Quem são as vítimas da moda?
PublishNews, 17/02/2006
A moda ultrapassou os limites das passarelas e hoje contribui para a formação da identidade do indivíduo e a maneira como ele se distingue na sociedade. O dito popular: "você é o que veste" nunca esteve tão em alta. Com o objetivo de estudar o assunto sob uma nova ótica, o sociólogo francês Guillaume Erner escreveu a obra Vítimas da Moda? Como a criamos, por que a seguimos (256 pp., R$ 40, trad. Eric Roland René Hneault), que a Editora Senac São Paulo lança no Brasil. Analisar sociologicamente a moda é uma temática relativamente nova no país, que por décadas discutiu apenas cores, tendências e coleções, deixando de lado o real motivo pelo qual ela exerce tanto fascínio e domínio sobre as pessoas. Em suas 256 páginas, a obra retrata a moda e o comportamento humano desde o final do século 19 até a atualidade, abordando o surgimento dos costureiros e como eles conquistavam suas clientes. Discorre também sobre a origem das grandes grifes e o funcionamento do sistema de produção de uma empresa.
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