Todos por uma causa
PublishNews, Redação, 13/01/2010
Presidente da CBL, Rosely Boschini, diz que 2009 foi um ano de muito trabalho em prol do livro no Brasil

Um ano de muito trabalho em prol do livro no Brasil

Rosely Boschini*

A Câmara Brasileira do Livro congrega todos os agentes do mercado editorial em torno de uma única causa: o desenvolvimento do setor e de novos leitores no País. Para isso, a sua missão diária é fazer com que os objetivos comuns de seus associados sejam atendidos, visando à ampliação do acesso ao livro. Em 2009, a CBL intensificou as suas ações a partir de um planejamento estratégico centrado em três eixos essenciais: aumento de representatividade política nas decisões que dizem respeito ao livro; desenvolvimento de negócios para o setor; e mais apoio aos associados. Comissões de trabalho criadas pela entidade permitiram que esse direcionamento fosse seguido à risca.

O programa “Minha Biblioteca”, parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a CBL, continuou sendo incrementado em 2009. Trata-se de um dos mais importantes projetos de acesso ao livro no Brasil. No âmbito do Plano Nacional do Livro e da Leitura do Governo Federal, um conjunto de atividades de estímulo à leitura, a CBL, membro diretivo do programa, participou ativamente dos encontros promovidos pelo grupo que compõe esse essencial projeto. Ainda em 2009, a CBL e a Associação Nacional de Livrarias firmaram acordo com a Prefeitura de São Paulo, criando o Cartão do Educador. Sessenta e seis mil professores passaram a ter 20% de desconto na compra de livros. Objetivo é promover formação continuada, iniciativa imprescindível para a melhoria do ensino. A CBL também tem marcado presença ativa nas reuniões do Colegiado Setorial Livro e Leitura, do Conselho Nacional de Política Cultural, vinculado ao Ministério da Cultura. O grupo tem a relevante missão de propor políticas públicas voltadas à cultura.

No escopo de desenvolvimento de negócios, uma das atividades mais importantes em 2009 foi o lançamento da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que contou com a participação de 300 executivos e profissionais do mercado editorial. A feira é o grande momento do livro no Brasil! Na ocasião, a Reed Exhbitions Alcantara Machado foi apresentada como nova parceira da CBL na organização do evento. A Bienal recebeu, ainda, outra boa notícia: a prefeitura de São Paulo a nomeou como iniciativa de interesse estratégico para a cidade. O Prêmio Jabuti, o mais importante do setor literário no País, registrou em 2009 recorde absoluto de inscrições. Foram 2.574 obras, cerca de 20% a mais do que em 2008. Informações econômico-financeiras precisas são essenciais para nortear estratégias e contribuir para o sucesso do negócio das editoras, livrarias, distribuidores e creditistas. Por isso, a CBL apresentou em 2009 a pesquisa “Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro”, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Além disso, contribuiu para analisar o trabalho intitulado “O Livro no Orçamento Familiar”.

No âmbito internacional, a entidade estabeleceu convênio com a Apex-Brasil, por meio do Projeto Brazilian Publisher, para participação em eventos no Exterior e realização de estudos de mercado-alvo pelo mundo. Nesta iniciativa de promoção, o apoio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Fundação Biblioteca Nacional e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo tem sido imprescindível. Dentre as feiras no Exterior nas quais verificou-se essa participação em 2009, estão as de Bolonha, Santo Domingo, Bueno Aires, Lisboa, Lima e Guadalajara (nesta, em estande organizado pela CBL, estiveram 23 editoras brasileiras). Na Feira de Frankfurt, a mais significativa do setor em todo o mundo, a entidade também organizou, como ocorrera em outros anos, o estande coletivo brasileiro. Participaram 50 expositores. Firmou, ainda, acordo com a Frankfurter Buchmesse, organizadora da Feira de Frankfurt, para realizar, em março de 2010, evento no Brasil reunindo editores e livreiros. O tema será o impacto das mídias digitais na cadeia produtiva do livro. O acordo prevê, ainda, parceria com a Escola do Livro da CBL, com ações de qualificação para profissionais do mercado editorial brasileiro.

Muito esforço também foi feito para estimular eventos em todo o Brasil. A CBL apoiou salões do livro, jornadas e festas literárias, no Rio Grande do Sul, Tocantins, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão. Contemplaram-se, do mesmo modo, cidades do interior paulista e fluminense. Esses eventos possibilitam mais acesso ao livro e contribuem para o desenvolvimento dos mercados regionais.

Nas ações centradas em atender os associados, a Escola do Livro terá a grade de cursos ampliada em 2010, com ampla diversificação de temas, desde a formação de preço às técnicas de produção gráfica e livro digital.

No campo do suporte jurídico ao associado, a CBL registra mais de 50 atendimentos mensais, por meio de consultas telefônicas, e-mail e contato pessoal. Na emissão de cartas de exclusividade, a prática passou a ser feita online, com mais velocidade, praticidade e segurança. Quanto ao serviço de catalogação da CBL, registraram-se mais de 12 mil obras em 2009. Também se estabeleceu a divulgação regular para os associados de licitações do setor em todo o Brasil. Foi reformulada a revista Panorama Editorial, com informações imprescindíveis do mercado. A publicação chegou este ano a sua quinquagésima edição. A CBL trabalhou muito em 2009 na estratégia e na missão de promover a leitura e fortalecer o livro. É com esse olhar mais amplo quanto aos desafios do mercado que a entidade vislumbra 2010, confiante em novas conquistas para o crescimento do setor, tão essencial ao desenvolvimento do País!

*Rosely Boschini, empresária do setor editorial, é a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
[13/01/2010 01:00:00]