Franceses se destacam na Festa
PublishNews, Redação, 30/06/2009

Visitantes da Flip 2009 (Festa Literária Internacional de Paraty) podem preparar seus biquinhos. Nesta edição, vai se falar e ouvir muito francês. É que a partir de hoje, até 11 de julho, o País receberá a segunda caravana de autores de língua francesa, prevista no quadro do Ano da França no Brasil, e a festa literária contará com a visita excepcional de alguns dos mais importantes autores franceses da atualidade. Entre eles, estão Sophie Calle, artista plástica e também escritora (pela Actes Sud), vem ao Brasil para o lançamento da tradução de seu livro Histoires Vraies (Ediouro) e para uma grande exposição ("Prenez Soin de vous"); Atiq Rahimi, ganhador do Prêmio Goncourt 2008 pelo romance Synghé Sabour – cuja tradução será lançada no Brasil pela editora Estação Liberdade, e Catherine Millet, que virá lançar a tradução de seu último livro Jours de souffrance (pela Agir/Ediouro). Outros escritores que também marcam presença são Ollivier Pourriol, autor do ensaio Cinéphilo sobre as relações entre a Filosofia e o Cinema, que será lançado no Brasil pela editora Jorge Zahar, e David Foenkinos, jovem romancista e roteirista de cinema, autor de Qui se souvient de D. Foenkinos?, publicado no Brasil pela Rocco.

Também confirmaram presença representantes do mundo da edição francesa, dentre os quais Françoise Nyssen (PDG da editora Actes Sud) e Anne-Solange Noble (diretora de direitos da Gallimard). Como convidado junto à delegação francesa, estará presente Danilo Miranda, diretor do SESC-SP e presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França. Além de diferentes mesas-redondas uma programação especial da FLIP « França.br 2009» acontecerá na Casa de Cultura, e também um almoço em homenagem à caravana de autores franceses, que será servido na Pousada do Cais, em Paraty, a convite do Cônsul-Geral da França no Rio de Janeiro, no dia 3 de julho.

A segunda etapa dessa caravana será em São Paulo, em parceria com o SESC-SP, que organizará, em seus diferentes centros, entre os dias 1º e 11 de julho, um ciclo de conferências. No dia 1º de julho, conferência no SESC-Pinheiros de Ollivier Pourriol e David Foenkinos sobre as relações entre cinema, Filosofia e escrita (mediador, Benjamin Seroussi). No dia 6 de julho, conferência SESC-Consolação de Atiq Rahimi, em torno de sua dupla carreia de escritor e cineasta – bem como para o lançamento de seu recente livro, Syngué Sabour (Estação Liberdade). No dia 7 de julho, conferência no SESC-Vila Mariana de Catherine Millet em torno de sua atividade com crítica de Arte. A caravana também aportará no Rio, com conferências de Catherine Millet e Ollivier Pourriol no dia 6 de julho. A programação completa está no site da Festa.
[30/06/2009 00:00:00]