Ao contrário do que sugere o título, Marlon Brando, vida e obra (WMF Martins Fontes, 131 pp., R$ 29,80) não trata da biografia do famoso ator hollywoodiano. A capa, ilustrada com uma foto de James Dean, também não fornece pistas sobre o enredo do mais novo livro do escritor e designer gráfico Gustavo Piqueira. Mas, logo nas primeiras páginas, os leitores já reconhecem o olhar arguto lançado pelo autor sobre a vida contemporânea e seus clichês. O formato da narrativa, uma ‘autobiografia em terceira pessoa’, é um dos elementos usados por Piqueira para dar ironia à trama. O prefácio, que teria sido escrito pelo próprio Marlon, brinca com a idéia de que o livro seria uma fraude. Este conceito está presente em toda a obra, desde as citações eruditas na abertura dos capítulos (tiradas de um “livrinho de frases célebres”), até a explicação de que a publicação e a assinatura do livro foram compradas pelo personagem-narrador. O jogo segue com o “corte” de dois capítulos (sobre sexo e violência) pela editora e culmina na opção de Marlon por um final feliz, após um melancólico último capítulo. Embora traga um tema mais abrangente do que sua obra anterior - Manual do paulistano moderno e descolado - não restrito aos hábitos e costumes dos moradores da cidade de São Paulo, Marlon Brando, vida e obra retoma o tema preferido de Piqueira: a sátira cotidiana aos padrões comportamentais da atualidade, na qual tudo o que possui um disfarce nobre, na verdade é movido por intenções mesquinhas. Na próxima quarta-feira, 29 de outubro, às 19h, o livro será apresentado na Livraria da Vila da Lorena (Al. Lorena, 1731 – Jardins. São Paulo/SP. Tel.: 11-3062-1063).
O autor – Gustavo Piqueira é paulistano e tem 36 anos.Com Marlon Brando, vida e obra, ele dá seqüência a sua série de livros com abordagens pouco convencionais, iniciada com Morte aos papagaios (Ateliê Editorial, 2004) -, seguida por Coadjuvantes(Martins Fontes, 2006) e Manual do Paulistano Moderno e Descolado (Martins Fontes, 2007). Piqueira também éilustrador de livros infantis para diversas editoras. Seu primeiro romance juvenil, Sardinha e os diamantes, foi lançado em 2007 pela Editora Escala Educacional e alguns dos alfabetos que criou são distribuídos internacionalmente pela type foundry norte-americana T26. Piqueira é sócio da Rex Design, um dos maiores e mais premiados estúdios de design gráfico do Brasil. Em 2007, em parceria com seu sócio Marco Aurélio Kato, Piqueira criou a Rex Livros, uma editora voltada ao público de design gráfico, que lançou dois volumes de estréia: São Paulo, cidade limpa e Eu odeio livros. O ano passado também coroou o décimo aniversário do estúdio com o lançamento da Enciclopédia Ilustrada Rex Design, uma compilação de 77 de seus principais trabalhos organizados em verbetes bem humorados.