O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, dia 26, a aquisição da Fernando Chinaglia Distribuidora pelo Grupo Abril. A aquisição foi realizada no dia 11 de outubro de 2007 resultando na criação da Treelog S. A. Logística e Distribuição. A nova empresa Abril passou a unificar logística e distribuição de livros (editoras Ática e Scipione), assinaturas (Editora Abril e outros clientes) e revistas (Dinap e Fernando Chinaglia). O objetivo agora é o de alcançar eficiência ainda maior na distribuição de publicações e pequenas cargas. Para Douglas Duran, vice-presidente de Finanças e Controle do Grupo, a resolução do CADE favorece o mercado e não apenas a Abril. “Essa união é fundamental para tornar a operação mais racional e se apresentar como uma alternativa para o mercado de pequenas cargas e produtos editoriais.” Já para o presidente executivo do Grupo Abril, Giancarlo Civita, “a decisão veio ainda ao encontro de nossa missão de levar informação, cultura, educação e entretenimento ao maior número possível de brasileiros”.
De acordo com o anúncio feito pelo CADE, a transação foi aprovada com algumas medidas que foram negociadas com o Conselho e que serão atendidas pelo Grupo Abril. Uma delas se refere à constituição de distribuidores regionais em São Paulo e no Rio de Janeiro para atendimento da Treelog na distribuição dos títulos da Fernando Chinaglia Distribuidora, nessas praças apenas. A Treelog comprometeu-se, por um período de três anos, a manter o fluxo de títulos oriundos da Fernando Chinaglia distribuído por essas novas distribuidoras e, ainda, dará acesso aos códigos fontes dos sistemas da Fernando Chinaglia. Também acordado com o CADE, o Grupo Abril manterá sua política de não-exclusividade no serviço de distribuição de revistas para pontos de vendas, sejam distribuidores regionais ou editoras.
Grupo Abril - Em 2008, a Editora Abril, líder nos vários segmentos em que opera, publicou mais de 300 títulos. Suas publicações têm uma circulação de 179,2 milhões de exemplares, em um universo de 27,9 milhões de leitores e 4 milhões de assinaturas. Sete das dez revistas mais lidas do país são do Grupo Abril, sendo Veja a terceira maior revista semanal de informação do mundo e a maior fora dos Estados Unidos.