Programação
25/06, às 19h – “Os Sertões e a interpretação de Canudos”, com o professor Marco Antonio Vila.
29/07, às 19h – “Euclides da Cunha: arte de perspectiva histórica”, com o professor José Leonardo do Nascimento.
13/08, às 19h – Mesa redonda: Conclusão do ciclo de encontros com a presença dos três palestrantes.
Sobre os palestrantes
Prof. Ayrton César Marcondes – Médico, pesquisador e ficcionista. Entre outros livros publicou: Canudos, as memórias de Frei João Evangelista de Monte-Marciano, Editora Best-Seller, 1997; Campos Salles, uma investigação na República Velha, EDUSC, 1999; Por onde andará Machado de Assis?, Nanquim Editorial, 2004; e Machado de Assis, exercício de admiração, Editora A Girafa, 2008.
Prof. Marco Antonio Vila – Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCAR. Autor de diversos livros, entre os quais Canudos, o povo da terra, Editora Ática, 1995; Vida e morte no sertão: História das secas no nordeste nos séculos XIX e XX, Editora Ática, 2000; Jango, um perfil, Editora Globo, 2004.
Prof. José Leonardo do Nascimento – Doutor em História da Cultura pela Universidade de Paris. Professor de História do Instituto de Artes da Unesp. Organizador e autor do livro Os Sertões de Euclides da Cunha: releituras e diálogos, Editora da UNESP, 2002; co-organizador do livro Juízos críticos – Os sertões e os olhares de sua época, Editora da Unesp/Nanquim Editorial, 2003; autor do livro O primo Basílio na imprensa brasileira do século XIX – Estética e história, Editora da UNESP, 2008.