Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 17/11/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 17/11/2023

Três livros inéditos ocupam as primeiras posições da Lista de Mais Vendidos do PublishNews desta sexta-feira (17), e os três são da Editora Gente: Inquietos por natureza (Gente Autoridade), de Adriana Tavares, Alysson Costa e Amanda S. Rangel; Negócios à prova do amanhã (Gente), de Luiz Fernando Garcia, e Você brilha quando vive sua verdade (Gente Autoridade), de Eduardo Shinyashiki e Kareemi. Completam o top 5 os livros Inove para ser único (Gente), de Johnathan Alves, e Amorização (Planeta), do Padre Marcelo Rossi. A Lista da semana contabilizou as vendas entre os dias 6 e 12 de novembro, embora parte da contagem também contemple, excepcionalmente, vendas da semana anterior. Os livros passam por tópicos como empreendedorismo, questões do presente e tendências para os negócios, construção de identidade profissional e desenvolvimento pessoal. No ranking das editoras, quem lidera é novamente o Grupo Editorial Record, com 14 livros entre as diferentes categorias. Seguem Sextante (12), Planeta (9), Citadel Grupo Editorial e Intrínseca (7 cada). Clique no Leia mais para ler a notícia na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 17/11/2023

A obra de Machado de Assis, como já ocorreu em outras ocasiões desde sua morte há mais de 100 anos, ganha agora novos contornos e novas leituras com duas iniciativas: a coleção Todos os livros de Machado de Assis, projeto inédito realizado pela editora Todavia e pelo Itaú Cultural, e a Ocupação Machado de Assis, que abre neste sábado (18), às 11h, na sede do Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – São Paulo / SP). Todos os livros é uma caixa que reúne toda a produção em livro que Machado publicou durante sua vida. Começa em 1861, com a peça de teatro Desencantos, e vai até o Memorial de Aires (1908), em 25 volumes – o trabalho demandou uma equipe de 20 pessoas, lideradas pelo professor do Departamento de Literatura Brasileira da USP, Hélio de Seixas Guimarães, em cerca de quatro anos de desenvolvimento. A ideia surgiu quando o professor organizou uma exposição de primeiras edições dos livros de Machado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, em 2018. Ao organizar os livros em ordem cronológica para a mostra, o pesquisador começou a se questionar sobre o próprio percurso de Machado. “Ele não abandona poesia e teatro, as portas de entrada dele na literatura”, explica, em uma conversa por telefone com o PublishNews. “Já avançado nos anos 1870, ele vai ser reconhecido como prosador, contista e romancista. O que me pareceu muito interessante é que mesmo na sua fase mais conhecida, dos grandes romances, os gêneros estão entrelaçados na sua produção editorial. Machado foi muito cioso dos próprios livros, sabemos como ele acompanhou as edições, participou dos processos”. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 17/11/2023

A Casa PublishNews está chegando na Festa Literária Internacional de Paraty 2023, já temos a programação completa – toda ela gratuita, só chegar –, happy hours programados, 30 painéis, de quarta (22) a sábado (25), tudo isso no coração do centro histórico da cidade. Anote o endereço: Rua Tenente Francisco Antônio, 300 (também conhecida como Rua do Comércio, uma das principais e mais movimentadas do centro histórico de Paraty), ao lado da sorveteria Pistache. A Flip 2023 ocorre de 22 a 26 de novembro na cidade fluminense. Para dar continuidade aos preparativos, separamos 10 motivos (mais do que suficientes!) para visitar a Casa PublishNews na Flip 2023, e alguns deles são: Conceição Evaristo, diversidade de assuntos e pessoas, em 30 painéis, forte presença de autores, localização privilegiada e a constante presença dos nossos parceiros do mercado do livro. Clique no Leia mais para ler a lista completa.

PublishNews, Redação, 17/11/2023

Conceição Evaristo © Fernando Frazão / Agência Brasil / ArquivoNa coluna Painel das Letras, Walter Porto falou sobre o lançamento da releitura do livro A Hora da Estrela por Conceição Evaristo. A obra Macabéa: Flor de Mulungu será lançada pela Oficina Raquel, na Flip. A obra tem a proposta de reinventar de forma crítica a história de Macabéa, uma mulher que tem o silenciamento como marca de sua história. Conceição Evaristo estará na Casa PN na Flip, no sábado (25), às 14h30, para a mesa 20 anos de Ponciá Vicêncio: os caminhos que Conceição Evaristo abriu na literatura brasileira. Na Folha de S. Paulo, a notícia de que, na última terça-feira (14), Silviano Santiago recebeu o Prêmio Camões em cerimônia na BN. A Folha também realizou um levantamento com o histórico de autores negros nas listas de leituras obrigatórias no vestibular. No Globo, a história do livro que conta a história de Nelson Ned, mineiro que foi um dos cantores brasileiros de maior popularidade na América Latina, África e Estados Unidos. Na CBN, a discussão sobre o aprendizado com audiolivros, se é semelhante ao de ler um livro. Na coluna de Jamil Chade no Uol, uma entrevista com a autora Ana Alkimin, em que fala sobre a Flip e sobre seu processo pessoal. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 17/11/2023

A editora Mostarda está à procura de um vendedor que tenha 2º grau completo, experiência em vendas, disponibilidade para viagens e facilidade com planilhas. As responsabilidades do cargo incluem cuidar da carteira destinada a ele(a), com visitas, treinamentos, acompanhamento junto ao PDV, manutenção da consignação, envio de lançamentos e cobrança de acerto; abertura de novos clientes; atender feiras e eventos dentro e fora do estado sempre que necessário; desenvolver junto ao gestor da área ações e inovações para seus clientes; acompanhar tendências; compartilhar e auxiliar na tomada de decisões e estratégias. A vaga é destinada para pessoas negras. Interessados devem encaminhar currículos para comercial@editoramostarda.com.br até 25 de novembro.

PublishNews, Redação, 17/11/2023

Mais um ano e a Casa Paratodos (Galeria Aecio Sarti – Rua Dr. Samuel Costa, 254 Centro Histórico, Paraty / RJ) – organizada pelas editoras Dublinense, Nós, Relicário, Roça Nova e Tabla – estará na 21ª Flip com uma programação repleta de debates, lançamentos e rodas de conversa sobre algumas das questões políticas mais urgentes para sua pauta. Com 16 mesas distribuídas entre 23 e 26 de novembro (quinta a domingo), a programação da Paratodos – inteiramente gratuita e aberta ao público – terá o tema Palanques de Pagu – Ocupações da literatura em tempos de guerra. Entre os convidados estão nomes como as francesas Emillienne Malfatto e Colombe Schneck, a irlandesa Sinéad Gleeson, o moçambicano Manuel Mutimucuio, a portuguesa Joana Bértholo, Juliano Garcia Pessanha, Bruna Beber, Luiza Romão, Natalia Borges Polesso, Adriana Armony, Carola Saavedra, uma roda de debate com o Coletivo #QuemTraduziu, além de debates em torno de diversidade, representatividade e ocupações por meio dos livros. No local, haverá vendas de livros dos catálogos das editoras. Clique no Leia mais para conferir a programação completa da Paratodos.

PublishNews, Redação, 17/11/2023

Este ano, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip – 22 a 26/11) contará com uma casa exclusivamente voltada para a temática LGBTQIAPN+, a Casa Queer (Rua Luiz Socó, 01 – Praça da Bandeira), um espaço de debates, lançamentos, exibições audiovisuais e também eventos noturnos. A Casa foi idealizada pelo editor Jean Cândido (Edições Cândido), que também assina a curadoria ao lado do poeta Thássio Ferreira e participação da escritora Amara Moira. O espaço contará com rodas de conversa com, entre outros, Renan Quinalha, Amelinha Teles, Felipe Cabral, Sara Wagner York, o argentino Nicolás Colfer, além de uma exposição sobre drag queens do fotógrafo Paulo Vitale, lançamentos e feira de livros com as editoras Abarca, Cândido, Devires, Metanoia, PEL e Reformatório. A programação terá ainda debates sobre feminismo lésbico, literatura jovem LGBT, religião, internet, metatopias entre outros, e contará ainda com a equipe de produção do Prêmio Mix Brasil, premiação literária dedicada ao setor LGBTQIAPN+. A programação inicia na quinta (23), às 13h, com uma roda de conversa entre Jean Cândido, Thássio Ferreira (realização e curadoria) e Amara Moira (curadora convidada). Clique no Leia mais para conferir a programação completa.

PublishNews+, Redação, 17/11/2023

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 31 de dezembro de 2023 e 6 de janeiro de 2024. Estão entre as novidades o diário interativo Deixa isso pra lá (Sextante), de Monica Sweeney, com mais de 800 mil cópias vendidas nos EUA; os três livros da série Os tons de magia (Galera), de V. E. Schwab com novas capas: Um tom mais escuro de magia, Um encontro de sombras e Uma conjuração de luz; e a aguardada sequência de A empregada, O segredo da empregada (Arqueiro), de Freida McFadden. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aquipara saber como ser um assinante do PN+.

“Não consigo planejar muito. Vou escrevendo e a história vai tomando forma.”
Michel Laub
Escritor brasileiro
1.
Inquietos por natureza
2.
Negócios à prova do amanhã
3.
Você brilha quando vive sua verdade
4.
Inove para ser único
5.
Amorização
6.
Onde estão as flores
7.
Chamando atenção da sorte
8.
Força, fortaleza!
9.
Plenitude
10.
As aventuras de Mike – A origem de Robson
 
PublishNews, Redação, 17/11/2023

A Marisa lançou, em janeiro de 2023, o Guia da mulher para a prosperidade em parceria com a Editora MOL, e a publicação está entre as finalistas do Prêmio Brasileiro de Design 2023 (BDA), realizado pela ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design) na categoria Design de Impacto Social – Prosperidade. O BDA é um dos maiores prêmios de reconhecimento do design nacional de excelência, que traz visibilidade para as empresas do mercado de design e visibilidade para as marcas envolvidas. Nesta etapa da premiação, é realizada a votação popular online, que se encerra no dia 23 de novembro. Passada essa fase, os projetos selecionados serão submetidos a uma avaliação final e o resultado será divulgado no dia 5 de dezembro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 17/11/2023

Autores Gabriel Dearo e Manu Digilio darão início as sessões de autógrafos do livro As Aventuras de Mike – A Origem de Robson (Outro Planeta) nas principais capitais do Brasil. Os autores começam pela cidade de São Paulo no dia 18 de novembro, na Livraria da Vila no Shopping Center Norte (Tv. Casalbuono, 120 – São Paulo / SP), às 15 horas. Durante o dia, os fãs poderão adquirir na livraria em primeira mão, o novo livro e aproveitar para conhecer os autores com direito a autógrafos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 17/11/2023

A Ria Livraria (R. Marinho Falcão – São Paulo / SP) recebe dois eventos de lançamentos de livros durante o final de semana. Nesta sexta-feira (17), às 18h, o autor André Balbo publica Sem os dentes da frente (Aboio), seu 4º livro de contos. Leitor dedicado de Borges, Ocampo e Cortázar, Balbo se afasta da devoção excessiva aos seus “pais-formadores” e desloca as lentes para novas narrativas e referências, ficando mais próximo de autores como Mariana Enriquez, Samanta Schweblin e Mónica Ojeda. O livro está disponível para compra no site da editora Aboio. E no sábado (18), às 17h, o escritor e professor Dennis Radünz realiza o lançamento do livro Esses hóspedes sem peso (Nave), na Ria. No evento de lançamento, haverá leitura de textos por Dennis Radünz e conversa com a escritora Patrícia Galelli. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 17/11/2023

Com a linguagem acessível que caracteriza a obra de Sidarta Ribeiro, As flores do bem (Fósforo, 184 pp, R$ 59,90) propõe combater a desinformação acerca da maconha, mesclando história, cultura e depoimentos pessoais com rigor científico. Na obra, Ribeiro apresenta um breve histórico da erva milenar e descreve como os feitos coletivos humanos conseguiram domesticar uma planta de incrível versatilidade, cuja história se confunde com a de nossa espécie. Fosse cânhamo para produtos navais na Europa e teares na China ou unguento medicinal na Índia e na África, a maconha sempre esteve presente na sociedade e evoluiu conosco, elevando a qualidade de vida da humanidade. Na longa história de interação entre a Cannabis e o homem, as últimas décadas foram marcadas por um proibicionismo de motivações políticas em que o racismo e o conservadorismo têm papel central, mas o avanço da ciência aponta para um novo capítulo. Depois de inúmeros estudos e descobertas relativas ao tratamento da epilepsia, o uso medicinal da maconha já não é mais questionado pela ciência. E ainda há muito a se descobrir sobre as potencialidades da erva: ansiedade, depressão, Parkinson e Alzheimer são algumas das doenças que podem ser curadas ou mitigadas com a Cannabis. As flores do bem não é, portanto, apenas um livro de divulgação científica: é a contribuição de um dos maiores cientistas brasileiros para um debate urgente, na forma de um libelo que busca romper preconceitos e abrir o diálogo.

PublishNews, Redação, 17/11/2023

Uma análise das vivências e controvérsias do filósofo francês Michel Foucault e sua relação com o neoliberalismo, durante os últimos anos de vida na Califórnia dos anos 1980. É este o tema central explorado pelos autores, o australiano Mitchell Dean e o costa-riquenho Daniel Zamora, no livro O último homem a tomar LSD: Foucault e o fim da revolução (Telha, 324 pp, R$ 80,90 – Trad.: Cristina Yamagami). Segundo os autores, a proposta do livro é reler Foucault criticamente, analisando as diferentes épocas de sua vida e de sua obra, em especial, a última década da sua existência. O "momento californiano" do intelectual francês, marcado por suas experiências com LSD, e por sua presença na cena alternativa de São Francisco, serve como ponto de partida para debater as reflexões de Foucault sobre o neoliberalismo como política vitoriosa no sistema global das últimas décadas. "Como filósofo, historiador e personagem do debate público, Foucault foi um dos últimos grandes intelectuais franceses contemporâneos, exemplo máximo do “mestre pensador”, comenta Henrique Carneiro, professor de História Moderna na USP e prefaciador da obra.

PublishNews, Redação, 17/11/2023

Arte e política são âmbitos fortemente interconectados, que se atraem e se repelem, traçam continuidades e provocam rupturas, e os ensaios reunidos em Campos magnéticos – ensaios de arte e política (Âyiné, 332 pp, R$ 129,90 – Trad.: Tamara Sender), de Manuel Borja-Villel, estão sujeitos à tensão entre essas forças. Seja como reflexão sobre a condição contemporânea, sobre a prática artística ou sobre os limites e as potencialidades do museu, cada um dos escritos está situado no tempo e no espaço, e todos refletem a trajetória intelectual de Manuel Borja-Villel à frente de importantes instituições museológicas, assim como algumas de suas inquietudes curatoriais como responsável por várias exposições e programas públicos ao longo dos últimos trinta anos. Defensor da hibridação e da transferência de saberes ante a compartimentalização estanque do conhecimento e sua forma de organização, este livro aposta na pesquisa extradisciplinar e na inter-relação de múltiplos campos. E é, antes de tudo, um convite à reflexão sobre a arte, suas organizações e seus atores.

PublishNews, Redação, 16/11/2023

Com textos de Charles Delaville no verso de cada obra, a publicação reúne uma seleção especial de pinturas de gênero, retratos e paisagens que fazem parte da coleção do museu. O prefácio do livro é de Dominique de Font-Réaulx, diretora de interpretação e de programas culturais no Louvre. O grande diferencial do Meu Louvre – 21 obras para emoldurar (Senac, 48 pp, R$ 80) é que suas páginas, impressas em folhas de alta qualidade, podem ser destacadas, emolduradas e expostas. Em outras palavras, o livro possibilita tanto a contemplação e aquisição de conhecimento sobre as obras, como também permite que elas sejam emolduradas, formando coleções e exposições particulares na casa de cada leitor. São, ao todo, 21 impressões com obras de mestres como Eugène Delacroix, Sandro Botticelli, Hieronymus Bosch, Caravaggio, Jean-Auguste Dominique Ingres e Jacques-Louis David. É claro que ele não poderia faltar, com a pintura mais conhecida do mundo: Leonardo da Vinci e a sua “Mona Lisa” também estão presentes no livro.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 17/11/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.