No ano em que se completa uma década da morte do pernambucano João Cabral de Melo Neto, o escritor será o grande homenageado da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas 2009 (Fliporto). Com o tema “Literatura Iberoamericana: Interdependências e Contemporaneidade”, a quinta edição do evento terá debates e as homenagens serão recebidas por Inês Cabral, filha do poeta que estará presente na Festa. Na programação literária, o crítico e ensaísta Antônio Carlos Secchin realizará a conferência intitulada “PernambuCabral”, na qual irá examinar a presença do Pernambuco no poeta. Na programação especial da Cine Fliporto, uma parceria entre a Fliporto e o Cine PE sob curadoria de Lula Cardoso Ayres Filho, o especial da Rede Globo “Morte e Vida Severina”, com direção de Walter Avancini, será projetado na Praça das Piscinas Naturais na noite do dia 7. Outro artista que irá homenagear João Cabral de Melo Neto é o multiartista Lirinha. Mais conhecido por capitanear a banda Cordel do Fogo Encantado, ele irá recitar poemas de João Cabral no espaço Casa Latino-América. A Casa Jornal do Brasil, espaço de fomento à literatura e artes especialmente montada para o evento, também renderá suas homenagens ao poeta ao doar um arquivo fotográfico de João Cabral de Melo Neto eternizado por Evandro Teixeira.
Relação com a Espanha
Para o curador da Fliporto, Mário Hélio, a homenagem é mais do que justa e pertinente ao evento, sobretudo pela ligação do autor com a Espanha, solidificada pelos diversos anos em que morou naquele país, graças aos serviços prestados durante sua carreira diplomática. “O convívio dele com a Espanha foi muito profundo, definindo os rumos da poesia dele e, naquele país, ele desenvolveu pesquisas históricas das mais relevantes, resultando num imenso catálogo de fontes para a compreensão da nossa história, bem como realizou um curioso e interessantíssimo trabalho de tipógrafo, publicando tanto autores espanhóis quanto brasileiros”, revela.
Estas nuances estarão presentes em pelo menos dois momentos da programação literária. O primeiro deles acontecerá no dia 6 de novembro e será um inédito encontro entre os universos acadêmico e popular. Explica-se: o jovem poeta gaúcho Lawrence Flores Pereira irá ministrar a palestra “A tradição popular da Espanha e do Brasil na poesia de João Cabral”. Como contraponto, os repentistas Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano irão homenagear o poeta recitando seus versos.
Obra é relançada
Para os amantes da obra do pernambucano, a boa notícia do mercado editorial vem da Alfaguara, selo da Editora Objetiva que, desde 2008, vem relançando o catálogo completo das obras de João Cabral de Melo Neto. Neste período, já foram lançados os títulos A Escola das facas e o Auto do frade; Agrestes; O artista inconfessável; O cão sem Plumas; A educação pela pedra e morte e vida severina. O próximo título a ser lançado será Museu de Tudo e deverá estar disponível nas livrarias a partir de 19 de outubro.
Homenagem: João Cabral de Melo Neto (1920-1999)
Exposição permanente no Hotel Armação - Painel: “Rio da Minha Vida”. O painel sintetiza o projeto desenvolvido durante dois anos numa parceria do Colégio Boa Viagem com o Conselho Britânico do Recife. Os alunos, acompanhados dos professores, fizeram o percurso da nascente à foz do Rio Capibaribe, foram mais de 200 quilômetros estudados, com paradas nos diversos municípios por onde passa o Rio Capibaribe. O texto de João Cabral de Melo Neto, “O cão sem plumas”, inspirou as pesquisas e os relatos dos alunos.
A cobertura dos festivais pelo PublishNews tem o apoio da Livraria Martins Fontes da Paulista.