História de sucesso
PublishNews, Redação, 24/11/2009
Ruy Gonçalves conta como ajudou a fazer da Saraiva uma das principais editoras e a maior rede de livrarias do Brasil

O mercado livreiro e editorial sabe que a Saraiva possui hoje 90 lojas próprias, além do site de comércio eletrônico. São 3.900 funcionários trabalhando nas lojas da rede espalhadas por todo o País. O que talvez muitos não saibam é como ela passou de uma empresa que se encontrava em dificuldades financeiras, com apenas uma livraria em São Paulo, para uma das maiores editoras de livros didáticos e a maior rede de livrarias do Brasil. Ruy Mendes Gonçalves, hoje com 73 anos, teve importante participação nessa história. O atual vice-presidente do conselho de administração da Saraiva dirigiu a empresa por 30 anos, até deixar o cargo de diretor superintendente, em 2003. Agora, Ruy conta em O serelepe (Saraiva, 160 pp., R$ 29,90) como ajudou a empresa de 95 anos a crescer com as oportunidades e adapta-se aos tempos. Na quarta-feira da próxima semana, 2 de dezembro, o livro será lançado, a partir das 19h, na Saraiva MegaStore do Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 - Piso Higienópolis. São Paulo/SP).

Na autobiografia de Ruy, as lições de administração se misturam às lições de vida e ao relato de outras pessoas que dão à sua história múltiplas faces. Dela emergem tanto a figura do profissional determinado como a do transformador de vidas. No comando da Saraiva, esteve à frente do processo de profissionalização da empresa, da sua conversão em companhia de capital aberto nos moldes contemporâneos e da implantação no Brasil da Mega Store. Cerca de 30% das livrarias da rede seguem o hoje o conceito da livraria completa.

Ruy fez a companhia atravessar as turbulências econômicas ao longo de décadas e firmar-se como um caso de sucesso de uma empresa brasileira que ganhou impulso mesmo no momento da globalização e do aumento da concorrência internacional. A Saraiva é também hoje paradigma de uma empresa de comando familiar, com uma gestão profissionalizada e cujas ações são negociadas na bolsa de valores. Foi capaz também de mostrar como alguém marcado por dificuldades na infância, decorrentes da perda precoce do pai, pode moldar-se para uma carreira brilhante.
[24/11/2009 01:00:00]