Os segredos de uma boa redação de jornal
PublishNews, 19/11/2002
Parece paradoxal, mas não é. Em um momento no qual o jornalismo vive uma das suas maiores crises dos últimos anos com fechamento de centenas de vagas nas redações, o mercado editorial ganha um lançamento importante sobre a área. No inspirado A arte de fazer um jornal diário (Contexto, 176 pp., R$ 23,90), o jornalista Ricardo Noblat conta o que se espera de um bom jornalista - mesmo em tempos bicudos. Em um texto delicioso, leve, mas ao mesmo tempo questionador ele comenta a relação entre fonte e jornalista, dá exemplos de boas reportagens, explica a linguagem dos jornais, comenta casos recentes como a morte do repórter Tim Lopes e mostra - sem piedade - os bastidores da informação. Visando o público universitário, A arte de fazer um jornal diário é o primeiro lançamento da coleção de jornalismo da Contexto, que vai entrar com força nessa área e promete um novo título ainda este ano. O livro terá quatro lançamentos: hoje em Brasília (Carpe Diem); No Recife, na quinta-feira, (Kriterio Livros); Dia 3 de dezembro, no Rio de Janeiro (Livraria da Travessa); E, finalmente, em São Paulo, 10 de dezembro (Siciliano do Shopping Patio Higienópolis).
[19/11/2002 01:00:00]