Marketing cultural para patrocinadores
PublishNews, 18/08/2004
Muitas empresas investem em cultura em função dos incentivos fiscais, deixando em segundo plano os aspectos de marketing. Mas para o publicitário Ivan Freitas da Costa, é fundamental saber onde, como e quando injetar recursos em cultura para, assim, fortalecer a marca da empresa além de contribuir socialmente. Seu livro Marketing Cultural: o Patrocínio de Atividades Culturais como Ferramenta de Construção de Marca (Atlas, 192 pp., R$ 38)contribui para a literatura sobre o tema pelo fato de tratar o assunto do ponto de vista do patrocinador. Sua abordagem ajuda a refletir sobre as necessidades e as formas de administrar e encontrar soluções para o patrocínio de atividades culturais. Como resultado, patrocinadores poderão ter instrumental para orientar sua estratégia de investimentos, de forma que o investimento em cultura se traduza em resultados efetivos; promotores culturais poderão conhecer com mais detalhe os critérios considerados pelas empresas e as contrapartidas que estas esperam; e, finalmente, a sociedade poderá ser beneficiada com uma produção cultural diversificada e acessível. Os "cases" apresentados nesta obra, em sua maioria nacionais, discutem ainda como o Marketing Cultural tem sido utilizado, aproximando teoria e prática no contexto brasileiro. O lançamento do livro acontecerá em São Paulo, nesta quinta-feira, 19 de de agosto, a partir das 18h30, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.
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