Tá chegando a hora!
PublishNews, Marla Cardoso, 20/08/2009

O país homenageado será os Estados Unidos, a programação já fechou um total de 67 sessões de debates e 84 apresentações voltadas para o público infanto-juvenil. Assim será a XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontece de 10 a 20 de setembro, no Riocentro. A estimativa dos organizadores, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e a Fagga Eventos, é que a Bienal atraia 600 mil visitantes. E atrativos não vão faltar para chamar a atenção do público de todas as faixas etárias e perfis. Do “Café Literário”, encontro de autores brasileiros e internacionais que debaterão temas como processo de criação, ideias, livros, personagens e gêneros, passando pelo novo espaço para as crianças, “Floresta dos Livros”, que aliará tecnologia e informação ao mundo dos livros, até chegar ao “Mulher e Ponto”, espaço dedicado ao debate de temas de interesse das leitoras do País. Mais de 100 autores brasileiros e 18 internacionais já foram escalados para a Bienal. Um dos principais editores do século passado, José Olympio, ganhará uma homenagem durante o evento através da exposição “Um editor e sua casa”. A mostra, cerca de 200 publicações que contarão importantes etapas da história do mercado editorial brasileiro. Confira o site oficial da Bienal e no link “Leia Mais” algumas informações sobre a programação que separamos pra você.

Confira alguns detalhes da programação da XIV Bienal do Livro do RJ

Café Literário

O ponto de encontro de autores brasileiros e internacionais, onde acontecem debates em sessões descontraídas de temas como processo de criação, ideias, livros, personagens e gêneros, ganha nova curadoria em 2009. O escritor e crítico literário Italo Moriconi encara pela primeira vez a função no evento, prometendo estreitar ainda mais a relação do público com os escritores. O Café Literário traz outra novidade: as sessões com autores internacionais contarão com tradução simultânea.

Floresta de Livros

A descoberta do prazer da leitura através dos sons, imagens e tato. Com 800 m² a Floresta de Livros vai misturar informação e entretenimento de forma lúdica, utilizando a tecnologia, durante os 11 dias de evento. Nela, o público juvenil e escolar vai vivenciar ciclos de histórias diferentes enquanto exploram o lugar: uma instalação multi-sensorial, cenografada com árvores “falantes” que narram trechos de livros e que têm copas formadas por letras, que criam palavras de acordo com o ângulo de visão; um livro-mágico, que a cada toque das crianças, páginas de obras importantes aparecem; uma sala secreta, onde eles poderão pegar livros e ler para os colegas com direito a palco e microfone; por fim, a floresta termina em uma clareira, local que será palco de oito apresentações diárias.

Mulher e Ponto

Outra novidade da Bienal foi desenvolvida especialmente para o público feminino, grande frequentador do evento e responsável por mais da metade do número de leitores do país. O Mulher e Ponto vai abrigar encontros informais entre autores brasileiros que retratem nas suas obras e em seu cotidiano assuntos de interesse das leitoras. Os temas são variados: comportamento, literatura, filosofia, relações afetivas, etc. O Mulher e Ponto terá 15 sessões ao todo, sendo uma por dia da semana e duas aos sábados e domingos.

Livro em Cena

Um cenário que reproduz uma sala de leitura, com estantes de livros, bancos e poltronas, onde grandes nomes das artes serão convidados a ler trechos selecionados de obras de importantes escritores brasileiros. Assim é oLivro em Cena, novidade da Bienal, que traz assinatura do diretor e ator Paulo José em parceria com a D+ Produções, das sócias Marcia e Joana Braga. A abertura do espaço será feita por Marília Pêra, no dia 11 de setembro, às 18h30, que vai ler obras de Machado de Assis como Memórias póstumas de Brás de Cubas e Teoria do medalhão. Ao todo, serão 12 sessões, que acontecerão apenas às sextas-feiras, sábados e domingos.

Auditório dos grandes autores

O auditório Euclides da Cunha (pavilhão 3), que tem capacidade para 390 pessoas, terá quatro sessões especiais com escritores estrangeiros que têm conquistado posições de destaque nas listas brasileiras de mais vendidos. Assim, um número maior de visitantes terá a oportunidade de presenciar os bate-papos inéditos com Bernard Cornwell (dia 11, às 19h30); Meg Cabot (dia 13, às 15h); Robert e Kim Kyosaki (dia 19, às 15h) e Steven Jay Schneider (dia 19, às 19h30).

A cobertura dos festivais pelo PublishNews tem o apoio da Livraria Martins Fontes da Paulista.

[20/08/2009 00:00:00]