Números reveladores
PublishNews, Redação, 19/03/2009

Ao usar o cartão de crédito, falar ao celular, passar em cabines eletrônicas de pedágio, navegar pela internet, zapear pelos canais de TV e realizar as mais diversas ações do cotidiano, deixamos uma série de pistas. Empresas como Yahoo! e Google coletam em média 2.500 detalhes sobre cada um de nós a cada mês. Esses dados podem ser armazenados, cruzados e exaustivamente analisados em busca de informações que políticos, profissionais de marketing e do comércio ou instituições podem usar para tornar as suas atividades mais eficazes. Uma elite de matemáticos e profissionais de ciência da computação, são chamados numerati pelo norte-americano Stephen Baker em Numerati (ARX, 255 pp., R$ 29,90 – Trad. Ivo Korytowski) são dedicados a dissecar nossas ações para definir padrões de comportamento que permitam antecipar o que vamos comprar, em quem vamos votar e até quem vamos namorar. Suas respostas são surpreendentes, além de perturbadoras.

[19/03/2009 00:00:00]