Saúde também é relacionamento
PublishNews, 08/07/2003
Nas estatísticas dos vários conselhos dos profissionais de saúde, um alto percentual das queixas e denúncias vincula-se não apenas a erros técnicos, mas, fundamentalmente, a inadequações do relacionamento com o cliente e seus familiares. Além da competência técnica, o profissional de saúde precisa refinar-se como instrumento de trabalho, ampliando recursos de comunicação que propiciem a melhoria substancial da qualidade de seu relacionamento com pacientes, familiares e colegas de equipe. Afinal, ética, competência, seriedade e bom relacionamento são os componentes básicos do atendimento de ótima qualidade. É esta a folosofia que está por trás de Recursos de relacionamento para profissionais de saúde (Reichmann & Affonso, 336 pp., R$ 49), de Maria Tereza Maldonado e Paulo Canella. A obra, que teve como base os livros Relação Médico-Cliente em Ginecologia e Obstetricia e Maternidade de Paternidade, dos mesmos autores, amplia o foco dos textos anteriores, direcionando-o para os recursos de comunicação da equipe de saúde com pacientes e seus familiares nos diferentes contextos do atendimento. Portanto, continuam sendo abordados os aspectos básicos da relação profissional e os caminhos da comunicação que contribuem para a melhoria da qualidade do relacionamento, mas agora dentro de uma perspectiva do ciclo vital, abrangendo as transições do desenvolvimento.
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