Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 16/10/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 16/10/2023

Este é um episódio diferente do Podcast do PublishNews. Vamos contar um pouco dos 50 anos da Global Editora, que está de aniversário. A Global foi criada em 16 de outubro de 1973 e é reconhecida como uma casa editorial especializada em autores brasileiros. Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, Cora Coralina, Marina Colasanti, Sérgio Vaz, entre tantos outros, compõem um acervo como poucos quando o assunto é literatura brasileira. Para contar um pouco desta história, o episódio começa ouvindo o fundador da Global, Luiz Alves Júnior. No fim, para ele, a Global é o fruto não da mente de um editor, mas sim de um vendedor. Nos últimos anos, a Global é gerida pelos seus dois filhos, Jefferson e Richard. E também vamos ouvir duas peças importantíssimas dentro do Grupo Global: André Luis Silvestre Souza, o Cafu, gerente executivo de vendas, e Gustavo Tuna, gerente editorial de literatura. Em seguida, o podcast ainda ouve autores (ou herdeiros dos grandes autores), contando um pouco do legado que a Global construiu nestas cinco décadas de vida. Clique no Leia Mais para ouvir o episódio na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 16/10/2023

Porter Anderson está à frente do Publishing Perspectives – site voltado para a cobertura global do mercado editorial, fruto de uma parceria com a Feira do Livro de Frankfurt – há anos e após uma carreira extensa nas redações americanas, e hoje é uma referência na área editorial. Junto com a sua equipe, ele vai apresentar na Feira deste ano, mais uma vez, o Publishing Perspectives Forum, espaço de discussão de questões prementes da indústria do livro, de audiolivros à sustentabilidade, passando por gestão, edição de quadrinhos e livros para crianças, e usos de inteligência artificial. Para quem estará em Frankfurt, o Forum é gratuito a todos os registrados na Feira, e será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, no Congress Center, Level 2, Room Spektrum. O PublishNews vai cobrir as principais discussões do evento e trazer os debates para os leitores brasileiros. Clique aqui para ver a programação completa. Para antecipar algumas das discussões, o PN entrevistou Porter Anderson, que entre outros painéis, vai mediar a abertura do Forum, uma conversa com o CEO da Penguin Random House, Nihar Malaviya. Clique no Leia mais para ler a entrevista.

PublishNews, Redação, 16/10/2023

O Uol publicou na sexta-feira (13) um texto explicando como o texto da reforma tributária aborda a isenção fiscal de livros a partir da Constituição. Atualmente, a cobrança de impostos sobre livros é vedada pela Carta, e o texto da reforma contempla a situação. Diversos jornais noticiaram a morte da poeta americana Louise Glück, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2020. Ela tinha 80 anos. Alcir Pécora escreveu na Folha sobre Cidade da vitória (Companhia das Letras), o primeiro livro que Salman Rushdie escreveu após o atentado sofrido em uma biblioteca no estado de Nova York, no ano passado. O jornal ainda escreveu sobre a biografia do pintor Alberto Giacometti, lançada recentemente pela Estação Liberdade. Na coluna Babel, Maria Fernanda Rodrigues fala sobre o fenômeno do crescimento de vendas do livro A morte de Ivan Ilitch (Editora 34) por conta da separação entre Lucas Lima e a cantora Sandy. Em sua coluna quinzenal no Estadão, Sérgio Augusto fala sobre o caso da livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37 – Rio de Janeiro / RJ) e a "guerra contra os algoritmos e o mercado eletrônico de Jeff Bezos". Grandes veículos trataram sobre o centenário do autor Fernando Sabino. A Folha fez um texto sobre as crônicas do autor e suas 'façanhas' de popularidade. E o Estadão fez uma lista com 5 livros fundamentais do autor mineiro. E Henrique Balbi produziu um maetrial especial para O Globo, em que afirma ser necessário repensar o legado de Sabino. Outro centenário também foi celebrado no Pensar, do Estado de Minas: o do escritor Italo Calvino. O jornal também não deixou passar, claro, o aniversário do autor mineiro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Larissa Caldin*, 16/10/2023

Outubro se inicia e a menção à Feira do Livro de Frankfurt já traz consigo uma onda de expectativas e oportunidades. A Primavera Editorial ser uma das empresas escolhidas para estar na 15ª missão internacional do CreativeSP - programa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP - não só ressalta meu caminho profissional, agora como CEO e sócia da editora, mas também enfatiza um envolvimento profundo com a literatura e cultura do Brasil. Esta será minha quarta visita à feira, mas a perspectiva agora é diferente, influenciada por observações e aprendizados das visitas anteriores no setor e acompanhada das outras empresas selecionadas para a Missão: Boom Boom Books, AzuCo Publicações, SPVI BOOKS | Editora, Editora Mundaréu, Faro Editorial, Ciranda Cultural Editora e Distribuidora, Afluente Art Editora, VR Editora e Instituto Mojo de Comunicação Intercultural. O impacto de Missões internacionais, como a que será realizada na Feira do Livro de Frankfurt, vai além da imediatidade dos negócios concretizados durante o evento. Há uma propagação direta e significativa no setor cultural paulista, com projeções otimistas que apontam para a injeção de mais de R$ 500 milhões na cultura local, além da geração de, no mínimo, oito mil empregos, corroborando a essencialidade dessas 14 primeiras iniciativas. A venda de direitos de livros contemporâneos nacionais da Primavera ao exterior é uma de minhas prioridades, evidenciando a rica diversidade e originalidade de nossas obras. Clique no Leia mais para conferir a íntegra deste artigo.

PublishNews, Fernando Tavares*, 16/10/2023

Com a chegada da Audible no Brasil, a popularidade dos audiolivros no mercado editorial aumentou. Muitas editoras estão correndo para produzir seus livros neste formato, que tem ganhado a atenção do público. Em um mundo cada vez mais agitado, a conveniência de consumir conteúdo auditivo enquanto se está em trânsito ou executando outras tarefas é atraente. O áudio apresenta vantagens expressivas, especialmente em um país com índices de alfabetização desafiadores. Embora não vise substituir a leitura tradicional, amplia o acesso a conteúdos educacionais, sendo, além de tudo, um recurso valioso para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Diante da ampla gama de conteúdos disponíveis, vislumbrar a transformação de todos em audiolivros já se apresenta como uma tarefa quase impossível. Uma seleção criteriosa de títulos é necessária como corte inicial que priorize a parcela do catálogo com maior possibilidade de oferecer retorno e programas como o "WAY (We Audiobook You)", da Bookwire, com certeza ajuda muito nessa criação de catálogo inicial. Mas, e quanto aos conteúdos menos populares mas igualmente valiosos? É aqui que o audiolivro autonarrado por IA, através da tecnologia Text-To-Speech (TTS), se torna relevante. Clique no Leia mais para acessar a íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 16/10/2023

A Companhia das Letras abriu uma vaga para especialista de CRM. Para o cargo, é preciso ter graduação completa em cursos da área de exatas/tecnologia; certificação Sales force / Sales Cloud; e certificação Marketing Cloud. A pessoa contratada irá evoluir no desenho e desenvolvimento de jornadas automatizadas de Sales Cloud, com foco em ganho de performance (resultados financeiros e processamentos dos dados); mapear novos negócios e parametrizar os fluxos e processos de trabalho; desenvolver e gerar indicadores com objetivo de mensurar a qualidade e acompanhar a performance de produção; monitorar as metas diárias; desenvolver e otimizar fluxos de jornada de comunicação orientados por dados; implementar as melhores práticas e obter o máximo do Sales force Marketing Cloud da editora; cuidar do planejamento estratégico mensal; e realizar gestão de consultorias. Interessados devem se inscrever clicando aqui, até 22 de outubro.

PublishNews, Redação, 16/10/2023

A Global Editora tem uma vaga aberta para o cargo de supervisor de logística. É preciso ter superior completo e experiência em distribuidora de livros ou editora e ter conhecimento em Inventários e NFs. As principais responsabilidades da vaga incluem aprimorar a estrutura dos departamentos envolvidos para melhorar a agilidade do produto (saída e entrada) na sala da expedição; supervisionar e orientar a equipe da expedição no que condiz os produtos acabados; gerenciamento de reuniões com a equipe delegando tarefas; supervisionar os controles e relatórios dos romaneios e pedidos em carteira; elaborar estrategicamente a rota para entrega das mercadorias; e gerenciar os trabalhos da equipe no que confere a estocagem dos produtos acabados. Será responsável ainda por toda a documentação da Frota de Veículos de dentro e fora do estado de São Paulo; e manter contato direto com locadoras, despachantes, seguradora e oficinas mecânicas. Interessados devem enviar currículos para recrutamento@globaleditora.com.br.

PublishNews, Redação, 16/10/2023

A editora Morro Branco está à procura de um analista de marketing com formação em áreas correlatas e que tenha inglês avançado. As funções do cargo incluem marketing de conteúdo; produção de conteúdo para as plataformas da editora e relacionamento com influenciadores; edição de imagens e vídeos; criação de calendário e estratégia para postagem em redes sociais, com diferentes conteúdos para cada rede; programação e monitoramento de mídias sociais, incluindo análise, mensuração e acompanhamento de métricas / KPIs e criação de relatório mensal; gerar insights através de pesquisas, social listening, monitoramento e análise de mercado nacional e internacional; participação nos eventos da editora; e assessoria de imprensa. A vaga é PJ e interessados devem encaminhar currículos para contato@editoramorrobranco.com.br até 30 de outubro.

“O discurso sobre o fim do livro ou de uma cultura tradicional é coisa bem americana. Fastfood é uma porcaria, mas não acabou com a boa gastronomia.”
Milton Hatoum
Escritor brasileiro
1.
Onde estão as flores
2.
Mais esperto que o diabo
3.
Chamando atenção da sorte
4.
One Piece 3 em 1 Vol. 1
5.
A biblioteca da meia-noite
6.
Muito acima da média
7.
Café com Deus pai - 2024
8.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
9.
Sonhar alto, pensar grande
10.
Tudo é rio
O cálice dos Deuses
 
PublishNews, Redação, 13/10/2023

O Museu Casa Mário de Andrade inaugura uma semana de atividades em celebração ao aniversário do poeta e patrono do museu, que em 2023 completa 130 anos. A “Semana Mário em Foco” está programada para os dias 17, 18, 19 e 21 de outubro, com rodas de conversa ministradas por pesquisadores da obra de Mário de Andrade, além de um passeio pelo centro de São Paulo. É preciso se inscrever para participar das atividades. Organizado por Viviane Aguiar e Marcelo Tápia, coordenadora do Centro de Pesquisa e Referência e diretor do Museu Casa Mário de Andrade, respectivamente, o evento pretende retomar as diversas atuações do modernista, que, além de escritor, foi o primeiro secretário de Cultura do Brasil. A Semana Mário em Foco inicia no dia 17 de outubro, a partir das 19h, com abertura de Marcelo Tápia, seguida da atividade “Mário de Andrade, 130 anos”, ministrada por Gênese Andrade, doutora em Literatura Hispano-Americana pela USP e pós-doutora em Literatura Comparada pela Unicamp, com vasta pesquisa sobre o movimento modernista e seus expoentes. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 16/10/2023

Fabrício Carpinejar | © Diego LopesNesta terça (17), o escritor Fabrício Carpinejar será o convidado do Sempre Um Papo para conversar sobre o seu livro Manual do luto (Bertrand), que traz a superação da perda como um dos temas. O bate-papo, sob a mediação de Afonso Borges, acontece às 19h30, no Auditório da Cemig (Av. Barbacena, 1200, Santo Agostinho – Belo Horizonte / MG). Carpinejar compartilha uma perspectiva pessoal e, por vezes, otimista, sobre a dor que acompanha a perda de alguém querido. Dessa forma, o autor explora as dores que surgem a partir das inevitáveis perdas que todos enfrentamos ao longo da existência. O poeta se comunica com aqueles que estão passando pelo luto. Em Manual do luto, cada capítulo é uma carta, e cada carta, uma lição de empatia. Carpinejar aborda todas as dores do mundo, descreve as mais graves e pungentes perdas da existência: dos pais, de um amigo, de um irmão, de um filho, de um marido ou de uma esposa. Compara o luto a um trabalho incansável de poda da memória, de faxina existencial, em que toda despedida seria o equivalente a herdar um terreno para construir uma casa no local. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 16/10/2023

Nesta terça (17), às 19h, a Livraria da Travessa de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572 – Rio de Janeiro / RJ) recebe o lançamento de Coragem (Record), de Carlos Cardoso. O evento contará com sessão de autógrafos do livro uma mesa com o ensaísta, poeta, crítico e membro da ABL Antônio Carlos Secchin, e Geraldo Carneiro, poeta, letrista, dramaturgo, roteirista e também membro da ABL. Em Coragem, o Carlos evidencia sua força poética trabalhando o contraste entre a abstração e a concretude, entre afetos distintos, como também entre pensamento e visualidade – esta entendida como efeito de um trabalho que transforma o visível em imagem. No texto do posfácio do livro, a professora e pesquisadora Celia Pedrosa diz que “o trabalho poético de Carlos Cardoso, pela superação de dicotomias convencionais, alimenta algumas importantes tendências da poesia contemporânea. São elas: o reinvestimento no lirismo, força afetiva de subjetivação, que impulsiona a relação reflexiva entre um eu desacomodado e o mundo belo e violento”. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 16/10/2023

Quando a jovem Abby se inscreve em um teste de DNA por correio, a ideia era cutucar seu amigo (e crush secreto) Leo. Afinal, Abby não tinha dúvidas de quem ela era: fotógrafa ávida; escaladora de árvores propensa a lesões; melhor amiga de Leo e Connie... embora desde o Grande Incidente Constrangedor (GIC) com Leo, as coisas estejam estranhas entre eles. Mas o que ela não sabia era... ter uma irmã. Quando o teste de DNA revela que Abby tem uma irmã mais velha, e que essa irmã é simplesmente a estrela de cabelos sedosos do Instagram, Savannah Tully, fica difícil acreditar que elas sequer são do mesmo planeta – quanto mais dos mesmos pais (especialmente considerando que Savannah, rainha dos sucos verdes, é só um ano e meio mais velha que Abby). O plano de ação? Encontrar Savvy no acampamento de verão e descobrir por que os pais de Abby deram-na para adoção. Mas há complicações. Savvy é certinha demais e super bitolada. Leo é o assistente de cozinha do acampamento, e os sentimentos crescentes de Abby por ele estão incontroláveis. Para piorar, os pais de Abby têm um segredo que ameaça tudo.Best-seller do New York Times e selecionado para o Reese’s YA Book Club Winter 2021, o clube de leitura de Reese Witherspoon, Deu match (Plataforma 21, 376 pp, R$ 79,90 – Trad.: Guilherme Miranda), da autora Emma Lord, garante uma trama divertida e otimista sobre amor, amizade e amadurecimento.

PublishNews, Redação, 16/10/2023

Depois de ler e reler inúmeras fanfics, Tess Shape decidiu usar a estrutura dessas histórias para escrever um romance entre duas garotas que não são amigas e vivem quase se beijando, mas negam os sentimentos e a atração que sentem uma pela outra toda vez que essas situações acontecem. Ainda que a relação entre as personagens ganhe destaque, a trama é mais densa e convida o público jovem adulto para reflexões sobre temas complexos, como o luto e a busca pelo amadurecimento. Na obra, Penny e Tate estão sempre juntas graças a amizade épica entre as mães delas. Quando Lottie, mãe de Penny, decide doar parte do próprio fígado para Anna, mãe de Tate, que sofre com uma grave doença, elas resolvem morar juntas para se apoiarem financeiramente e durante o período de recuperação pós-cirurgia. Sem terem mais como fugir e vivendo sob o mesmo teto, Penny e Tate decidem propor uma trégua pelo bem da recuperação das mães. Em meio a esta jornada em busca de uma maneira para conviverem da melhor forma possível, elas descobrem que podem contar uma com a outra para lidarem com traumas e questões particulares. Mais que do que um romance adolescente, Seis vezes em que a gente quase ficou (e uma em que rolou) (Outro Planeta, 304 pp, R$ 69,90 – Trad.: Guilherme Miranda) é uma comovente história entre duas garotas tentando encontrar o próprio lugar no mundo e que, por acaso, durante este caminho, acabam descobrindo que o grande amor pode estar mais perto do que imaginam.

PublishNews, Redação, 16/10/2023

Antônia se meteu numa baita confusão em Eu, minha crush e minha irmã (Seguinte, 264 pp, R$ 49,90), de Bia Crespo. Ela topou um namoro de mentira com sua maior crush, Júlia. Tudo porque Júlia quer ficar mais perto de Tamires, irmã de Antônia – e a lésbica mais disputada da faculdade. Antônia não quer enganar a irmã e tem plena consciência de que Júlia está se aproveitando da situação, mas é impossível dizer "não" quando sua crush tem os olhos grandes e expressivos, o cabelo cheiroso, um sorriso radiante... Quanto mais dates falsos as duas têm, mais elas se aproximam, e Antônia pode jurar que aquela conexão é pra valer. Mas Júlia está irredutível em sua missão de conquistar Tamires, e talvez Antônia esteja perdendo a chance de se envolver com Camila, uma colega do curso de cinema que parece gostar de Antônia do jeitinho que ela é. Agora caberá a Antônia decidir até onde consegue levar essa mentira sem machucar quem ama — e o próprio coração.

PublishNews, Redação, 16/10/2023

Escrito por Babi A. Sette, O beijo da neve (Verus, 392 pp, R$ 59,90) acompanha Nina, uma jovem patinadora que ficou afastada das pistas por questões familiares. Agora, ela se vê diante do desafio de retornar às competições, dividindo seu tempo entre treinos intensos e trabalhos que paguem as contas. As coisas ficam ainda mais complicadas quando o patinador olímpico Elyan Kane ― um cara frio e intenso, que desapareceu por cinco anos, após a morte trágica de sua parceira no esporte ―, surge com uma proposta irrecusável para Nina. O que Elyan não sabe ― e, se depender de Nina e dos deuses hindus e irlandeses de suas avós, nunca saberá ― é que na adolescência ela nutria uma paixão platônica por ele. E que o primeiro encontro entre os dois resultou em uma enorme desilusão para a garota. Apesar das emoções conflitantes, Nina não pode perder a oportunidade de perseguir seus sonhos na patinação, mesmo que isso signifique lidar com a presença irritante de Elyan e com aqueles olhares longos e penetrantes, que vêm fazendo uma bagunça em seu coração. Entre as auroras boreais do Canadá, um castelo com fama de mal-assombrado e as pistas de patinação, eles enfrentarão obstáculos, medos e sentimentos contraditórios. E tentarão provar que a paixão ― pela patinação e talvez por alguém que está bem ao lado ― pode superar qualquer adversidade.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.