Literatura pelas ladeiras de Ouro Preto
PublishNews, Redação, 29/10/2009
5º Fórum das Letras ocorrerá em diversos pontos da histórica cidade mineira

Diversos lugares da cidade história de Ouro Preto (MG) recebem a partir de hoje, 29 de outubro, a programação do 5º Fórum das Letras de Ouro Preto. Até a segunda-feira, dia 2, os participantes vão conferir discussões que giram em torno do tema “Biografia e Ficção”. A cultura francesa, em função do Ano da França no Brasil, também será lembrada durante o evento, sendo a grande homenageada desta edição do Fórum. Entre os autores ligados com o país homenageado que integram a programação estão o premiado novelista e ensaísta Stéphane Audeguy, autor de Filho único, no qual escreveu uma autobiografia fictícia do irmão do pensador iluminista Jean-Jacques Rousseau, François Rousseau. Além disso, François Dosse e a editora Anne-Marie Metailié, convidada especial em homenagem aos 30 anos das edições Metailié, uma das principais editoras francesas especializadas em literatura de língua portuguesa, também circularão pelas ladeiras de Ouro Preto. Também participam dessa edição do Fórum o português Gonçalo Tavares, os brasileiros Paulo César Araújo, Heloísa Seixas, Mary Del Priore, Humberto Werneck, Ruy Castro, Frei Betto, Lucia Riff, Arthur Dapieve, João Moreira Salles, José Castello, Miguel Conde, André Miranda Leda Nagle, Alvaro Costa e Silva, Manuel da Costa Pinto, Cassiano Elek Machado, Edney Silvestre, Paulo Markun além de Guilherme Fiuza. Conforme a organizadora e curadora Guiomar de Grammont, diretora do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), instituição realizadora do evento, a intenção “é promover uma mudança estrutural na paisagem literária brasileira, mesclando-a com a produção de outros lugares do mundo”. Para participar, os interessados devem informar seus dados pelo site www.forumdasletras.ufop.br, onde também conferem a programação completa.

Esta edição do Fórum reserva algumas novidades. A primeira delas será a montagem de um espaço especialmente direcionado para o público adolescente. Outras mudanças ficam por conta do Fórum das Letrinhas, voltado para as crianças e da programação central do Fórum das Letras, cujos debates privilegiam os adultos. “É uma maneira de fazer com que a literatura, de fato, atinja a todas as pessoas, sem distinção de faixa etária. Na programação infanto-juvenil, antes inserida no Fórum das Letrinhas, pretendemos trabalhar a autonomia e a criatividade da juventude, por meio de palestras, discutindo assuntos de seu interesse, como as novas mídias sociais e a produção de vídeos com poucos recursos”, explica Guiomar.

Realizado pela primeira vez em 2005, o Fórum das Letras de Ouro Preto é promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto. Idealizado a partir do desejo de seus organizadores de conceber um evento intimista, que colocasse o público em contato direto com autores de grande relevância no cenário cultural mundial; e, ao mesmo tempo, sediasse discussões aprofundadas a respeito dos processos de criação; o Fórum das Letras iniciou sua trajetória trazendo, pela primeira vez para o Brasil, escritores como o português José Luís Peixoto, em 2005; a norueguesa Asne Seierstad, em 2006; a francesa Laure Adler, em 2007; e o inglês Peter Robinson, em 2008, entre outros grandes autores internacionais.
[29/10/2009 01:00:00]