Valores Morais X Sucesso nos Negócios
PublishNews, 06/01/2006
Ao longo de sua história, a humanidade sempre se defrontou com a dualidade entre "ser bom" e "ser mau". Tanto a mitologia como a literatura nos apresenta um desfile de personagens que mostram o ser humano vivendo o confronto desses dois impulsos antagônicos e igualmente vivos dentro dele: o bem e o mal. São os heróis com suas posturas éticas, enfrentando toda sorte de maldades e obstáculos, mantendo-se firme na defesa de seus princípios morais. A transposição deste conflito para o mundo empresarial é a grande empreitada a que os autores, Fred Kiel e Doug Lennick, se dedicaram, desenvolvendo um sistema de orientação pessoal que estabelece uma relação estreita entre moralidade e desempenho profissional, em Inteligência Moral (Campus Elsevier, 308 pp., R$ 59). Como as empresas visam ao sucesso, torna-se indispensável que as pessoas que nelas atuam sejam capacitadas com competências morais, além da esperada competência técnica. Um profissional precisa saber que dispõe de um instrumental de imensurável valor - a sua inteligência moral - que direciona as outras formas de inteligência para a realização de algo que realmente dê sentido à vida. Sem que nenhum aspecto fique a descoberto, Kiel e Lennick concluem com a elaboração do ICM - Inventário de Competência Moral - para que o leitor possa avaliar a sua pontuação em 40 opções de livre escolha que são, em seguida, interpretadas. Trata-se de um livro precioso.
[06/01/2006 01:00:00]