Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 31/08/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 31/08/2023

A Convenção Nacional de Livrarias, realizada pela ANL, iniciou sua 31ª edição nesta quarta-feira (30), ocupando a sede da Academia Brasileira de Letras e recebendo cerca de 300 livreiros, editores e profissionais do ramo interessados em ouvir ideias e estratégias criativas para impulsionar o mercado nacional e também celebrar a resiliência do setor. A primeira mesa do dia começou abordando a importância da Lei Cortez. Mediada por Alexandre Martins Fontes, diretor da Livraria Martins Fontes, a conversa seguiu com a intenção de saber o que pode ser feito para a aprovação da lei sair. “Precisamos, definitivamente, de uma indústria, um mercado mais forte, e isso passa, na minha visão, pela aprovação da Lei Cortez”, disse. A unanimidade entre os participantes do painel – Sevani Matos (CBL), João Scortecci (Abigraf-SP), Dante Cid (SNEL) e Marcus Teles (ANL) – foi sobre a questão da opinião pública. “Temos uma questão cultural de achar que o livro tem que ter desconto. Então, parte do trabalho é no marketing, de mostrar que o livro é um produto que tem muito valor”, comentou Sevani. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta matéria e detalhes do primeiro dia de Convenção.

PublishNews, Dante Cid*, 31/08/2023

Dois mil e vinte dois estava quase virando história quando um tsunami chegou na praia da informação. Em poucos dias, a “inteligência” que para muitos parecia distante, naturalizou-se na rotina de quem produz conteúdo, pesquisa e até arte. Quebrando um recorde atrás do outro, o ChatGPT deu largada para uma corrida que aparenta não ter um ponto de chegada. É neste mundo ainda árido de “inteligências artificiais” que a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro chega aos seus 40 anos de existência. Tão carioca como o samba da centenária Portela, o mate da praia e o biscoito de polvilho, a Bienal toma posse da sua posição de vanguarda e questiona: O que a Inteligência Artificial não tem – ou ainda não tem – e que nós, humanos, temos – ou ainda não perdemos? Ousamos dizer que o currículo bem fundamentado de 21 edições ininterruptas, milhares de autores, incontáveis histórias e leitores nos credencia a ter uma resposta: O coração. Clique no Leia Mais para ler o artigo na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/08/2023

Foi durante o período de isolamento, em 2020, que Vítor diCastro, influenciador e empresário, explodiu nas redes sociais e começou a traçar mais planos para sua trajetória profissional. Formado em Artes Cênicas com especialização em Humor, Vítor encontrou no YouTube um espaço para expor seu trabalho, mesclando astrologia e assuntos voltados para a comunidade LGBTQIA+. O trabalho o fez publicar o livro Deboche astral: O manual astrológico para línguas afiadas (Planeta). Vitor participa, na Bienal do Livro Rio, da mesa “Nas estrelas e nas cartas”, dia 8 de setembro, no Espaço Palavra-Chave, às 15h, ao lado de Madama Brona e Maína Mello. Depois, ele receberá os fãs em uma sessão de autógrafos das 16h30 às 18h30. O PublishNews perguntou a Vitor diCastro o que ele está lendo, e esta foi a resposta: "Estou lendo PageBoy (Intrínseca), de Elliot Page, onde ele conta de maneira muito sensível todo o seu processo de descoberta e transição, ideal pra nos fazer refletir sobre a transexualidade (...)". Clique no Leia mais para ler a resposta na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/08/2023

A Estante Virtual participa pela primeira vez da Bienal do Livro Rio, que começa nesta sexta-feira (1º), no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O estande da empresa terá uma atividade interativa especial: uma máquina de garras, como aquelas de capturar pelúcia, típicas de parques de diversão, mas com o objetivo de resgatar livros. Durante os 10 dias de evento, o poeta Ithalo Furtado vai interagir com o público e escrever poesias personalizadas, com a performance “Escuto histórias, Escrevo poemas”. Para quem gosta e acompanha os influenciadores literários, também é o momento de se encontrar com alguns deles. No dia 1º de setembro, a booktuber Tatiany Leite, colunista do PublishNews e criadora do canal “Vá ler um livro”, convida os leitores a um bate-papo no estande, às 16h. Os livreiros também não ficaram de fora do espaço: a Estante Virtual preparou um mural temático em homenagem a alguns dos pequenos vendedores que fazem parte dessa rede de apaixonados por livros. O estande ficará no Pavilhão Laranja, entre os dias 1º a 10 de setembro, das 9h às 21h. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/08/2023

Editora Senac Rio leva obras para Bienal @ Adriano IshibashiA Editora Senac Rio marca presença na Bienal do Livro Rio 2023, a ser realizada entre os dias 1 e 10 de setembro, no Riocentro. Além das obras de seu catálogo, que inclui novos lançamentos, estarão expostas as das editoras Senac CE, DF e SP. Todos os livros do estande terão descontos especiais de 30% durante o evento, e os visitantes que efetuarem compras acima de R$ 100 concorrerão a brindes. O ingresso para a Bienal pode ser adquirido no site. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/08/2023

Com pouco mais de 10 anos no mercado, a editora Valentina chega à sua quinta Bienal do Livro Rio com um catálogo variado nas áreas de ficção e não ficção vendidos a um preço fixo no estande, e uma autora nacional LGBTQIAP+ na programação oficial do evento – Cris Soares, que participa da mesa "Clichê sim, com orgulho", sobre representatividade nos romances contemporâneos, no espaço Palavra-Chave no dia 7/09, às 17h. Entre os lançamentos da editora para a feira, está A história da Europa para quem tem pressa, 15º título da coleção História Para Quem Tem Pressa, carro-chefe do catálogo de não ficção da editora, com obras informativas e acessíveis sobre temas diversos. Entre as novidades literárias, o recém-lançado Antes que o café esfrie 2 dá sequência ao bestseller de Toshikazu Kawaguchi, 10º lugar na categoria Ficção da Lista de Mais Vendidos do PublishNews desta semana, sobre um pequeno café numa ruazinha de Tóquio onde é possível viajar no tempo. O estande conta com um nicho instagramável que reproduz o cenário dos livros com a mesa, cadeiras, xícaras e o bule prateado da história onde o público poderá se sentir dentro do café Funiculì Funiculà!. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/08/2023

Entre 1º e 10 de setembro, a cidade do Rio de Janeiro sedia a 21ª Bienal Internacional do Livro, no Riocentro, na Barra da Tijuca. Esta edição marca os 40 anos da realização do evento, um dos mais importantes da capital fluminense. Nos 10 dias de programação, todo o catálogo da PAULUS estará com 20% de desconto para os clientes que adquirirem os livros diretamente no estande na Bienal. Segundo os organizadores, estão previstos mais de 600 mil visitantes, 300 convidados nacionais e internacionais, 500 marcas e 200 horas de conteúdo. Unida à cadeia do livro, a PAULUS Editora estará no estande localizado na Rua S, número 15. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews+, Redação, 31/10/2023

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 15 a 21 de outubro de 2023. Estão entre as novidades o livro 50 poemas macabros (Companhia das Letras), de Vinicius de Moraes; Di Cavalcanti: modernista popular (Companhia das Letras), livro no qual Marcelo Bortoloti conta de um dos grandes ícones do modernismo brasileiro; Olhos vazios (Faro Editorial), novo thriller de Charlie Donlea; e Pelo buraco da fechadura (Geração Editorial), de Mario Prata. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

“A censura não presta para nada, já se sabe. Mas o bom escritor deve convencer até os censores.”
Gabriel García Márquez
Escritor colombiano (1927-2014)
1.
Chega de ser empresidiário
2.
A arte da comunicação de impacto
3.
Supersono
4.
Onde estão as flores
5.
Nunca foi segredo
6.
Café com Deus pai
7.
A biblioteca da meia-noite
8.
Mais esperto que o diabo
9.
É assim que acaba
10.
Tudo é rio
 
PublishNews, Redação, 31/08/2023

A editora Aleph está com uma vaga de estágio aberta para a área editorial. É preciso cursar até o 6º período da graduação de qualquer área. A pessoa contratada dará ajudará com a leitura e assinatura de contratos, com as revisões de textos, pedido de ISBN e ficha catalográfica, e envios de livros. Poderá também dar assistência na leitura de originais, em questões gráficas, e em tarefas diárias do editorial. O modelo de trabalho é híbrido e os interessados podem se cadastrar para a vaga preenchendo o formulário - clicando aqui -, até 15 de setembro.

PublishNews, Redação, 31/08/2023

Maurício de Sousa @ Caio GallucciMauricio de Sousa será homenageado com o Prêmio Personalidade da Comunicação, concedido pelos profissionais de Comunicação Corporativa que estarão reunidos no Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, nesta quinta-feira (31). A cerimônia de premiação será realizada no Teatro da Unibes Cultural, em São Paulo (Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo / SP), a partir das 18h30. A homenagem, pela relevante contribuição à Comunicação e ao Jornalismo Brasileiros, coincide com as celebrações dos 60 anos da personagem Mônica, criada em março de 1963 e que, desde então, se tornou um ícone no País. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/08/2023

Combinando neurociência com uma narrativa ágil e envolvente, o jornalista David Robson nos convida para um passeio pelas mais modernas pesquisas científicas que apontam que nossas expectativas moldam nossa experiência e nos leva a mergulhar profundamente nas muitas áreas da vida afetadas por essa mentalidade. Em O lado bom das expectativas (Vestígio, 336 pp, R$ 74,90 – Trad.: Renato Marques), Robson nos apresenta as ideias fundamentais de que precisamos para fortalecer nossas condições físicas e emocionais, melhorar a produtividade, reforçar nossa inteligência e conquistar a felicidade. São habilidades fáceis de incorporar ao dia a dia e que vão nos ajudar no caminho para nos tornarmos a pessoa que queremos ser e levar a vida que queremos viver. "Este é um livro fascinante e transformador. Você não pode se dar ao luxo de não lê-lo", diz Nigella Lawson, chef, apresentadora de televisão e jornalista britânica. "Como David Robson deixa claro neste convincente livro, a maneira como pensamos sobre o mundo pode moldar profundamente a forma como lidamos com ele".

PublishNews, Redação, 31/08/2023

Um dos livros de desenvolvimento pessoal mais influentes da era moderna, O poder do pensamento positivo (Cultrix, 334 pp, R$ 65 – Trad.: Leonidas Gontijo de Carvalho, Marcelo Brandão Cipolla), acaba de ganhar uma nova edição comentada por Hasan Abdullah Ismaik, considerado pela revista Forbes o terceiro bilionário mais jovem do Oriente Médio. Ismaik atualiza e moderniza a obra de 1952 que já vendeu mais de 24 milhões de livros no mundo todo. Traduzido para mais de 42 idiomas, O poder do pensamento positivo, escrito por Norman Vincent Peale, deu origem a todo um gênero de literatura de autoajuda, passando a ser fonte de inspiração para muitas pessoas, inclusive para autores envolvidos com a Lei da Atração, propagada no livro e documentário O segredo. Seu principal conceito é de que nossos pensamentos e sentimentos determinam nossas ações e que nossa vida pode ser transformada pela positividade. Por se tratar de um texto atemporal, atraiu a atenção de Ismaik e chega ao mercado novamente com a proposta de aumentar seu alcance para as novas gerações. Para vencer a negatividade, Peale citava afirmações tiradas da Bíblia cristã. Contudo, Hasan Abdullah Ismaik, depois de estudar as três bíblias (cristã, judaica e islâmica), reconheceu de imediato a proximidade que havia entre as passagens selecionadas pelo autor com os demais textos bíblicos. Essa ideia inspirou esta edição expandida e comentada à qual foram acrescentadas citações análogas do Alcorão e da Bíblia Hebraica. “O pensamento positivo tal qual o reverendo Peale o definiu, transcende o mero otimismo. Suas ideias me chamaram a atenção por serem muito parecidas com as minhas. Para mim, a positividade é uma força que nos move a viver plenamente, a dominar nosso mundo, interior e exterior, e a reconstruí-lo para deixá-lo melhor que o encontramos. Ele é uma energia”, afirma Ismaik.

PublishNews, Redação, 31/08/2023

A autora Gabie Fernandes reúne mais de 2,5 milhões de seguidores nas redes socais, direciona o olhar para o término das relações na obra Fim: para onde vão os finais felizes, (Academia, 160 pp, R$ 54,90). Com ilustrações do artista catarinense Nestor Jr, a obra é composta por várias histórias curtas, leves e bem-humoradas que tratam do poder libertador do fim. A ideia do livro surgiu em uma noite em que a autora estava indo encontrar uma amiga que sofria por um término recente de relacionamento. Na viagem de volta para casa, ela foi surpreendida pela história de divórcio do motorista que estava inconsolável. Depois de algumas horas de conversa, contatos trocados e palavras de consolo, Gabie Fernandes notou que não bastava apenas falar do amor, precisava dialogar sobre o antagonista: o desamor. Assim, a autora, que passou por um término recente, reuniu as histórias pessoais e as que foram compartilhadas com ela ao longo dos anos para ilustrar que o desamor não é realmente o final, mas sim o início de algo novo e poderoso.

PublishNews, Redação, 31/08/2023

Quando temos preocupações excessivas e passamos a encarar ocorrências normais como ameaças, a ansiedade perde sua função protetora e se torna patológica, originando doenças mentais e físicas. E é com essa realidade que milhões de pessoas convivem hoje. Acreditando que é possível tratar a ansiedade por meios naturais – e as dores crônicas ocasionadas por ela –, dr. Shira criou o método serenidade do samurai para resgatar o equilíbrio entre mente e corpo com a sabedoria do shiatsu e livre de medicamentos. Em Serenidade para quem tem ansiedade (Gente, 160 pp, R$ 59,90), ele explica o que aprendeu durante os anos trabalhando com pacientes dos mais diversos tipos e mostra práticas que ajudarão o leitor a conhecer o próprio corpo e ganhar a capacidade de lidar com problemas de forma equilibrada e saudável, alcançando a tão desejada serenidade.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.