Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 18/09/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 18/09/2023

Estande do Brasil em 2022 | © DivulgaçãoA Feira do Livro de Frankfurt está a exatamente um mês de iniciar a sua 75ª edição e mais uma vez contará com uma participação brasileira de peso. O Brazilian Publishers (BP) levará para a Feira 24 editoras e espera superar em pelo menos 10% o desempenho do ano passado, considerando o "aquecimento do mercado editorial". Na ocasião, as 21 empresas que participaram do maior evento do mercado editorial movimentaram US$ 928 mil em novos negócios. Participam da feira em 2023, no âmbito do programa: Cedic International Inc., Faro Editorial, Ciranda Cultural, Girassol, UNESP, Ôzé Editora, Viajante do Tempo, Editora Pé da Letra, Callis, Global, Árvore, Grupo Online, Mil Caramiolas, Senac, Edusp, VR Editora, Clube de Autores, Pergunta Fixar, Lux, Prêmio Destaque Nordeste, Sesc, Ronaldo Andrade, Melhoramentos e Todavia. Na programação, a CBL realiza, no dia 18 de outubro, o matchmaking com empresas convidadas de diversos países. Ao todo, 22 empresas estarão presentes no estande, localizado no Hall 5.0 / A146. No dia 19, ocorre o já tradicional Caipirinha Hour. Na ocasião, os visitantes da feira que passarem pelo estande da CBL poderão saborear o famoso drink brasileiro, e cerveja, oferecida em parceria com a MVB. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 18/09/2023

Nesta semana, o Podcast do PublishNews apresenta o segundo painel que o PN apresentou no Rio International Publishers Summit, encontro voltado para profissionais do mercado editorial na Bienal do Livro Rio. O painel discutiu se "O livro é mesmo caro no Brasil". Em julho, uma série de tuítes do comunicador e empresário Felipe Neto reacendeu uma discussão já antiga no Brasil, sobre o preço do livro no país. O influenciador escreveu: “Aqui é uma mistura de ganância com burrice que transforma o livro em item de elite. Isso precisa mudar”. Popular como é, Neto fez o assunto ganhar repercussão novamente. As mensagens ensejaram de comentários acalorados no Twitter a textos na imprensa e movimentações políticas em Brasília. Mas, afinal, o livro é mesmo caro por aqui? Antes de responder, é preciso conhecer os componentes do seu preço (mão de obra envolvida no processo editorial, impressão, distribuição, consignação etc), condições de leitura e letramento no Brasil, e outras particularidades do setor. Os convidados foram André Conti (Todavia), Lizandra Magon (Jandaira), Mariana Bueno (Nielsen Book) e a mesa foi apresentada por Guilherme Sobota (editor-chefe do PublishNews). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 18/09/2023

A escritora Conceição Evaristo é a vencedora do Prêmio Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato de 2023, organizado pela União Brasileira de Escritores (UBE). O anúncio foi feito no sábado (16). Evaristo, que publicou em 2022 o livro Canção para ninar menino grande (Pallas), concorreu com a escritora Maria Vilani, a jornalista e escritora Marilene Felinto, o músico e escritor Martinho da Vila e o escritor Pedro Bandeira. A votação foi realizada de maneira online pelas sócias e sócios da UBE. No livro, a vencedora do Juca Pato narra as relações amorosas de mulheres negras com o personagem Fio Jasmim e a rede de afetos decorrente dessas relações. Em 2022, o vencedor foi o Padre Júlio Lancellotti, que publicou no ano anterior o livro Tinha uma pedra no meio do caminho (Matrioska Editora), obra em que relata sua experiência com moradores de rua. Ele dará o troféu nas mãos de Evaristo este ano. O Troféu Juca Pato é dado à personalidade que, havendo publicado livro no Brasil no ano anterior, tenha se destacado, pelo conjunto da sua obra, em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do País, na defesa dos valores democráticos e republicanos. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 18/09/2023

A Folha de S. Paulo fez uma matéria sobre a literatura infantil produzida por escritores quilombolas, e sobre como essa produção ajuda na identificação dos pequenos leitores. O jornal também entrevistou a escritora Lilia Guerra, autora de O céu para os bastardos (Todavia), novo romance protagonizado por uma faxineira. O jornal também noticiou que a Companhia das Letras vai reeditar a obra de Moacyr Scliar. O Estadão escreveu sobre uma nova tendência entre as influenciadoras de moda na web: posar para fotos, às vezes até publicidades, com livros. O Globo visitou a Livraria Berinjela, no centro do Rio, com o autor Valter Hugo Mãe; e resenhou o livro Águas-vivas não têm ouvidos (Fósforo), de Adèle Rosenfeld. No Jornal do Commercio, a polêmica do governo Raquel Lyra que previa a realização de uma feira literária, com R$ 52 milhões de recursos públicos com dispensa de licitação. A Coluna Literária também entrevistou Alexandre Martins Fontes sobre o seu recente manifesto de apoio às livrarias, publicado pelo PublishNews. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 18/09/2023

Ainda em tempo: Uma temporada no Congo (Temporal), de Aimé Césaire – traduzido por João Vicente, Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani e Maria da Glória Magalhães dos Reis – foi o ganhador do II Prêmio de Tradução da Embaixada da França no Brasil. O livro vencedor, publicado no Brasil pela editora Temporal, foi anunciado em cerimônia na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro no final de agosto. Depois do sucesso da primeira edição do Prêmio, que marcou os 30 anos do Programa Carlos Drummond de Andrade de apoio à tradução no Brasil, a Embaixada da França no Brasil e um júri de profissionais da tradução do francês para o português anunciaram o ganhador dessa segunda edição. O júri, composto de Luciene Guimarães de Oliveira, Henrique Provinzano Amaral e Emilie Audigier, concordou em premiar Uma temporada no Congo. Não somente o júri entendeu que a tradução desse texto, de um gênero desafiador, é excelente, como também destacou o grande cuidado editorial da edição brasileira. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Henrique Rodrigues, 18/09/2023

Estamos todos celebrando o sucesso que foi a edição comemorativa da Bienal do Livro Rio. Aos 40 anos, o evento fez dos três pavilhões do Riocentro um entusiasmado formigueiro de gente. Foram muitos recordes, com 5,5 milhões de exemplares vendidos e um público composto por mais de 600 mil pessoas. É coisa pacas. A programação cultural foi um show à parte, democraticamente cobrindo todos os gostos e segmentos das manifestações literárias: do pop à ABL, dos best-sellers de qualidade duvidosa aos premiados que poucos leem, dos iniciantes aos consagrados, das estrelas globais aos professores e bibliotecários que, quase invisivelmente, batalham pela leitura todos os dias. Aliás, tive uma experiência muito feliz quando, ao participar do Café Literário na mesa “Os livros que me (trans)formaram”, vi na plateia a professora da rede pública que, há mais de três décadas, dissera que eu poderia sim ser escritor quando crescesse. Chamei-a ao palco para receber as merecidas palmas da plateia, uma vez que, se os livros me transformaram e ajudaram a contrariar as estatísticas, foi pelas mãos dos professores. E choramos todos juntos. Há todo um movimento bem forte para dar vez e voz literária a pretos, pardos e pobres, assunto que é tão importante que vou me dedicar a ele na próxima coluna. Antes de continuar, deixo duas críticas sobre pontos recorrentes. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta coluna.

PublishNews, Redação, 18/09/2023

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) divulgou a segunda autora brasileira – e a quinta mulher – confirmada na sua 21ª edição, marcada para ocorrer de 22 e 26 de novembro de 2023. Carla Akotirene é doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia, e tem se firmado como uma importante voz no debate público a partir de seus estudos sobre temas como feminismo negro, racismo estrutural, equidade de gênero e interseccionalidade. O primeiro livro publicado pela autora baiana, O que é interseccionalidade?, faz parte da Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro. Na obra, Carla traz de maneira didática a noção de como cada pessoa está submetida a vivências e intersecções, a partir de uma reflexão que parte do ponto de vista da mulher negra. Ó Paí, Prezada! Racismo e sexismo institucionais tomando bonde nas penitenciárias femininas (Jandaíra), sua segunda publicação, é fruto da dissertação de mestrado apresentada à Universidade Federal da Bahia. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 18/09/2023

© Nik Neves Entre esta segunda e terça-feira (18 e 19), a Companhia das Letras estará aberta para submissão de originais. A editora aceitará até 500 originais, sendo 250 por dia e será permitido o envio de apenas uma obra por pessoa, sob o risco de anulação da inscrição se esta regra não for cumprida. A avaliação leva em conta diversos critérios. O de maior peso, segundo a editora, é o da qualidade do texto, mas outros fatores são considerados e podem tornar-se decisivos para a aprovação ou a recusa de um livro, como a compatibilidade da obra com a linha editorial com os selos. Para saber mais sobre regras, formatos e prazos, clique aqui.

“Os melhores livros são aqueles que os leitores gostariam de ter escrito.”
Blaise Pascal
Físico e matemático francês (1623-1662)
1.
O Deus que destrói sonhos
2.
Onde estão as flores
3.
Nunca foi segredo
4.
A era da criptoeconomia
5.
É assim que começa
6.
A biblioteca da meia-noite
7.
É assim que acaba
8.
Imperfeitos
9.
Café com Deus pai
10.
A garota do lago
 
PublishNews, Redação, 18/09/2023

Desde 2016 a Editora Labrador vem construindo uma história de referência no mercado editorial brasileiro de autopublicação. Sete anos e algumas centenas de publicações depois, a editora sentiu a necessidade de dar um salto e agora anuncia uma mudança visual que busca reforçar o posicionamento estratégico da marca. O mascote labrador cresceu e se apresenta agora com "uma postura elegante, determinada e focada, transmitindo maturidade e confiança". “Estamos empolgados em revelar nossa nova identidade visual”, diz Daniel Pinsky, fundador da Editora Labrador. “Desde o primeiro dia o que nos guia são os valores da Labrador: paixão por livros, sinceridade, excelência, disciplina, ambiente positivo de trabalho e foco. Esse novo momento celebra não apenas nossa trajetória, mas também nos projeta para o futuro, à medida que continuamos a ampliar nossos horizontes”. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 18/09/2023

A Sharjah Book Authority (SBA) anunciou a data e programação da 13ª edição da Conferência Anual de Editores da Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF). Programado para ser realizado de 29 a 31 de outubro, no Sharjah Expo Centre, evento servirá como ponto de encontro global para editores, distribuidores e especialistas em livros vindos de 101 países diferentes. Notavelmente, sete destas nações – Benim, Costa do Marfim, República Checa, Maurícias, Paraguai, Burkina Faso e Zaire – estarão pela primeira vez na conferência que contará ainda com diversos especialistas do setor que se aprofundarão nos últimos desenvolvimentos e desafios da indústria editorial. Nesta edição, a SBA introduziu uma transformação significativa no formato da conferência, afastando-se do modelo convencional de seminários e diálogos para abraçar workshops profissionais dinâmicos. A agenda da conferência abordará temas, entre eles, os mecanismos e oportunidades na publicação digital e na produção de audiolivros. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 18/09/2023

A União Brasileira de Escritores anunciou que o Prêmio UBE de Literatura – Concurso de Contos Anna Maria Martins está com inscrições abertas. O tema é livre e o texto deverá ter no máximo 20 mil caracteres. Interessados podem se inscrever até 13 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 50, para não associados à UBE, e de R$ 25 para associados. O galardão pretende promover e valorizar a cultura e estimular a produção literária, bem como reconhecer o trabalho de autoras e autores nacionais, estreantes ou não. Podem participar autores brasileiros maiores de 18 anos, residentes ou não no Brasil, sócios e não sócios da UBE. O prêmio será a publicação de 15 contos, selecionados pela Comissão Julgadora, na Antologia Prêmio Anna Maria Martins – UBE 2023, acompanhados da biografia de cada autor/a, com destaque para os três primeiros colocados. O edital completo você confere clicando aqui.

PublishNews, Redação, 18/09/2023

Bioy & Borges (Companhia das Letras, 536 pp, R$ 149,90 – Trad.: Maria Paula Gurgel Ribeiro e Josely Vianna Baptista) reúne todos os romances, contos, crônicas e textos esparsos que os argentinos Adolfo Bioy Casares e Jorge Luis Borges escreveram juntos durante meio século. É o registro da mais emblemática parceria da história da literatura e, sobretudo, a história de uma amizade intensa. Quando se conheceram, no início da década de 1930, Bioy tinha 17 anos, e Borges, pouco mais de 30. Borges conta que um dos principais acontecimentos de sua vida foi o início dessa relação. A partir de então, e por muito tempo, passaram a se encontrar quase que diariamente para discutir textos, inventar e aperfeiçoar personagens e tramas. Bioy escrevia e ambos debatiam o enredo, norteados por uma série de regras: oralidade triunfante, propostas alternadas, exigência mútua, direito permanente de veto, prioridade ao jogo e ao prazer. “Começamos a escrever”, diz Borges, “de um jeito que não se parecia nem a Bioy nem a Borges. Criamos entre os dois um terceiro personagem que só existe quando estamos conversando”. Com posfácios de Davi Arrigucci Jr., Júlio Pimentel Pinto e Michel Lafon, este livro é uma ode à cumplicidade de dois dos autores mais extraordinários das letras mundiais. Uma obra-prima a ser descoberta e redescoberta.

PublishNews, Redação, 18/09/2023

Na Paris ocupada por Hitler, enquanto os moradores locais vão para a cama famintos e derrotados pela guerra, a música e o riso ecoam pela porta de um pequeno restaurante, lotado de soldados alemães. Marianne, a proprietária, se movimenta com os pés cansados entre as mesas cheias, carregando pratos quentes para os oficiais inimigos. Seu sorriso é reluzente, todos são bem-vindos. Ninguém desconfia do ódio que ela esconde em seu coração. Em uma noite, o restaurante fecha as portas pela última vez. Na manhã seguinte, as janelas amanhecem riscadas com as palavras “traidora e assassina”. E Marianne desaparece sem deixar vestígios… Anos mais tarde, a neta de Marianne, Sabine, está parada sob o toldo verde desbotado, com uma pesada chave de bronze na mão, olhando para o velho restaurante herdado da avó que ela nunca conheceu. Sabine tem muitas perguntas sobre si mesma. Talvez ali possa encontrar algumas respostas, mas ela sabe que não é bem-vinda. Marianne era odiada pelos moradores e Sabine descobre que a avó fora acusada pela tragédia que assombrava o restaurante. Dividida entre deixar para trás o legado familiar sombrio e investigar o passado, a jovem começa a se questionar: o que aconteceu com Marianne depois daquela noite? Como esses acontecimentos mudaram os rumos da família? Escrito por Lily Graham, O último restaurante de Paris (Gutenberg, 304 pp, R$ 59,80 – Trad.: Eliza Nazarian) é uma história sobre amor, resiliência e sacrifício na Paris ocupada pelos nazistas, quando uma jovem corajosa arrisca tudo para salvar as vidas daqueles ao seu redor.

PublishNews, Redação, 18/09/2023

Em Nós dois sozinhos no éter (Intrínseca, 336 pp, R$ 49,90 – Trad.: Carlos César da Silva), novo livro da autora best-seller Olivie Blake – conhecida pelo sucesso do TikTok A sociedade de Atlas – duas pessoas se encontram por acaso no Instituto de Arte de Chicago. A partir desse momento, Aldo Damiani e Charlotte Regan têm dificuldade de ficar longe um do outro. Ele é um teórico antissocial que mantém a mente ocupada com cálculos sobre viagem no tempo e abelhas. Para Aldo, o mundo é caótico e perturbador. Então, ele constrói rotinas, regras e fórmulas. Ela é uma falsificadora de arte que prefere mentiras a verdades. Para Regan, todas as pessoas são previsíveis e entediantes. Ela lida com o tédio da existência tomando decisões impulsivas. Quando os caminhos dos dois se cruzam, eles ficam intrigados pela mente um do outro. Decidem ter apenas seis conversas, como as seis pontas de um hexágono, antes de se separarem outra vez. Porém, a colisão de suas personalidades leva a uma paixão que às vezes parece um encaixe perfeito e às vezes um desastre capaz de eliminar qualquer vestígio de estabilidade em suas vidas. Uma leitura intensa e honesta, Nós dois sozinhos no éter traz uma reflexão profunda sobre vulnerabilidade, a natureza do amor e a complexidade de nos relacionarmos quando tudo dentro de nós está ruindo.

PublishNews, Redação, 18/09/2023

Em um futuro próximo, quando os idosos vivem quase para sempre e o resto das pessoas morre ainda jovem, um homem luta para manter vivo seu querido bisneto. Os únicos seres vivos selvagens que restam são aranhas e corvos. A linguagem também começou lentamente a desaparecer. A vida útil das palavras parece ter diminuído: elas saem de moda depressa e não são substituídas. Os homens agora passam pela menopausa. As crianças ficam tão debilitadas que os pediatras, tomados de desalento e exaustão, começam a se matar. É esse cenário que Yoko Tawada traça na obra As últimas crianças de Tóquio (Todavia, 144 pp, R$ 72,90 – Trad.: Satomi Takano Kitahara), uma narrativa em que o amor familiar pode vencer a devastação da humanidade. Tawada escreve em japonês e alemão e já publicou diversos livros — romances, poemas, peças teatrais e ensaios – entre eles, Memórias de um urso-polar.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.