Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 31/07/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 31/07/2023

O edital Rumos 2023-2024, do Itaú Cultural, abre inscrições a partir de 0h01 desta terça-feira (1º), até as 23h59 de 22 de setembro — tudo no horário de Brasília. Nesta edição, o programa contempla projetos de criação artística, inclusive nas linguagens de literatura e HQ, entre outras. Os projetos podem ser inscritos gratuitamente em rumositaucultural.org.br, site que indica os procedimentos e a estrutura do programa. Eles passarão por um processo de seleção e os contemplados serão comunicados até o dia 6 de maio de 2024. Os projetos podem ter um teto de até R$ 100 mil (brutos, tanto PF quanto PJ), e as pessoas terão 18 meses para execução.‍ Segundo o Itaú Cultural, esta edição marca um novo momento do Rumos. O edital passa a aceitar somente projetos de criação artística relacionados à arte e cultura brasileiras. Neste conceito, estão abrangidas quaisquer ações ou etapas criativas para o desenvolvimento do projeto que pode ser concebido em qualquer tipo de suporte, formato ou mídia, nas seguintes linguagens: literatura, arte e tecnologia, artes visuais, design, arquitetura, moda, gastronomia, audiovisual, circo, dança, performance, música, teatro, games e HQ. Não são considerados projetos de criação artística propostas de encontros, cursos, oficinas, seminários, mostras, festivais, feiras, circulação, preservação, restauração, higienização, catalogação, organização e recuperação de acervos e programas de formação. O Rumos criou uma página para tirar dúvidas aqui. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/07/2023

O convidado desta semana do Podcast do PublishNews é Plínio Martins Filho, mestre e doutor em Editoração pela ECA-USP, onde leciona, e referência no mercado editorial, em que atua há 50 anos. Perspectiva, Edusp e Ateliê Editorial são editoras que se confundem com a sua própria história. Após iniciar seu trabalho na Perspectiva, sob a mentoria de Jacó Guinsburg, e permanecer na editora por 18 anos, Plínio foi para a Edusp, onde participou da publicação de mais de 1,6 mil livros – 80 deles receberam o Prêmio Jabuti. Na Ateliê Editorial, se dedica com esmero à publicação de livros com toques artesanais. Além de falar de temas como o preço do livro e a Lei Cortez, Plínio também abordou no Sabatina PublishNews outras questões relacionadas ao seu trabalho, como a Festa do Livro da USP e edições "sensíveis" de livros com temas complexos. "Quando a gente fez a Festa do Livro da USP, o intuito era formar leitores", comentou. "Vender os livros sem o valor da consignação para as livrarias. Era uma espécie de ajuda para pequenos editores que passavam sufoco no final do ano. Hoje, todo mundo aderiu ao modelo. Tem críticas, mas foi a solução que achamos para o livro acadêmico escoar com alguma facilidade". Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/07/2023

Ruy Castro | © DivulgaçãoNa coluna Painel das Letras, na Folha de S. Paulo, saiu a notícia de que a abertura da Bienal do Livro Rio terá Ruy Castro, Ana Maria Machado e Mauricio de Sousa. A mesa inaugural do evento trará um "balanço intergeracional", em uma conversa com as autoras Thalita Rebouças e Clara Alves. Também na Folha, uma resenha do livro premiado de Isabella Weber que conta como a China comunista fez transição à economia de mercado. N'o Globo, a notícia de que escritores e empresas vão à Justiça contra extração não autorizada de dados para a alimentação de inteligência artificial (IA). E ainda, a história do acervo deixado por Ariano Suassuna, com inéditos do falecido autor que continuam sendo publicados até hoje. O Nexo publicou trechos do livro O garoto de meu pai (Autêntica), da autora Emmanuelle Lambert, e convidou o jornalista Schneider Carpeggiani a indicar cinco livros para mergulhar na poesia brasileira de 2013 em diante. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/07/2023

A prefeitura de São Paulo inicia nesta terça (1º) o 1º Festival Literário da Secretaria Municipal de Educação, o Fli Sampa, com presença de escritores e artistas, além da participação de estudantes e professores das escolas municipais. O evento, que tem entrada gratuita e ocorre no Centro Cultural São Paulo (CCSP), segue até 5 de agosto com o objetivo de reunir toda a comunidade interessada em ações de incentivo à literatura e formação de novos leitores. Com o tema Educação e Cultura, o festival estará dividido em vários espaços do CCSP com atividades pensadas para públicos de diferentes idades. Entre eles, área para contação de história, espaço gibiteca, espaço leitura, espaço ilustra, com a presença de ilustrador e roteirista da equipe da Turma da Mônica, e o espaço periódico, onde haverá apresentações de teatro do grupo da Revista Ciências Hoje, além da distribuição dos jornais Joca e Qualé, destinados às crianças. Outro destaque do Fli Sampa será a mesa de autógrafos com a presença de escritores renomados como Renato Moriconi, no dia 2 de agosto, às 10h30; e Tino Freitas, no dia 4, também às 10h30, além de educadores da Rede Municipal que são autores. Como parte das ações do Agosto Indígena, no dia 4, a programação destacará a temática dos povos originários, com a presença de escritor indígena Cristino Wapichana. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 31/07/2023

A 10ª Feira Miolo(s) está com inscrições abertas até o dia 28 de agosto. Os interessados podem inscrever suas editoras, projetos de publicação ou coletivos e participar do processo de seleção para a feira. O formulário está no site oficial da feira. O evento ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro de 2023, novamente na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – São Paulo / SP), que realiza a feira em parceria com a editora Lote 42. O Esquenta Miolo(s), com atividades de formação, será de 1º a 3 de novembro. A Feira Miolo(s) é um encontro de cultura gráfica promovido desde 2014 pela Biblioteca Mário de Andrade e a editora Lote 42. O evento tem periodicidade anual e busca estimular a produção e divulgação de editores e artistas contemporâneos independentes. No ano passado, a Feira Miolo(s) reuniu mais de 190 editoras independentes, sendo que quase metade (48%) participou pela primeira vez. Foram casas de todas as regiões do Brasil (13 estados e Distrito Federal) e de três outros países (Argentina, Colômbia e Uruguai). Mais de 6,3 mil pessoas visitaram o evento. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Fernando Tavares*, 31/07/2023

A inteligência artificial (talvez) não existe... A Inteligência Artificial (IA) tem sido um tópico de destaque em muitas discussões, tanto no mundo dos negócios quanto na academia. No entanto, é importante destacar que os sistemas que atualmente rotulamos como IA não são, de fato, "inteligentes" no sentido humano. Estes são sistemas automatizados que executam tarefas pré-determinadas baseadas em condições ou comandos específicos, sem a capacidade de aprender ou pensar por si mesmos. Ao discutir IA, muitas vezes estamos nos referindo a conceitos como automação e aprendizado de máquina. A terminologia 'IA' é usada de maneira bastante abrangente e pode englobar uma variedade de ciências, métodos, paradigmas, tecnologias, produtos e serviços. Um estudo de 2007 realizado por LEGG e Hutter ilustrou essa ambiguidade, apresentando 58 definições diferentes para "inteligência" e 18 para "artificial". Na verdade, muitas empresas que afirmam utilizar IA estão, na realidade, utilizando a aprendizagem de máquina, um subcampo da IA. Os sistemas de aprendizagem de máquina são projetados para analisar e interpretar padrões em dados grandes e complexos, permitindo-lhes fazer previsões ou realizar tarefas específicas baseadas nesses padrões identificados. Clique no Leia mais para conferir a íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 31/07/2023

A Jambô Editora está com uma vaga aberta para o cargo de editor júnior. Esta pessoa se reportará à editora-chefe e será responsável pela produção editorial de livros nacionais e estrangeiros, incluindo, mas não se limitando, a romances da linha Dungeons & Dragons e livros-jogos da coleção Fighting Fantasy, além de participar da equipe editorial de livros de RPG. O candidato ideal possui experiência com edição de texto, domínio técnico das ferramentas editoriais, perfil comunicativo e alta capacidade de organização. É preciso ter ensino superior em Produção Editorial, Letras, Comunicação Social, Administração ou áreas afins; experiência com edição de texto; inglês fluente e português de alto nível; uso de Adobe InDesign; organização, boa comunicação e atenção aos detalhes. A pessoa irá acompanhar o fluxo de produção editorial do início ao fim do projeto; cuidará da contratação e avaliação do trabalho entregue por colaboradores; edição e revisão de texto; redação de sinopses e briefings para capa e marketing; diagramação de romances e livros-jogos no Adobe InDesign; solicitação de orçamentos para gráficas; e atualização de planilhas de produção. A vaga é presencial, em Porto Alegre, e os interessados devem enviar currículos para contato@jamboeditora.com.br colocando no assunto: [Seu nome] - Currículo de Editor. Mais informações sobre a vaga estão no link correspondente.

PublishNews, Redação, 31/07/2023

A editora Veneta abriu uma vaga para o cargo de divulgador. É preciso ter experiência em vendas ou promoção de produtos editoriais, preferencialmente no segmento de livros; paixão pela literatura, com um interesse particular em histórias em quadrinhos e cultura alternativa; excelentes habilidades de comunicação e persuasão, capacidade de apresentar os livros de forma entusiasmada e convincente aos clientes; e conhecimento básico de merchandising e técnicas de apresentação visual de produtos. As funções da vaga incluem representar a editora junto às livrarias parceiras e escolas; visitar regularmente as livrarias designadas, garantindo uma presença consistente e fortalecendo o relacionamento comercial; monitorar os níveis de estoque nas livrarias e realizar pedidos conforme necessário; participar ativamente de reuniões de equipe da editora, compartilhando insights sobre o mercado; realizar ações de merchandising; e manter-se atualizado sobre as tendências e desenvolvimentos da indústria editorial. Interessados devem encaminhar currículos para rheditorarh@gmail.com até 15 de agosto.

“Incluir a literatura entre os agentes da transformação social é uma reflexão ingénua e idealista.”
José Saramago
Escritor português (1922-2010)
1.
7+1 passos para conquistar o que mais sonhou
2.
Nunca foi segredo
3.
Café com Deus pai
4.
A biblioteca da meia-noite
5.
Mais esperto que o diabo
6.
É assim que acaba
7.
É assim que começa
8.
Tudo é rio
9.
O poder do ânimo
10.
À deriva
 
PublishNews, Redação, 31/07/2023

A Editora Escuta está à procura de um assistente de vendas para fazer a emissão de notas fiscais e pedidos de compras e controlar o estoque. Manter contato com a transportadora, negociar e controlar compras, consignações, trocas e devoluções de mercadorias; efetuar compras com os fornecedores; e lidar com o atendimento ao público B também estão entre as funções do cargo. Os requisitos incluem domínio do Pacote Office, em especial Excel; experiência anterior no mercado de livros; ter flexibilidade de horário; e ter disponibilidade para viagens. Conhecimento do sistema ERIS será um diferencial. Interessados devem encaminhar currículos com pretensão salarial para selecao20@editoraescuta.com.br.

PublishNews, Redação, 31/07/2023

Em outubro de 1976, Clarice Lispector conversou descontraidamente com os escritores Marina Colasanti, Affonso Romano de Sant’Anna e João Salgueiro no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Agora, 47 anos depois, o bate-papo entre amigos é considerado uma entrevista histórica da autora e se torna o tema do episódio A voz e o silêncio de Clarice Lispector, do podcast 451MHz. As duas partes do programa já estão disponíveis nas principais plataformas de áudio. Na segunda metade dos episódios, as falas da autora são comentadas por Benjamin Moser, autor de Clarice (Companhia das Letras), biografia da autora lançada em 2009, e Mariana Delfini, editora da Tinta-da-China Brasil, que debatem com Paulo Werneck, apresentador do podcast 451MHz e diretor-presidente da Associação Quatro Cinco Um. Na entrevista, Clarice comenta como o inconsciente adentrou sua escrita e sobre sua atividade como tradutora, da qual não gostava. Do mesmo modo, não lhe agradava a vida como mulher de diplomata, na qual tinha que organizar jantares e participar de outros eventos oficiais. Foi nesse ambiente que ela escreveu A maçã no escuro, livro que era um dos seus preferidos no momento da entrevista. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/07/2023

Um livro sobre amizade e alteridade é o novo projeto da escritora e ilustradora Ivone Rizzo Bins. Para viabilizar a publicação independente, a autora promove um financiamento coletivo na plataforma Catarse até 3 de setembro. Os apoiadores do crowdfunding receberão exemplares do livro Um prédio chamado amizade, entre outras recompensas selecionadas pessoalmente pela artista. A sessão de autógrafos do livro já está marcada para dia 14 de outubro, das 10h30min às 12h30min, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Porto Alegre / RS). A autora enfatiza que o livro é “para qualquer idade, da infância à velhice, pois fala destas duas coisas tão importantes: ter amigos e amigas e saber respeitar as diferenças, saber se colocar no lugar do outro". Uma personagem, com habilidades culinárias, reúne o grupo de amigas formado pelas outras personagens em seu restaurante. A referência gastronômica é uma homenagem à chef Helena Rizzo, filha da autora. Além disso, uma das recompensas do financiamento coletivo contém um desenho com uma receita especial de Helena. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/07/2023

Em continuidade às comemorações do centenário de morte do escritor e jornalista Lima Barreto, sua história é apresentada ao público jovem na obra Barreto – Lima Barreto (Mostarda, 40 pp, R$ 74,90 – Ilustração: Jefferson Costa), biografia que integra a Coleção Black Power. A trajetória do carioca nascido em 13 de maio de 1881, jornalista e escritor consagrado por escrever contra as desigualdades e as injustiças sofridas pelas pessoas negras, pobres e mulheres, sempre denunciando os privilégios de alguns e a exploração da maioria do povo, é contada pelo escritor André Augustus Diasz, também Gerente de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo. A obra conta a história do homem que foi um dos responsáveis pela modernização da literatura brasileira, tanto do ponto de vista estético quanto social. Lima Barreto foi um visionário que colocou o negro como protagonista na literatura nacional. Um bate-papo sobre a obra ocorre nesta segunda-feira (31), às 19h, na Livraria da Travessa de Pinheiros (Rua dos Pinheiros, 513 - São Paulo / SP).

PublishNews, Redação, 31/07/2023

Ser mulher não é fácil. Preta, então... Elza Soares sabia que precisaria travar uma batalha para conquistar uma vida mais justa e livre a todas. Com o objetivo de manter vivo o legado da “mulher do fim do mundo”, a biografia para o público infantil Elza: a voz do milênio (VR, 48 pp, R$ 74,90) chega como oportunidade de contar essa história. Da infância pobre, os vários lutos parentais, os tempos da ditadura militar, os relacionamentos conturbados, ao estrelato internacional. A história de Elza Soares agora pode ser acessada de maneira lúdica pelas crianças, que manterão vivo o legado da “voz da resistência” por gerações.

PublishNews, Redação, 31/07/2023

Foi das conversas francas e generosas de Bianca com os filhos que este livro nasceu. Diálogos feministas e antirracistas (e nada fáceis) com as crianças (Camaleão, 32 pp, R$ 49,90) trata de temas tão difíceis que, comumente, são evitados pelos pais num misto de conformismo e medo de apresentar aos filhos uma realidade tão dura, tão cedo. Mas o que vemos nestes Diálogos é a possibilidade de falar sobre os espinhos de nossa sociedade sem ferir ou macular qualquer inocência. Da mesma forma se estabelece um diálogo harmônico entre o texto e as ilustrações de Tainan, as quais amplificam o discurso, espetando a percepção dos pequenos leitores, mas também sem ferir, aplacada pela percepção estética.

PublishNews, Redação, 31/07/2023

Na primeira HQ infantil de Allan Sieber, As sete vidas do gato Jouralbo (Bebel Books e Mandacaru, 80 pp, R$ 60), o personagem está à procura de um lar confortável e afetuoso, mas a confusão está sempre atrás dele. Ao longo de oito capítulos, o gatinho vai parar em lugares inusitados, como um circo, um barco pesqueiro e uma ilha (quase) deserta, e de repente acontecem coisas bizarras que acabam com sua vida. Mas Jouralbo está sempre disposto a recomeçar. E o bom é que os gatos têm sete vidas (para recomeçar e dar errado de novo, até que, eventualmente, talvez, dê certo). A saga de Jouralbo é baseada nas brincadeiras de Allan com seu filho Max, de dez anos. Pensada para pequenos a partir dos cinco anos, a história traz valores essenciais, como amizade, lealdade, bondade, empatia e humor, claro. “Espero que as crianças que tenham acesso ao livro entrem no mundo de pai e filho e se divirtam nesse universo tanto quanto nós”, diz o autor. O lançamento do livro está marcado para o dia 6 de agosto (domingo), às 16h, na Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417, Leblon - Rio de Janeiro / RJ), com a presença do autor.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.