Software auxilia no diagnóstico dos transtornos de leitura
PublishNews, 31/01/2006
Informações sobre o tempo gasto na leitura de um texto, o ritmo adotado pelo paciente, erros cometidos durante a leitura e questões que avaliam a interpretação fazem parte de um novo sistema digital de diagnóstico de distúrbios de leitura. Um programa desenvolvido na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que avalia as condições de leitura do paciente, pretende ajudar fonoaudiólogos e professores a diagnosticar dificuldades no processo de alfabetização. Para a autora do trabalho, a fonoaudióloga Vânia Lúcia Costa de Carvalho Lima, a subjetividade dos transtornos de leitura prejudica muito a avaliação do profissional. Um diferencial do programa criado na Unifesp é a possibilidade de gravar a leitura feita pelo paciente. Além de o profissional poder acompanhar sua evolução, o próprio paciente poderá fazer comparações e ouvir seu ritmo de leitura. Segundo Vânia Lima, isso é muito importante porque, além das dificuldades de alfabetização, o paciente enfrenta alguns problemas psicológicos. Outro benefício do uso do software diz respeito à possibilidade de comparar o rendimento de alunos de escolas públicas com os de particulares, por exemplo. "Não existem dados estatísticos em relação aos distúrbios de leitura. Por isso, seria interessante para a educação brasileira se soubéssemos onde estão as principais lacunas", ressalta a autora.
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