Mestre do jornalismo
PublishNews, Redação, 09/12/2009
Alberto Dines lança edição comemorativa do livro O papel do jornal e da profissão de jornalista

Nesta quarta-feira, dia 9, o jornalista Alberto Dines faz palestra na Livraria da Vila da Fradique (Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena. São Paulo/SP. Tel: 11 3814-5811), no lançamento da edição comemorativa de 35 anos da publicação do livro O papel do jornal e a profissão de jornalista (Summus Editorial, 192 pp., R$ 48,90). Após a palestra, que tem início às 19h, haverá coquetel e sessão de autógrafos. Professor de jornalismo desde os anos 1960, Dines discute há décadas o papel da imprensa no desenvolvimento do país. Além de comemorar 35 anos de publicação do livro, Dines retoma um debate superatual: a polêmica questão sobre a necessidade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.

A obra – revisada, ampliada e consolidada – reúne informações sobre as três revoluções na comunicação, a TV e o renascimento do jornal diário, os compromissos da imprensa como empresa privada, o jornalista como centro do processo da empresa jornalística, os componentes objetivos e subjetivos da profissão, a responsabilidade e os códigos de ética. O autor aborda também fatos que marcaram o desenvolvimento da imprensa no Brasil, incluindo a censura, a crise do papel e a função do jornal. Além de captar dados fundamentais do momento histórico, o autor interpreta sistematicamente as variáveis da conjuntura e as articula com as tendências observadas no movimento da imprensa brasileira.

O livro traz vários textos originalmente publicados pelos autores no site “Observatório da Imprensa” - projeto desenvolvido por Dines. Os artigos tratam da especificidade da profissão de jornalista e fazem também reflexões sobre a decisão do STF que revogou a Lei de Imprensa. “Os artigos ajudam a compreender a essência de uma decisão que acabou precipitando um debate indispensável”, revela o autor. A edição comemorativa também presta uma homenagem ao patrono do jornalismo brasileiro, Hipólito da Costa, fundador do Correio Braziliense, primeiro periódico a circular no Brasil, em junho de 1808.
[09/12/2009 01:00:00]