Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 04/08/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 04/08/2023

O segundo dia do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos tratou de abordar cada um dos elos da cadeia do livro, com painéis que, acima de tudo, pudessem dar dicas e novas ideias para os presentes. O evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro termina nesta sexta-feira (4). A programação da terça (3) se iniciou com Mel Griffin, proprietária da Livraria Griffin Books – vencedora do British Book Award – em participação virtual. Com nove anos de história, a livraria independente de 45 m² e um estoque de 5 mil livros conseguiu engajar a comunidade ao seu redor e implementou diversos projetos para mudar o conceito de livraria. Trabalhar com cópias assinadas e edições especiais, oferecer vouchers para os clientes, serviços de assinatura, realizar eventos – internos e externos, e contar com a presença de autores sempre que possível são só algumas das ações realizadas pela Griffin. Outro painel didático falou sobre metadados, abordando os tipos e melhores práticas para que seu livro venda mais. Cristiane Martins, gerente de produto, e Priscila Xavier, analista de suporte sênior, ambas da MVB Brasil, deram uma aula detalhada para comprovar que livros com metadados completos e padronizados vendem mais que livros com metadados menos completos. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Guilherme Sobota, 04/08/2023

O nome de Renato Feder foi presença central no noticiário dos últimos dias por conta da decisão do governo do Estado de São Paulo de se retirar do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Agora, Feder – secretário de educação do Estado – aparece pela primeira vez e com grande destaque na Lista de Mais Vendidos do PublishNews desta sexta-feira (4): seu livro Educação para o futuro (Gente) estreia em segundo lugar geral na Lista. Na obra, segundo a editora, o autor revela os bastidores do seu trabalho na Secretaria de Educação do Paraná e mostra os pilares da sua "gestão educacional focada em resultados". Na quinta-feira (3), o Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito para investigar possíveis violações de princípios constitucionais na decisão do governo do Estado. No topo da Lista de Mais Vendidos, permanece 7+1 passos para conquistar o que mais sonhou (Gente), de Luiz Hota. A Lista desta semana apresenta no total 15 novos livros nas diferentes categorias, com um desempenho fora do comum do Grupo Editorial Alta Books: são 11 novos títulos na lista e um segundo lugar no ranking das editoras, atrás apenas do Grupo Editorial Record, que lidera o ranking semanal, com 15 títulos. Clique no Leia mais para conhecer todas as novidades.

PublishNews, Beatriz Sardinha, 04/08/2023

Luiz Antonio de Assis Brasil @ Carol BrenckA nova editora Zain chega ao mercado editorial com a expectativa de trazer o mundo da música para dentro dos livros. O lançamento da primeira obra da editora – Leopold - uma novela, de Luiz Antonio de Assis Brasil – será neste domingo, dia 6 de agosto, às 11 horas, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo / SP). O PublishNews entrevistou Leonardo Silva, idealizador da editora e premiado compositor. Além de Leopold – uma novela, a editora chega também com Todas as manhãs do mundo, de Pascal Quignard, livro sobre as relações entre música e literatura na escrita criativa de ficção. "Pode causar um estranhamento de início para quem acha que a editora teria livros ‘só de música’, mas é um campo super vasto e com muito material, o próprio Machado de Assis tem muita produção de música”, comenta Leonardo. Mas o músico acredita que certamente há uma demanda no mercado editorial para a Zain a partir, inclusive, de uma “carência de uma representação das obras ‘mais técnicas’ no Brasil” – ele pontua que diversas outras editoras têm sim livros que falam sobre música, mas em meio a tantos outros temas. Ele também destaca a presença constante nos últimos tempos da biografia de Rita Lee nas listas de mais vendidos. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 03/08/2023

O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil para investigar a decisão da Secretaria de Educação do Estado de sair do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2024). O inquérito dá um prazo de 10 dias para a Secretaria responder diversas questões pertinentes ao processo, como esclarecer se houve consulta a órgãos de gestão da educação, se foi estudado o cumprimento do Plano Estadual de Educação e para informar os custos para produção do material didático que será utilizado pelo governo. A peça inicial cita possíveis violações a princípios constitucionais, como gestão democrática do ensino público, obrigação do Estado de fornecer material didático, liberdade de ensinar, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, planejamento das políticas públicas educacionais, entre outros. O inquérito também considera que a decisão terá impacto no orçamento da Secretaria e verifica a necessidade de apurar se os novos materias "equivalem aos do PNLD em termos de qualidade, processos de análise qualitativa de produção, escolha, avaliação e preço unitário". O MP também destaca a iminência da abertura dos prazos para que as escolas realizem a escolha do material didático via PNLD – há uma preocupação de que se esse prazo se esgotar, não haja mais possibilidade de São Paulo voltar ao programa. A expectativa é de que o Ministério da Educação abra o processo nas próximas semanas. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 04/08/2023

Lula Marques @ Agência BrasilO Globo noticiou algumas as críticas feitas ao Ministério da Cultura após o convite da pasta para que servidoras façam parte do júri do Prêmio Carolina Maria de Jesus, sem o recebimento de remuneração. Outro assunto de destaque da semana foi a decisão do governo estadual de abolir livros físicos nas escolas estaduais a partir do sexto ano. Nesta sexta (4), na Folha, duas novidades: a Associação de Autores de Livros Escolares (Abrale) avaliou o material didático do governo de SP como "raso e pouco confiável"; e a notícia de que o MEC vai cobrar governo Tarcísio sobre livros comprados e prevê confusão na rede de SP. Michel Alcoforado usou sua coluna na CBN para falar sobre os impactos da decisão no aprendizado dos jovens e, no Estadão o editorial A incrível educação que dispensa livros' criticou fortemente a decisão. No Estado de Minas, o relato da história de Ana Cecilia Impellizieri Martins, jornalista, pesquisadora e editora, que em 2015 decidiu fundar a editora Bazar do Tempo. Também no EM, a novidade dos audiolivros de Annie Ernaux para o Brasil na voz da atriz Isabel Teixeira. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 04/08/2023

A Buzz Editora está com uma vaga aberta para analista editorial pleno. É preciso ter ensino superior completo em Letras, Produção Editorial ou Jornalismo; experiência de mais de três anos em produção editorial; inglês avançado; foco na qualidade textual e no cumprimento dos prazos do cronograma de produção; boa comunicação, capacidade de trabalhar em equipe; domínio do pacote Office, dos sinais de revisão de provas e do Adobe Acrobat Pro. A pessoa contratada será responsável pelo planejamento e acompanhamento do fluxo de produção editorial; contratação e validação do trabalho realizado por tradutores, preparadores e revisores de texto; redação de aparatos editoriais e briefing para a arte; edição e revisão de textos; redação de aparatos; avaliação de originais nacionais; e aprovação de plotters. A vaga é presencial e interessados devem encaminhar currículos para editorial@buzzeditora.com.br.

PublishNews, Redação, 04/08/2023

Haroldo de Campos @ DivulgaçãoO museu Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – São Paulo / SP) realiza mais uma edição do 'Hora H', evento em memória à vida e obra do poeta paulistano Haroldo de Campos — que também foi tradutor, crítico literário e um dos fundadores do concretismo. A programação será nos dias 15 a 17 de agosto, em São Paulo. Com o tema “Minha relação com a tradição é musical: memória arquivo e invenção na biblioteca Haroldiana”, a celebração deste ano conta com a participação de nomes da música e das artes plásticas como Daniel Scandurra, Cid Campos e Fabio Brazza, além de poetas e pesquisadores. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 04/08/2023

Biblioteca QuindimA Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com o Instituto de Leitura Quindim (ILQ), está com inscrições abertas para a 7ª edição do curso de pós-graduação Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da Composição à Educação Literária. Na modalidade EaD, os interessados podem se inscrever até 13 de agosto clicando aqui. As aulas iniciam em 28 de agosto de 2023. O curso tem o objetivo de qualificar profissionais quanto às ações didático-pedagógicas relacionadas à literatura infantil e juvenil, em especial ligadas à análise e à seleção de obras, bem como à realização de mediação de leitura literária em diferentes espaços. As aulas são destinadas a professores em exercício da docência na Educação Básica ou Superior, egressos de licenciaturas, assim como egressos de cursos como Psicologia, Biblioteconomia, Jornalismo, Designer, contadores de histórias, educadores sociais, demais interessados portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

“Dá tanto trabalho escrever um livro mau como um bom; ele brota com igual sinceridade da alma do autor.”
Aldous Huxley
Escritor inglês (18394-1963)
1.
7+1 passos para conquistar o que mais sonhou
2.
Educação para o futuro
3.
Café com Deus pai
4.
Onde estão as flores
5.
Mais esperto que o diabo
6.
A biblioteca da meia-noite
7.
Nunca foi segredo
8.
É assim que acaba
9.
Esfarrapados
10.
É assim que começa
 
PublishNews, Redação, 04/08/2023

A Livraria Cabeceira (Praça Alfredo Weiszflog, 38 – São Paulo / SP) recebe neste sábado (5), às 11h, o lançamento do livro Tenho medo do monstro (Caraminhoca), com a presença da autora Anna Claudia Ramos e dos ilustradores Anielizabeth e Paulo Otero. A narrativa dessa história está na voz do menino. Nas noites em que sua mãe sai para trabalhar, algo de monstruoso acontece. Ele nunca vê o monstro, pois sente tanto medo que fecha os olhos e se esconde assustado debaixo das cobertas. Tenho medo do monstro trata de um tema complexo e importante de ser trazido à tona: o abuso sexual de crianças. É um texto literário, cheio de camadas e possibilidades. O pequeno leitor pode pensar no monstro de uma forma diferente da que o leitor com alguma experiência de leitura terá. O leitor maduro vai entrar no texto com seu olhar adulto, identificando esse abusador e possibilitando uma mediação de leitura com as crianças. As ilustrações não só conversam e complementam o texto, mas também caminham com sutileza pelas nuances dessa história. O tom das cores vai variar ao longo da narrativa, marcando expressivamente os acontecimentos do livro.

PublishNews, Redação, 04/08/2023

Che Guevara foi umas das mais importantes personalidades políticas do século XX. Como lembra Michael Löwy, o “guerrilheiro heroico”, depois de assassinado em 1967, “transformou-se em lenda". Sua imagem, seu rosto, suas ideias percorrem campos e favelas da América do Sul, universidades e manifestações dos EUA e Europa. Estudante de medicina, combatente na Sierra Maestra, presidente do Banco Central cubano, teórico militar, ministro da Indústria, sua vida foi fulgurante e meteórica. O caráter extraordinário dessa vida explica o mito de aventureiro romântico, Robin Hood vermelho, Dom Quixote do comunismo, venerado pelos camponeses bolivianos. Escrita pelo historiador Luiz Bernardo Pericás, a obra Che Guevara e a luta revolucionária na Bolívia (Boitempo, 420 pp, R$ 97) é uma investigação profunda e detalhada sobre os aspectos da vida política, econômica e social da Bolívia nos anos 1960 e a guerrilha naquele país. Com ampla bibliografia atualizada e rigor acadêmico, o autor discute a trajetória do Che na luta guerrilheira na Bolívia, a partir de entrevistas com camponeses, políticos e intelectuais bolivianos, livros e documentos.

PublishNews, Redação, 04/08/2023

Uma história da ignorância em todas as suas formas, da Antiguidade aos dias atuais. Cada época se considerou mais sábia do que a anterior. Os humanistas renascentistas viam a Idade Média como uma era de trevas, os pensadores do Iluminismo tentaram varrer a superstição com a razão, o estado de bem-estar social moderno procurou matar o “gigante” da ignorância e, no mundo hiperconectado de hoje, informações aparentemente ilimitadas estão disponíveis a um clique. Mas e o conhecimento perdido ao longo dos séculos? Somos realmente menos ignorantes do que nossos ancestrais? Em Ignorância: uma história global (Vestígio. 366 pp, R$ 74,90 – Trad.: Rodrigo Seabra), Peter Burke examina a longa história da ignorância da humanidade em religião e ciência, guerra e política, negócios e catástrofes. Burke revela histórias notáveis de muitas formas de ignorância – genuína ou fingida, consciente e inconsciente – desde os políticos obstinados que redesenharam as fronteiras da Europa em 1919 até a política de vazamento de dados e a negação das mudanças climáticas. O resultado é uma exploração viva do conhecimento humano através dos tempos e da importância de reconhecer seus limites.

PublishNews, Redação, 04/08/2023

E se você soubesse que Pandora não tinha uma caixa e nunca foi vilã? E que Helena de Troia não foi somente uma adúltera e Medusa nem sempre foi um monstro? Todas essas figuras, assim como muitas outras, foram marginalizadas ao longo dos tempos, por contadores de história – historicamente homens. O resultado é que olhamos para elas hoje pela lente dos filmes hollywoodianos e versões audiovisuais recentes, sem entendermos a importância que tiveram no processo de desenvolvimento dos mitos femininos e seus arquétipos. Natalie Haynes, escritora classicista e especialista no tema, vira esta mesa em O jarro de Pandora (Cultrix, 352 pp, R$ 72 - Trad.: Marta Rosas), e devolve a essas figuras seu lugar de protagonistas. Neste livro, que alcançou recentemente o segundo lugar na lista de best-sellers do New York Times em sua lista de não ficção, Haynes refaz o percurso de dez mulheres e revoluciona a compreensão sobre poemas épicos, histórias e peças de teatro e traça as verdadeiras origens das principais personagens femininas da mitologia grega, entre elas, Pandora, Medusa, Medeia, Penélope, Helena e Jocasta.

PublishNews, Redação, 04/08/2023

Bruxas, guerreiras, deusas (Raposa vermelha, 224 pp, R$ 139,90 – Trad.: Maira Mendes Galvão) reúne histórias de 50 mulheres lendárias, desde fadas feministas até vampiras sedutoras, passando por harpias e deusas protetoras do vudu. Elas derrubam estereótipos femininos protagonizando histórias que sobreviveram por milênios e se tornaram ícones muitas vezes rejeitados pela sociedade patriarcal. Entre elas estão: a introvertida e encantadora Circe, exilada e temida por seus poderes de transfiguração; as desafiantes e inabaláveis Fúrias, sempre na luta para que a justiça seja feita; a divertida Ame-no-Uzume, que faz os amigos darem risadas e assusta os monstros; as fatídicas Moiras, três irmãs que manipulam os intricados fios do nascimento, da vida e da morte. Kate Hodges destaca ainda a atualidade dessas heroínas sob uma nova perspectiva da mitologia universal.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 04/08/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.