Domingo passado, 20/9, encerrou-se a XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, realizada no Riocentro desde o dia 10 deste mês. Nesta edição a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo optou por não estar dentro dos pavilhões, mas não deixou de marcar presença na cidade maravilhosa, e de maneira marcante. Três livrarias do Rio de Janeiro – Dona Laura, Livraria da Travessa e Saraiva – aceitaram o convite da editora e reservaram uma área em suas 13 lojas espalhadas pela capital fluminense onde os clientes encontram desde o início do mês os livros editados pela Imprensa Oficial e coeditoras com descontos especiais. A ação promocional vai até 30 de setembro.
Para o Rio, a Imprensa Oficial levou boa parte de seu catálogo, composto por mais de 500 títulos que resgatam, sobretudo, a história do País, e que já conquistaram 37 Jabutis, a mais importante premiação do mercado editorial brasileiro. Entre eles, o recém-lançado Palco paulistano, da fotógrafa Vânia Toledo, e os mais de 160 títulos da Coleção Aplauso.
Livros produzidos em parcerias com editoras universitárias e demais instituições como Clarice – Fotobiografia, de Nadia Batella Gotlib, obra com mais de 800 imagens de uma das maiores escritoras brasileiras, Dossiê ditadura: mortos e desaparecidos políticos no Brasil (1964-1985) e Guia do mercado brasileiro da música 2008-2009 também integram a lista das obras enviadas às livrarias.
Outro título que está à disposição dos cariocas e diz respeito a um conterrâneo é Walter Firmo – Imagens da terra e do povo, com fotografias e textos do fotógrafo e organização de Emanoel Araújo. São mais de 260 fotos coloridas e em preto-e-branco, recentes ou antigas, tiradas ao longo de 50 anos de uma carreira, que lhe rendeu diversos prêmios, entre os quais o Esso de Jornalismo em 1963.
A artista plástica Rosângela Rennó, com seu atelier em Santa Teresa, também tem um livro entre os que terão descontos neste período. Ao longo de oito anos, Rosângela Rennó colecionou notícias de jornal que contavam histórias de pessoas chamadas Rosângela. Para dar corpo àqueles recortes ela convidou a escritora Alícia Duarte Penna para criar ficções sobre essas mulheres, depois transportadas para depoimentos em vídeo e instalação multimídia. Seu livro se chama Espelho diário e foi lançado em parceria com a Editora UFMG e Edusp.
Para quem gosta de cinema uma boa opção é o livro O contador de histórias, roteiro do recente filme do mesmo nome, do cineasta Luiz Villaça, publicado pela Coleção Aplauso. O filme conta a saga do escritor, pedagogo e contador de histórias Roberto Carlos Ramos. Além deste, biografias de artistas, cineastas e dramaturgos, outros roteiros de filmes e peças de teatro poderão ser comprados por menos de R$10.