Salim Miguel receberá Prêmio Machado de Assis
PublishNews, Redação, 08/05/2009

O Prêmio Machado de Assis correspondente ao ano de 2009, e concedido pela Academia Brasileira de Letras (ABL) será atribuído ao escritor, jornalista e roteirista cinematográfico Salim Miguel. A decisão foi anunciada pela ABL na tarde desta quinta-feira após o parecer da comissão presidida por Marcos Vilaça e integrada por Lêdo Ivo, Nélida Piñon, Alberto da Costa e Silva e Moacyr Scliar. Miguel receberá em solenidade, no dia 23 de julho, a importância de 100 mil reais. A premiação, a mais importante concedida pela ABL – tem o objetivo de consagrar obra de expoentes das letras nacionais. Já receberam o Machado de Assis nome como Ferreira Gullar, Antonio Torres, Wilson Martins, Fernando Sabino, Antonio Candido, Mário Quintana e Lúcio Cardoso.

Salim Miguel é autor de vasta obra, de mais de trinta volumes. Reconhecido como um dos mais destacados ficcionistas, é também contista, cronista e ensaísta. Entre os seus romances destacam-se NUR na escuridão em quinta edição pela Recorde A voz submersa. Salim Miguel recebeu, entre outros, o Troféu Juca Pato, como intelectual do Ano de 2002 e o Prêmio Zaffary-Bourbon, para melhor romance publicado entre 1999-2001, entregue durante a 9º Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, em 2001.

Nascido no Líbano em 1924, o vencedor do Prêmio Machado de Assis/2009 chegou ao Brasil ainda criança. Depois de viver sua adolescência no município catarinense de Biguaçu, mudou-se para Florianópolis onde, nas décadas de 1940 e 50, integrou o movimento modernista nas artes catarinenses: o Grupo Sul. Juntamente com sua esposa, a também escritora Eglê Malheiros, escreveu o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, o filme “O preço da ilusão”. Em 1965, depois de ser preso pelo Regime Militar, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde editou a revista Ficção e trabalhou para a Editora Bloch e de onde retornou em 1979.
[08/05/2009 00:00:00]