Frankfurt de todos os povos
PublishNews, Fernando Alves*, 15/10/2009
A Argentina é quem se destaca este ano na feira alemã, país convidado de honra em 2010

O Pavilhão 5.1 da Feira do Livro de Frankfurt é sem dúvida cosmopolita: espanhóis de todos os matizes (da Catalunha, da Galícia, do País Basco) se avizinham de italianos igualmente variados; turcos, brasileiros e portugueses convivem lado a lado; venezuelanos e mexicanos, ao contrário do que acontece na geografia, estão separados por uma rua apenas. Destaca-se, todavia, neste ano, o país que será o convidado de honra da Feira do Livro de Frankfurt em 2010: a Argentina. Com o mais belo estande do pavilhão, a Argentina dá ao público o gostinho do que trará no ano que vem. "Nosso objetivo vai muito além de trazer para a Alemanha o panorama editorial argentino, mas fixar a marca 'Argentina' em sua totalidade, destacando toda sua cultura e sua indústria variada", afirmou Nicolás Porta, Diretor de Direitos Internacionais da LatinBooks, falando em entrevista ao PublishNews.

Estampando ícones do universo editorial do país, da eterna Mafalda, de Quino, a Jorge Luís Borges, a Argentina promete. Assim como o estande do Brasil, o argentino é patrocinado por múltiplas entidades: Ministério das Relações Exteriores e Comércio Internacional, Fundação El Libro, Fundação Exporter, Câmara Argentina do Livro e Câmara Argentina de Publicações. Não bastando, mesmo em frente a este, outro estande, mas especificamente portenho, se levanta: Buenos Aires lança-se ao mundo com a Capital Mundial do Livro de 2011 (Istambul terá esse status em 2010). Ao som de tangos, o visitante lê nos totens espalhados ao redor desse estande exemplos da melhor poesia argentina.

Um convite prontamente aceito pelos visitantes. É esperar 2010 para conferir!

* Fernando Alves é produtor editorial e agente literário, proprietário da Editora Longarina. Este ano em Frankfurt também atua como correspondente especial do PublishNews.
[15/10/2009 00:00:00]