Filosofia, literatura, arte e humanidades em geral. Estes conteúdos são apresentados na revista semestral de ensaios culturais Dicta&Contradicta, que teve seu segundo número lançado neste mês de dezembro. Publicada pelo IFE - Instituto de Formação e Educação, a publicação mantém o princípio que norteou a sua criação, e que tem como uma de suas inspirações a revista norte-americana The New Criterion: não pretende ensinar ao leitor o que deve pensar, mas oferecer-lhe estímulo para pensar. Exemplos são a entrevista com o maestro Roberto Minczuk, regente da Orquestra Sinfônica Brasileira, que trata sobretudo de música, mas aborda também uma série de outros temas. Dois ensaios completam o trio de atrações principais da edição. O primeiro deles, "Duas anotações sobre Machado", do escritor e jornalista Gilberto de Melo Kujawski, aborda Machado de Assis sob dois pontos de vistas complementares: inicia-se pela análise do Rio de Janeiro machadiano até chegar à figura do Bruxo do Cosme Velho e seu estilo. O segundo, "O mundo após a crise das utopias", do professor e filósofo italiano Massimo Borghesi, reflete sobre o mundo depois de 1968 e 1989. A revista tem tiragem de 2.000 exemplares, a serem vendidos em livrarias ao preço de R$ 22,50.
Em 218 páginas de rico e variado conteúdo, entremeado por ilustrações especialmente preparadas pela artista plástica Maria Bonomi, a revista traz ainda ensaios e artigos sobre temas que vão de Dom Quixote às relações entre economia e educação, passando por Nelson Rodrigues, Tommaso di Lampedusa, Platão e filósofos como Eric Voegelin e Franz Rosenzweig. E conta com resenhas de livros, poemas e contos originais, traduções inéditas de textos de ficção, uma seção dedicada à sátira e uma página de humor, a cargo de Ruy Goiaba.
O Instituto de Formação e Educação (IFE) é uma associação sem fins lucrativos que visa a estudar, criar e divulgar no Brasil conhecimento nos campos das Humanidades, das Artes e da Filosofia. Foi criado por onze pessoas de diversas formações e áreas de atuação profissionais, que se reúnem há três anos para estudar antropologia filosófica e metafísica, organizar palestras, ler e comentar as grandes obras do pensamento humano.





