Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 20/10/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 20/10/2023

Que Salman Rushdie esteja vivo para contar suas histórias – e também a sua história pessoal, que tomou contornos trágicos em agosto de 2022, quando foi atacado por um jovem americano em um evento nos EUA – é excepcional. Na manhã desta sexta-feira (20), o autor concedeu uma entrevista coletiva na Feira do Livro de Frankfurt, onde no domingo vai receber o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão. “Eu não acho que a literatura precise ter sequer a intenção de se envolver na política”, disse – essa é a sua terceira aparição pública desde o ataque, e o esquema de segurança ao seu redor é profissional e rigoroso. Dezenas de seguranças estavam no local da coletiva, e houve revistas a sério de bolsas e mochilas. A orientação era para que os jornalistas permanecessem sentados durante toda a entrevista, bem como no momento da saída do autor do auditório. Ele ficou numa bancada protegida, afastada cerca de 10 metros do entrevistador mais próximo. Mas Rushdie posou para fotos, respondeu a todas as perguntas, citou colegas, amigos e escritores que admira – e fez tudo isso com simpatia. “Vocês parecem um bando assustador daqui”, brincou o autor quando questionado sobre a segurança. “Eu passei os últimos dias em Frankfurt o tempo todo com jornalistas, foi maravilhoso”, comentou ainda, arrancando risos dos cerca de 100 colegas presentes na sessão. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 20/10/2023

Desde o ano passado, o CreativeSP – programa de internacionalização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – incluiu o mercado do livro nas suas missões internacionais. Na área, as empresas selecionadas têm a oportunidade de participarem do maior evento do setor, a Feira de Frankfurt. Para a missão em Frankfurt, especificamente, uma equipe formada por quatro pessoas acompanhou as dez editoras selecionadas no projeto: Liana Crocco, Coordenadora de Fomento na Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas; Pedro Pignatari, Especialista em Relações Internacionais na InvestSP; Taiame Souza, Coordenadora do CreativeSP na InvestSP; e Fernando Fritz, COO na InvestSP Europe. Além de acompanhar as editoras e ajudar na internacionalização, o foco do grupo também é aprender com a feira e buscar por tendências para que possam ser discutidas e implementadas no Brasil. “Nosso papel aqui é acompanhar a Missão, mas também entender o que tem acontecido no mundo, principalmente no campo da literatura, para que a gente tenha um olhar acima das políticas públicas que a gente desenvolve dentro da Secretaria”, detalha Liana. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Guilherme Sobota e Talita Facchini, 20/10/2023

O músico carioca Vando Oliveira chegou na Feira do Livro de Frankfurt na quinta-feira (19) preparado com um repertório de bossa nova e MPB calminha. "Vou fazer um som de fundo para a leitura", brincou, num papo com o PN logo após fazer sucesso com seu mini-show durante o Caipirinha Hour. O happy hour do estande brasileiro praticamente lotou o espaço dos corredores em sua volta, e as músicas foram uma das estrelas do evento – Vando tocou de Jorge Ben a Cazuza, fazendo um passeio pela história do samba e emendando até La bamba, numa concessão diplomática ao estande mexicano, localizado logo em frente. A história do músico é boa... Mais cedo, a presidente do Grupo Editorial Record, Sônia Machado Jardim, conversou com o PublishNews no Agents Center, espaço da Feira dedicado às reuniões entre agentes e editores, e mostrou o panfleto que vinha trocando com os colegas internacionais. Aos números: o Grupo cresceu 19,78% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Nielsen. Não é demais lembrar que 2022 foi o melhor ano da história para a Record. E a Faro Editorial comprou em Frankfurt os direitos do livro Honey, estreia da escritora norte-americana Isabel Banta, que atualmente é livreira em Nova York e já trabalhou com comunicação na Penguin Random House. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 20/10/2023

Durante a Feira do Livro de Frankfurt, a MVB e Nielsen BookData apresentaram o relatório inédito Abrindo o caminho: os benefícios dos metadados estandardizados na venda de livros, com dados do Brasil e México. O estudo, já realizado em mercados mais maduros como o alemão e o britânico, foi apresentado por Luiz Gaspar, research director da Nielsen BookData; Mariana Bueno, economista e researcher também da Nielsen; Ronald Schild, CEO da MVB e Ricardo Costa, CEO da MVB Brasil. O relatório inicia com um panorama dos dois mercados. Enquanto o brasileiro teve 58 milhões de exemplares e um faturamento de US$ 493 milhões em 2022, o mexicano produziu 20 milhões de livros e obteve um faturamento de US$ 256 milhões. A análise focou nos top 100 mil ISBNs de cada país, separadamente, e combinou os metadados de cada ISBNs com os números de venda. Vale ressaltar que no Brasil, temos 18 campos obrigatórios de metadados, enquanto no México são 14. Desses 100 mil ISBNs, 67% contam com metadados completos, enquanto no México esse número chega a 23%. Isso porque o país conta com ISBNs vindos de outros países de língua espanhola. Considerando somente ISBNs mexicanos, a porcentagem de títulos com metadados completos sobe para 58%. Mas os metadados padronizados impactam na venda de livros? Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Beatriz Sardinha, 20/10/2023

Michael Kegler, Carla Bessa e Alexandre Vidal © DivulgaçãoO ano de 2023 marca o aniversário de 10 anos que o Brasil foi o país homenageado na Feira do Livro de Frankfurt. No sábado (21), o painel "Brazil 2013-2023: trends, literacy discussions, political and economical challenges”, promovido pelo Itamaraty, vai refletir sobre o legado da participação. Fazem parte do painel o autor Alexandre Vidal Porto, o editor, tradutor e crítico literário alemão Michael Kegler e Carla Bessa, tradutora e vencedora do Jabuti em 2020. Em entrevista ao PublishNews, Michael Kegler e Carla Bessa observam que mesmo com perdas em relação a 2013, é possível ver pontos positivos da participação brasileira na feira. Michael Kegler diz ter observado a Alemanha descobrir uma nova geração da literatura brasileira: "Eram mais de 80 novos livros, e muitos deles de autoras e autores que nunca tinham sido traduzidos para o alemão”. Mas ambos também alertam para um efeito de "ressaca" após a Feira, e ressaltam a necessidade de uma continuidade no esforço de difusão no mercado alemão e europeu: "O Brasil caiu numa ressaca depois do evento, as instituições responsáveis meio que encerraram as suas atividades, e depois vieram as crises políticas, e o país deixou de ser interessante a nível mundial, pelo menos literariamente. Desde 2014 o número de títulos brasileiros traduzidos para o alemão nunca passa de 4 ou 5 por ano, muitas vezes nem isso”, complementa o tradutor. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 20/10/2023

O Brasil foi nomeado país presidente do Conselho Geral do Centro Regional de Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC-UNESCO). "Com a anuência da ministra Margareth Menezes, o Brasil foi eleito por unanimidade presidente do Conselho Geral do CERLALC-UNESCO para um mandato de dois anos. É uma grande honra para mim representar o MinC e nosso país na presidência da instância máxima deste importante organismo internacional vinculado à UNESCO", escreveu nas redes sociais o Secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba. O Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (Cerlalc) é uma organização intergovernamental, sob os auspícios da UNESCO, que trabalha na criação de condições para o desenvolvimento de sociedades leitoras. Para isso, orienta suas ações para a alavancagem da produção e circulação do livro, a promoção da leitura e escritura, e o estímulo e proteção da criação intelectual. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Raissa Boniolo*, 20/10/2023

O segundo dia na Feira de Frankfurt foi notavelmente mais tranquilo em comparação ao primeiro. Havia um total de quatro palestras agendadas, além de um happy hour brasileiro e a cerimônia de recepção para os premiados do ano e ganhadores da bolsa de estudos de Frankfurt. Com um número menor de palestras, pude aproveitar mais tempo para explorar os pavilhões e também tive uma reunião marcada às 14h com os representantes da Nielsen. Ciente de que a correria poderia comprometer o almoço, decidi tomar um café da manhã reforçado. Isso resultou em um pequeno atraso para a primeira palestra agendada, mas nada que uma corridinha não resolvesse, e cheguei a tempo. Iniciei o dia com a palestra sobre Sustentabilidade para Editoras de Pequeno e Médio Porte, promovida pelo Publishing Perspectives. A conversa, conduzida por Sherri Aldis e Rachel Martin, Diretora Global de Sustentabilidade na Elsevier, enfatizou a importância da aplicação de estratégias sustentáveis na produção de livros. Independentemente do porte da editora, é possível dar os primeiros passos, e o mais importante é ter um objetivo claro. Fiquei especialmente animada com o projeto de Rachel, que envolve a criação de uma metodologia específica para calcular a pegada de carbono no universo dos livros. Pesquisei mais sobre o assunto na internet, mas acredito que o ideal seja entrar em contato com ela para obter mais informações. Deixei os contatos salvos e já elaborei algumas perguntas para enviá-las. Clique no Leia mais para saber como foi o segundo dia de Raissa na Feira de Frankfurt.

PublishNews, Guilherme Sobota, 20/10/2023

A Editora Gente dominou as novidades da semana na Lista de Mais Vendidos do PublishNews divulgada nesta sexta-feira (20), com cinco novos títulos entre as seis novidades da relação. A Lista contou com as vendas em livrarias entre 9 e 15 de outubro. O novo e inédito líder é o livro Desmarketize-se (Gente), de João Branco. Nele, o profissional de marketing traz reflexões e compartilha experiências dos seus 25 anos de carreira na área. Por conta da data, próximo à celebração do Dia das Crianças, também é preciso notar que dos 20 livros na categoria Geral, seis são voltados para crianças e adolescentes, com destaque para o selo Outro Planeta. Em segundo lugar na relação geral, aparece Empreenda pelos princípios bíblicos, de Oséias Gomes, também da editora Gente. Ao unir as categorias de negócios e religiosos, o livro sai bem na Lista. Completa o pódio a edição 3 em 1 de One Piece (Panini), mangá que vem fazendo excelentes vendas nas últimas semanas e de maneira constante. Logo em seguida, em quarto lugar, está O livro secreto do escritor (Citadel), de Lilian Cardoso. Clique no Leia mais para ler a notícia na íntegra.

“Escrever é praticar a magia delirante da linguagem.”
Stella Maris Rezende
Escritora brasileira
1.
Desmarketize-se
2.
Empreenda pelos princípios bíblicos
3.
One Piece 3 em 1 Vol. 1
4.
O livro secreto do escritor
5.
Onde estão as flores
6.
O poder da autorresponsabilidade
7.
A potência da liderança consciente
8.
Café com Deus pai - 2024
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
O diário de uma princesa desastrada
 
PublishNews, Redação, 20/10/2023

Adania Shibli © WikipediaO principal assunto da semana foi a repercussão do caso na Feira do Livro de Frankfurt envolvendo a autora palestina Adania Shibli. A maior feira do mercado literário foi alvo de intensas críticas e boicotes após cancelar a homenagem feita à autora palestina. A Folha e a coluna Babel, do Estadão, divulgaram que cerca de mil escritores e profissionais do livro assinaram uma carta aberta contra a decisão da associação alemã responsável pelo cancelamento da homenagem. A feira adiou a cerimônia após um ataque do grupo terrorista Hamas a Israel na semana passada. Na seção Favoritos, do Nexo, a socióloga Carolina Castellitti indica 5 livros sobre o processo social que levou mulheres a serem consideradas sujeitos possuidores de direitos. No portal Terra, a notícia sobre a Colli Books Editra, que foca catálogo com livros sobre sustentabilidade. No caderno Pensar, do Estado de Minas, a história do sebo Crisálida, que tem apresenta mais de 200 mil exemplares e tem como público alvo clientes com 'hábito de leitura voraz'. A coluna Literária do Jornal do Comércio, falou sobre a morte de Louise Glück, ganhadora do Nobel de Literatura em 2020. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 20/10/2023

Entre os dias 23 e 28 de outubro, de segunda a sábado, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) realiza a 7ª edição de sua Festa Literária (Flibi), que, neste ano, tem como tema: “Mil vezes literatura”. O evento propõe um percurso pelas mais diversas formas de expressão da escrita, como a música, teatro, cinema, artes visuais, e, claro, a literatura. A entrada é gratuita para todas as atividades. Neste ano, a programação tem oficinas literárias, contação de histórias, lançamentos de livros, mesas-redondas, grafite, batalha de rimas, sessões de cinema, roda de samba, peça teatral e show musical. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 20/10/2023

Esta narrativa distópica, habilmente construída por Karin Hueck, se descortina em vários níveis. O romance trata das várias opressões que se infiltram até entre quem aparenta ser igual, em um mundo que já conseguiu eliminar uma das mais perversas formas de dominação. A segunda mãe (Todavia, 176 pp, R$ 69,90) é uma distopia que revela, através de uma crise conjugal, as diversas formas de opressão da sociedade. Assim como as tensões do casamento das personagens, que aos poucos vão se acentuando, a história desdobra-se em discussões sobre papéis de gênero, estruturas sociais, amor e violência. Karin Hueck nasceu em 1985, em São Paulo. Publicou livros infantis e de não ficção, entre eles O lado sombrio dos contos de fadas (HarperCollins, 2023).

PublishNews, Redação, 20/10/2023

Escrito pela basca Karmele Jaio, As mãos da minha mãe (Instante, 128 p., R$ 64,90) conta a história de uma mulher que, em um momento crítico da vida, descobre ter mais em comum com a mãe do que já foi capaz de imaginar. A vida de Nerea não anda bem: o trabalho não a estimula, não tem tempo para a filha e sente que o casamento está ruindo. E um último golpe ainda a atinge: sua mãe, Luisa, é encontrada vagando pelas ruas com a memória gravemente comprometida. A partir de então, Nerea passa também a carregar o peso da culpa por não ter detectado a tempo mudanças no comportamento da mãe, algo que talvez pudesse ter evitado a crise que culminou com a hospitalização. Nas longas horas em que permanece ao lado da cama de Luisa, percebe o apego da mãe a uma lembrança da juventude que o esquecimento não dissipou: ela chama sem parar o nome Germán, alguém de quem Nerea nunca ouvira falar. Com a ajuda de fotos antigas da família, descobrirá um episódio fundamental na vida de Luisa. Ao mesmo tempo, Nerea será forçada a enfrentar o próprio passado: a volta inesperada do homem pelo qual foi apaixonada quando jovem, um amor mal resolvido que pode abalar ainda mais seu casamento. O romance debate temas relevantes, ainda que não os nomeie: o terrorismo do ETA (na explosão de um carro-bomba); o Alzheimer (doença que, ao que parece, acomete Luisa); emigração (de tia Dolores) e a culpa carregada por mulheres que não conseguem conciliar a vida familiar com o trabalho.

PublishNews, Redação, 20/10/2023

Quando Graciela Jarcón decide representar Lady Macbeth e provar que a estrela da comédia também pode fazer um grande papel dramático, a cena artística de Buenos Aires fica em polvorosa. Enquanto isso, na redação do El Nacional, as jornalistas Milena e Victoria se deparam com histórias secretas, bem diferentes daquelas publicadas nos cadernos de variedades. Entre o passado nos anos 50, O palco tão temido (Dublinense, 320 pp, R$ 69,90) se passa numa cidade de ruas repletas de sonhos e promessas, e o presente nos anos 70, quando o luxo decadente da capital argentina oculta as violências do regime militar, os destinos dessas três mulheres vão se entrelaçar até que soe a chamada final para subir ao palco. Renata Wolff nasceu em 1980, em Porto Alegre. É mestra e doutoranda em Escrita Criativa na PUCRS. Além da participação em coletâneas e revistas, é também autora dos livros Fim de festa (Dublinense), Manhattan lado B (Metamorfose).

PublishNews, Redação, 20/10/2023

Quando se encontram pela primeira vez, a adolescente Inaiê e o menino Caíque seguem a voz desse Brasil, um narrador incrivelmente sábio, amoroso e consciente da própria história. Inaiê mistura em seu sangue três raças, tem uma voz inconfundível e canta na rua em troca de dinheiro; Caíque perambula sem destino, à espera de uma oportunidade qualquer ― um bico, uma comida, um trocado, um carinho ―, mas é guiado por um Algo Maior que lhe dá carisma e estrela, que nem as enchentes, a falta dos pais e da escola podem apagar. Os dois se cruzam num largo movimentado no centro de uma cidade grande. Por todo lado, pessoas passando sem se olharem. Mas eles estão predestinados a uma conexão muito maior do que pode parecer à primeira vista. Às voltas com o passado para resolver questões familiares, Inaiê e Caíque serão aqueles capazes de enxergar o fio condutor que nos une a todos. Tudo parece tão conectado, que logo a razão nos diz que os tempos de hoje estão mais para a distopia do que para a utopia. Mas será mesmo? Ou será que apenas não conseguimos ver? Francisco Azevedo retoma em O fio condutor (LeYa, 416 pp, R$ 70) os elementos que conquistaram público e crítica em suas obras anteriores: uma prosa carinhosa e lírica que traduz a complexidade dos conflitos humanos em emoções e imagens vívidas. E vai mais além: nos mostra um Brasil eloquente, desperto, inventivo, solidário e inclusivo, condizente com a diversidade de seu povo e a abundância de sua natureza.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 20/10/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.