e Moçambique. Finalmente, Alemanha, Argentina, Chile, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Japão e México foram o grupo de interesse da área de Obras Gerais.
O relatório final, com detalhes sobre cada um dos países selecionados, pode ser conferido aqui.
http://brazilianpublishers.com/home/pdf/analise_de_mercados.pdf