Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 27/10/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 27/10/2023

Três livros de Negócios lançados pela Editora Gente completam o pódio da Lista de Mais Vendidos do PublishNews desta sexta-feira (27): O cientista e o executivo, de Diego Barreto e Sandor Caetano, Criando clientes vendedores, de Rodrigo Noll, e Empreenda pelos princípios bíblicos, de Oséias Gomes. Os dois primeiros também aparecem pela primeira vez na relação, que contou vendas em livrarias entre os dias 16 a 22 de outubro. O livro de Barreto e Caetano conta sobre jornada de implementação de modelos de inteligência artificial na maior empresa de delivery do Brasil, o Ifood. Já em Criando clientes vendedores, o especialista em marketing de indicação elabora um guia prático sobre como usar o poder da recomendação a favor do empreendedor. Essa é a segunda semana consecutiva em que a categoria Negócios ganha destaque na Lista: na semana passada, foi um aumento de 71% no volume de vendas dos livros sobre o assunto, e agora, mais 21%. Dos 20 livros na categoria, oito são novidades, ou seja, aparecem agora pela primeira vez. Entre elas, três da Gente, três do Grupo Editorial Alta Books, e dois da Citadel. Outro livro que aparece nesta semana, na categoria Autoajuda, é Seja útil (Sextante), de Arnold Schwarzenegger. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 27/10/2023

© Dylan Gillis / UnsplashNo início da semana, a publicação da minuta do edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático da Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA), causou preocupação ao deixar de fora as obras literárias. Agora, o Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), juntamente com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), endereçou um ofício ao Ministério da Educação (MEC) e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) manifestando sua preocupação em relação ao tema e requerindo o agendamento de audiência específica para tratar sobre o assunto. O documento lembra que a Base Nacional Curricular Comum – BNCC contempla, entre outras ações, a necessidade de selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos; e que a BNCC reconhece que essa necessidade precisa ser observada. “Causa-nos imensa preocupação que as obras literárias não façam parte integrante dos componentes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático destinado à Educação de Jovens e Adultos, que há tempos está consagrada como importante vertente da Educação Básica”, diz o ofício que destaca ainda que é responsabilidade do Estado mitigar as diferenças no sistema de educação e cumprir o seu papel no que diz respeito aos “direitos e garantias fundamentais a todos os cidadãos brasileiros”. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Guilherme Sobota, 27/10/2023

A Casa das Rosas, um dos principais equipamentos culturais da capital paulista quando o assunto é literatura, reabre neste sábado (28), às 15h, em seu endereço clássico (Avenida Paulista, 37), reformada e restaurada, com uma nova exposição de artistas contemporâneos e ressignificando o seu próprio fator de conservação da memória. A Casa foi projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo e foi construída em 1935. A reforma atual durou cerca de dois anos e meio e custou R$ 4,2 milhões. No site, é possível conferir a programação. De acordo com o diretor da Casa, Marcelo Tápia, a reforma buscou evidenciar o projeto original, restaurando parcelas onde fosse possível ou recriando outras, como papéis de parede em alguns cômodos. Adaptações de acessibilidade em acessos e banheiros, por exemplo, também ganharam atenção especial. Segundo o diretor, a Casa vai manter a sua programação dedicada à literatura, ao mesmo tempo em que reforça seu papel de conservação da memória e do patrimônio. O Museu reabre com duas exposições. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/10/2023

Faltando pouco menos de um mês para a sua 21ª edição, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) (22 a 26 de novembro) divulgou a programação completa (veja abaixo). A programação oficial inicia na quarta-feira (22), às 19h, com a mesa A mulher do povo, com participação de David Jackson e Adriana Armony, e mediação de Eneida Leal Cunha. O painel propõe a iluminar a contribuição estética de Pagu, homenageada desta edição da Festa, para as mais variadas linguagens artísticas, bem como o ativismo político que ecoa em toda a sua obra. Neste bate-papo, os autores salientam a contribuição de Pagu para o tempo em que ela viveu e o legado que deixou para as gerações que a sucederam. Até o final do evento, passarão pelo palco principal nomes como Flora Süssekind, Socorro Acioli, Felipe Charbel, Leda Cartum, Mónica Ojeda, Alana Portero, Sinéad Gleeson, Natalia Timerman, Marcial Gala, Luiza Romão, entre outros. Com curadoria assinada pela dupla Fernanda Bastos, jornalista e editora de livros, e Milena Britto, professora e pesquisadora, a Festa pretende trazer para o centro de seus debates a pluralidade de visões e sensibilidades que estão em jogo na contemporaneidade. Clique no Leia mais para conferir a programação completa.

PublishNews, Redação, 27/10/2023

Gal Costa © Agência Brasil/Fernando FrazãoNa coluna Painel das Letras, Walter Porto fala sobre a nova biografia de Gal Costa. O repórter Thallys Braga, da revista Piauí, é o autor contratado pelo projeto da editora Zahar. A previsão para o lançamento é 2025. Thallys é o jornalista que tem se debruçado sobre a cobertura dos últimos dias da cantora e sobre sua relação com a viúva e empresária Wilma Petrillo. Também na Folha de S. Paulo, a crítica do livro A mulher em mim (Buzz). A biografia da cantora fala sobre sua relação com a família e e a imprensa estadunidense. No Globo, informações sobre a Feira Literária de Tiradentes, iniciada na quarta-feira (25). O evento homenageia Fernando Sabino e terá mais de 100 autores convidados. O caderno de cultura do veículo também noticiou a adição da palavra 'dorama' na língua portuguesa. A adição foi comunicada pela Academia Brasileira de Letras nas redes sociais. O lançamento do livro de Fernando Mitre sobre os bastidores dos debates eleitorais e a democracia foi tema do Estadão. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/10/2023

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Nesta semana, são duas novas obras. André Villaverde é um profissional de destaque no campo do Direito, com uma carreira extensa. Além da prática profissional, ele compartilha conhecimento como professor em várias instituições. Seu livro mais recente, Provas e simulados: Concurso de cartórios, publicado pela UICLAP, ajuda a concursandos de todo o Brasil. O outro destaque se questiona: o que são símbolos? Quantos símbolos usamos no dia a dia? Pode parecer espantoso, mas esse número está na casa dos milhares. Sempre que mencionamos símbolos, imaginamos algo secreto e inacessível e que, geralmente, não são muitos. Vivendo e aprendendo com os símbolos (Editora Viseu), de Sérgio Antônio, vem mostrar que eles, na verdade, são milhões e milhões e que os usamos o tempo todo, até mesmo sonhando. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/10/2023

Pedro Rhuas, Fernanda Castro e Paola Siviero © DivulgaçãoPaola Siviero mediará uma conversa entre Fernanda Castro, Alan de Sá e Gustavo Rosseb no sábado (28), às 15h15, na Flipop, em uma mesa sobre "Para que serve a literatura fantástica" que acontece no Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 – São Paulo / SP) e pela primeira vez será gratuito para o público. Pedro Rhuas também é um destaque da edição, com seu lançamento recente O Mar Me Levou a Você (Seguinte). Também no dia 28, Pedro Rhuas participará de um Talk Show apresentado por Tatiany Leite com o tema "Todo mundo curte histórias românticas", ao lado de Arquelana, Babi Dewet, Bia Crespo, Cora Menestrelli às 13h30. Flipop é o Festival de Literatura Pop com foco nos jovens leitores, que discute temas como representatividade e leitura na adolescência. Criado pela Editora Seguinte em 2017, o festival tem como missão criar um espaço seguro e acolhedor para que leitores possam trocar experiências entre si, encontrar seus escritores favoritos e descobrir novas leituras. Em 2023, pela primeira vez o evento ocorre em parceria com o Sesc São Paulo, unidade Pinheiros e será totalmente gratuito. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/10/2023

 Associação Cultural de Marabaixo da Comunidade Quilombola de Torrão do Matapi © DivulgaçãoO Estado do Amapá ganha o seu primeiro grande evento de literatura, a Folia Literária Internacional do Amapá. O evento ocorre às margens do Rio Amazonas no Parque do Forte (Rua Cândido Mendes – Macapá / AP), no entorno da Fortaleza de São José de Macapá, entre os dias 27 e 29 de outubro. Com homenagens aos grandes nomes da literatura e poesia do estado, o evento reunirá escritores de várias partes do Brasil e do mundo, contará com shows musicais, saraus, oficinas, palestras, piquenique e intervenções culturais na orla de Macapá, além da participação de editoras locais e nacionais. A Folia Literária Internacional do Amapá também festejará os 70 anos da Academia Amapaense de Letras, entidade intelectual do estado que conta com o lema ‘Habent sua fata libelli’, em português: ‘Os livros têm o seu destino’. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Escrevo para ver o que vou encontrar.”
Livia Garcia-Roza
Escritora brasileira
1.
O cientista e o executivo
2.
Criando clientes vendedores
3.
Empreenda pelos princípios bíblicos
4.
Padrões de alta performance
5.
Onde estão as flores
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Café com Deus pai - 2024
8.
Gigante pela própria natureza
9.
One Piece 3 em 1 Vol. 1
10.
É assim que começa
 
PublishNews, Redação, 27/10/2023

'Britney, come to Brazil’! No dia 29 de outubro, domingo, na Avenida Paulista, a Buzz Editora promove um encontro para os fãs da Britney Spears em comemoração ao lançamento da autobiografia A mulher em mim. A concentração será em frente ao número 726, próximo à Estação Brigadeiro do Metrô. Com performances e ativações, o evento ocorre das 13h às 16h. Durante a pré-venda do livro, a editora distribuiu um brinde exclusivo estampando a tag #BritneyCometoBrazil. O movimento foi idealizado para celebrar a história e carreira icônica da Spears, enaltecendo o impacto dela no mundo da música e da moda. O evento no domingo conta com uma Blitz em parceria com a Rádio Disney com quiz e prêmios surpresas, performance de Andrea Mello, cover oficial de Britney Spears, espaço de customização para camisetas, concurso valendo exemplares do livro, além de muita música da Britney. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/10/2023

Uma mãe preocupada, um médico atencioso e um verdadeiro mergulho no encantador mundo interior de um garoto mais do que especial. Será esse mundo tão imenso como o oceano? O livro Mergulho (Editora do Brasil, 40 pp, R$ 51,90), de Volnei Canônica, fala de uma narrativa sensível e respeitosa sobre o universo autista e as diversas formas que podemos nos conectar uns com os outros. Mergulho apresenta a história de um garoto que sofre de enurese noturna e, por isso, é levado ao médico por sua mãe. No entanto, em vez de um exame tradicional e de um diagnóstico padrão, o médico embarca em uma aventura fantástica, cheia de figuras de linguagem que retratam o mundo interno do menino como um oceano mágico no qual ele se aprofunda até encontrar o motivo que leva o menino a fazer xixi na cama: “saudades do mar”. Volnei Canônica é gaúcho de Caxias do Sul, formado em Relações Públicas, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil e, Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo. Ele também é o autor de Tanta chuva no céu (Editora do Brasil) e colunista do PublishNews. As ilustrações da obra são de Mariana Massarani.

PublishNews, Redação, 27/10/2023

O livro Dentro do pote (VR, 40 pp, R$ 64,90 – Trad.: Fabrício Valério) conta a história de Leocádio, um coelho que adora colecionar. Em potes de vidro, coleta as coisas simples que encontra em seu dia a dia, como folhas, penas e pedras com formato de coração. Mas, quando conhece Lídia, eles começam a reunir coisas inimagináveis, difíceis de acreditar que podem caber num pote. Por meio de ilustrações coloridas, textos de fácil entendimento e mensagens delicadas a respeito da infância, Dentro do pote ensina sobre o poder da memória para superar momentos difíceis, além da importância de cultivar a amizade verdadeira. A obra foi escrita e ilustrada por Deborah Marcero, formada em desenho, gravura e fotografia pela Universidade de Michigan e é mestra em poesia pelo Instituto de Chicago, nos EUA. Ao trabalhar como professora de Educação Infantil, descobriu que criar livros para crianças era sua vocação.

PublishNews, Redação, 27/10/2023

Criada por Carlos Drummond de Andrade e Ziraldo, História de dois amores (Record, 64 pp, R$ 64,90) retorna em nova edição, com nova capa e imagens inéditas. A improvável amizade entre o elefante Osbó, chefe da manada, e a pulga, ou melhor, o pulgo Pul, instalado atrás de sua orelha, é posta à prova quando a ambição de Pul por ter um amigo tão importante sobe à cabeça e ele começa a distribuir patadas por aí. A solução? Algo muito simples e fundamental, mas que tantas vezes nos esquecemos de colocar na vida… O que será? Para a celebrada escritora Ana Maria Machado, esta História de dois amores “não fica velha. É eterna. Continua divertida, com seus nomes engraçados e situações bem-humoradas”. Escrito e ilustrado por dois mestres da literatura brasileira, este livro é um presente que ensina sobre amizade, parceria e, é claro, o poder do amor.

PublishNews, Redação, 27/10/2023

Em Um rio um pássaro (Dantes, 90 pp, R$ 59,90) o leitor encontrará Ailton Krenak em dois tempos. O primeiro texto, com o título do livro, emerge dos anos 90, tempo de suas longas jornadas por aldeias, rios e pela floresta. São reflexões sobre a vida, ao mesmo tempo que evocam a memória da formação do movimento indígena no Brasil. Os registros de suas falas foram feitos pelo fotógrafo japonês Hiromi Nagakura e haviam sido publicados somente no Japão. Uma cachoeira é o título do segundo texto, também inédito. Nele, Ailton em 2023, aprofunda o tema do abismo cognitivo causado pela separação da cultura e da natureza, além de discorrer sobre a neutralidade como subterfúgio aético diante do colapso ambiental. “Se nos permitirmos descansar o corpo na natureza, todo o universo passa a trabalhar a nosso favor. Mas se cortarmos ou negarmos a relação com a natureza passaremos a depender apenas da nossa força individual, e nos tornamos solitário", comenta Krenak. A pintura da capa do livro foi feita por Ehuana Yanomami.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.