Aurelião de cara nova
PublishNews, Redação, 03/09/2009

Na segunda quinzena deste mês de setembro chega às livrarias brasileiras a 4ª edição do Novo Dicionário Aurélio (Positivo, R$ 229,90 ou R$269,90 com CD-ROM), o “Aurelião”, com um recurso que pretende orientar e tirar dúvidas em relação à nova ortografia. O lançamento será durante a I Bienal do Livro de Curitiba. No Aurélio todas as entradas alteradas no dicionário receberam um símbolo que remete ao Prefácio, no qual há uma explicação sobre o motivo da mudança gráfica. A metodologia as divide em quatro grupos de palavras, as revistas segundo o Acordo Ortográfico, as com nova grafia de forma lusa, as modificadas após a publicação da 5ª edição do Vocabulário da Língua Portuguesa (VOLP) e as alteradas pela Academia Brasileira de Letras (ABL), que não estavam previstas no texto do Acordo Ortográfico. A obra possui 435 mil verbetes, locuções e definições.

O diretor-geral da Editora Positivo, Emerson Santos, explica que, até hoje, o conteúdo do Aurélio segue as diretrizes e a qualidade técnica do seu autor, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, falecido em 1989. “Por isso, como princípio, a obra não possui caráter enciclopédico. Temos o compromisso de resguardar a compreensão da família brasileira quanto à grafia e à semântica das palavras, por meio da funcionalidade e da linguagem de fácil entendimento”, afirma. Os direitos de publicação das obras Aurélio pertencem ao Grupo Positivo, sediado em Curitiba (PR), desde 2004.

Interação com o público

Uma campanha de marketing interativa vai colaborar na divulgação do Novo Dicionário Aurélio em todo o País. Uma parada no estacionamento contribuirá para o usuário identificar algumas mudanças previstas pelo Acordo Ortográfico. Os clientes de vallets e de estacionamentos de Curitiba e do Rio de Janeiro, por exemplo, receberão seus carros com o display informando que “Pára-brisa agora é parabrisa”. O objetivo das ações promocionais é aproximar a nova ortografia à realidade da população e informá-la de que o dicionário, atualizado à nova ortografia, já está nas livrarias. Elaborada pela Heads Propaganda, a campanha também inclui forte exposição do produto em livrarias de todo o País. Com o slogan “Aurélio é Aurélio”, a linha criativa das peças dos pontos-de-vendas segue a premissa de que “se palavra está no Aurélio, está correta”, enfatizando que todas as dúvidas que surgiram com a Reforma Ortográfica serão sanadas com a chegada da edição revisada do título.

[03/09/2009 00:00:00]