Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 25/07/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 25/07/2023

A 3ª edição do Festival Mário de Andrade, marcado para ocorrer de 13 a 15 de outubro, convoca mais uma vez o mercado editorial e livreiro para participar da festa. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Biblioteca Mário de Andrade, o evento terá mais uma vez uma feira de livros dentro do Festival e até 45 editoras poderão ser contempladas com a cessão de tendas gratuitas para comercialização de seus livros. Editoras, livrarias, bibliotecas e instituições dedicadas ao livro e à leitura interessadas em participar, têm até 25 de agosto para manifestar interesse. Os selecionados, terão à disposição tendas destinadas à exposição e comercialização de livros que serão instaladas na Avenida São Luís e na Praça Dom José Gaspar. Confira aqui o edital completo. Este ano, o Festival terá como tema os 85 anos da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, cujo acervo está abrigado no Centro Cultural São Paulo, o CCSP. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Guilherme Sobota, 25/07/2023

Uma tradição da crítica literária brasileira a aproxima com vigor da discussão social e da história política do Brasil há praticamente 100 anos. Nos últimos 10, um nome salta quando se pensa em crítica e em política: João Cezar de Castro Rocha. Professor de literatura comparada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), autor de 14 livros e organizador de mais de 30 títulos, além professor e pesquisador visitante em várias instituições (como a Hunan Normal University, Princeton University, entre outras), Castro Rocha se tornou um ativo militante contra a extrema-direita, dedicado a tentar explicar o fenômeno transnacional que deixou suas marcas no Brasil. O esforço mais recente neste sentido é Bolsonarismo: Da guerra cultural ao terrorismo doméstico (Autêntica), que busca discutir os impasses contemporâneos a partir da interpretação dos fatos e dos discursos. Primeiro volume de uma trilogia, o livro reúne entrevistas e artigos para a imprensa, em versões editadas e revistas, além de textos inéditos. O autor lança o livro em dois eventos em São Paulo (nesta terça, 25, na Livraria da Vila da Fradique, e na quarta, 26, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc; já na quinta-feira, ele participa do Sempre um Papo, em Belo Horizonte). João Cezar de Castro Rocha respondeu a três perguntas do PublishNews. Clique no Leia mais para ler a entrevista na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 24/07/2023

O editor Plínio Martins Filho é o convidado do Sabatina PublishNews desta terça-feira (25). O programa é transmitido ao vivo às 15h, pelos canais do PN: Youtube, Facebook e Linkedin. Depois, a entrevista fica disponível em vídeo, podcast e como matérias no site e na newsletter. Plínio Martins Filho é mestre e doutor em Editoração pela ECA-USP, onde leciona, e atua no mercado editorial há 50 anos. Perspectiva, Edusp e Ateliê Editorial são editoras que se confundem com a sua própria história. Recentemente, foi publicada pela editora WMF Martins Fontes a obra Plinio Martins Filho, Editor de Seu Tempo, de Ulisses Capozzoli, que narra a trajetória de vida e trabalho editorial de Plinio. O editor será entrevistado por uma bancada composta por Jean-Pierre Chauvin, professor associado do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP, Ana Lima Cecilio, editora e atualmente gerente de conteúdo da Livraria Dois Pontos. Talita Facchini, editora-assistente do PublishNews, apresenta o programa, e Beatriz Sardinha, estudante da ECA-USP e estagiária da redação do PN, completa a bancada. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 25/07/2023

As inscrições para o Prêmio Literário da Biblioteca Nacional terminam nesta sexta-feira, 28 de julho, e podem ser feitas gratuitamente no site da instituição. Concedido anualmente desde 1994, o prêmio tem por objetivo reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no Brasil. A premiação é dividida em dez categorias e os vencedores receberão R$ 30 mil cada. Podem concorrer ao prêmio pessoas físicas com nacionalidade brasileira, com obras inéditas (1ª edição) redigidas em língua portuguesa e publicadas por editoras nacionais, entre 1º de maio de 2022 e 30 de abril de 2023. O concurso é aberto também a autores independentes, desde que a obra esteja em Depósito Legal e traga impresso o número do ISBN. Este ano, a Biblioteca Nacional criou também o Prêmio Akuli, categoria que objetiva a fixação de cantos ancestrais e narrativas da oralidade, recolhidas no Brasil, entre povos originários, ribeirinhos e de matrizes culturais. “O Prêmio Akuli vem agregar, completar a perspectiva de um olhar delicado sobre a memória oral, as narrativas flutuantes transmitidas de geração a geração. A ideia é privilegiar a produção oral, quando ela passa a integrar a fixação, o livro, a memória que se recupera – porque a Biblioteca Nacional também é a casa da memória”, afirma o presidente da BN, Marco Lucchesi, em nota. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 25/07/2023

Em sua coluna em vídeo da semana, Tatiany Leite comentou a escolha de Pagu como a homenageada desta edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que este ano será realizada entre os dias 22 e 26 de novembro. Taty conta a história de como Pagu conheceu o casal "Tarsiwald" – Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade – e de como as relações entre os três se desenvolveram, de maneira dramática, ao longo dos anos. As histórias estão no livro Autobiografia precoce (Companhia das Letras), escrito em 1940 e considerado o único texto autobiográfico da autora. Taty também comenta o livro Parque industrial (Companhia das Letras), considerado pela editora "uma reflexão brutal sobre classe, gênero, poder e desejo". O livro é uma amostra da preocupação contínua da autora com a questão social brasileira, movimentação que lhe rendeu problemas com a ditadura do Estado Novo. Clique no Leia mais para ver a coluna na íntegra.

PublishNews, Redação, 25/07/2023

A Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) tem novamente uma diretoria formada exclusivamente por mulheres. A presidência é ocupada por Andrea Viviana Taubman; Susana Ventura é a vice-presidente; Silvana Salerno ocupa a secretaria e Vanessa Balula, a tesouraria. No comando desde o dia 1º. de julho, a nova diretoria tem como principal objetivo ampliar o espaço da literatura para a infância e juventude, estreitar os laços entre literatura infantil e juvenil, reforçar a contribuição de associadas e associados no cenário acadêmico e a presença da Associação em eventos literários, bem como evidenciar a importância da LIJ na formação das pessoas como leitoras e cidadãs. Promover debates, cursos e ampliar a troca entre os associados são alguns dos projetos já em andamento. A diretoria tem mandatos por dois anos, 2023 e 2024.

PublishNews, Redação, 25/07/2023

A Êxito Distribuidora abriu uma vaga para auxiliar de compras. A contratação é CLT e 100% presencial, com sede na região central de São Paulo. A pessoa contratada irá analisar e emitir pedidos de compras e manter contrato direto com fornecedor, além de cuidar das atividades administrativa do departamento. Interessados devem encaminhar currículos para compras@exitolivros.com.br até 11 de agosto.

PublishNews, Redação, 25/07/2023

A 6ª edição da Flima – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, que homenageia o escritor e ativista indígena Ailton Krenak, ocorre este ano entre os dias 12 e 15 de outubro, em Santo Antônio do Pinhal (SP), mantendo a tradição de celebrar autores vivos e brasileiros. Há dois editais abertos para a sugestão de programações e atividades. Membro da Academia Mineira de Letras, ativista do movimento socioambiental, filósofo, poeta e escritor da etnia indígena crenaque, Ailton Krenak é doutor honoris causa pela Universidade Federal de Minas Gerais e recebeu a Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República, em 2015. Seu pensamento original está nos livros Ideias para adiar o fim do mundo, A vida não é útil e Futuro ancestral, publicados pela Companhia das Letras e lançados em mais de 10 países. Para selecionar atividades literárias e artísticas que vão compor a programação adulta e infantojuvenil da FLIMA e Fliminha 2023, a festa segue com a proposta iniciada no último ano, de construir a curadoria horizontalmente. São dois editais, um com propostas de atividades para o público adulto e outro voltado para o público infantojuvenil (Fliminha). As inscrições podem ser feitas até 4 de agosto. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“A ficção popular escapista encanta os leitores adultos sem desafiá-los a se educarem para uma consciência crítica.”
bell hooks
Escritora estadunidense (1952-2021)
1.
A intenção primeira
2.
Você mais saudável
3.
7+1 passos para conquistar o que mais sonhou
4.
Café com Deus pai
5.
Mais esperto que o diabo
6.
Nunca foi segredo
7.
A biblioteca da meia-noite
8.
É assim que começa
9.
É assim que acaba
10.
Os segredos da mente milionária
 
PublishNews, Redação, 25/07/2023

A Bett Brasil anuncia agora seu evento itinerante em Olinda (PE), nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco (Avenida Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho). A intitulada Jornada Nordeste terá como tema principal “Educação Básica em Foco: Diálogos Transformadores” e deve reunir mais de 1,2 mil pessoas, entre educadores, gestores, mantenedores e líderes educacionais de ensino básico do setor privado e público da região do Nordeste. A visitação é gratuita e aberta a todos os participantes e inscritos nas palestras. Clique aqui para mais informações. Com os eventos regionais, a Bett Brasil busca promover conexões e diálogos, e abrir um espaço de troca de conhecimentos. A Jornada Bett Nordeste segue a mesma formatação do evento nacional, tendo como lugar de escuta e diálogo palcos em dois distintos formatos: Rodas de Conversa, moderadas por jornalistas especializados em educação, e Aquários, que incentivam a interação direta com a plateia. Os auditórios trarão especialistas e profissionais reconhecidos da área educacional para provocar debates interessantes e estratégicos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 25/07/2023

Prestes a completar 15 anos, a Tarrafa Literária – evento criado pelo livreiro, editor e autor santista José Luiz Tahan – passa a ter em 2023 uma edição itinerante: a Tarrafa Literária Viaja. A estreia do novo formato ocorre na cidade de Capivari de Baixo (SC), no dia 29 de julho, sábado, a partir das 14h, no Parque Diamante + Energia, com entrada gratuita. Os autores Mário Prata e Xico Sá serão os convidados da edição inaugural. Cada um estará em uma mesa de bate-papo, mediada por Tahan, seguida de sessão de autógrafos. Além de abordar as respectivas trajetórias, obras e processos criativos, os encontros também discutem a produção e o mercado literário brasileiro. “A Tarrafa Literária historicamente recebe em Santos (SP) leitores de todos os cantos do país, estimulados pela oportunidade de estar diante de seus autores favoritos para trocar experiências e reflexões. Com base nesta experiência consolidada e a transformação e impacto que ela causa no público, chegamos a este formato itinerante. A ideia é expandi-lo a partir de agora, também para outras cidades do país”, antecipa Tahan. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 25/07/2023

A serrote, revista de ensaios, artes visuais e literatura publicada pelo Instituto Moreira Salles (IMS), lançou sua 44ª edição. A revista traz textos sobre as tensões entre raça e classe no Brasil, os riscos do engajamento de boas intenções, a dor do luto, as diferenças entre arte abstrata e representativa, entre outros temas. Para marcar o lançamento da publicação, a Livraria Tamarindo (Galeria Metrópole – Av. São Luís, 187, São Paulo / SP) recebe nesta quarta (26), às 19h, o sociólogo e escritor Evandro Cruz Silva, autor do livro de contos Praia artificial (Patuá) e pesquisador com ênfase nos temas da segurança e da desigualdade, e a escritora e pesquisadora Juliana Borges, autora do livro Encarceramento em massa (Jandaíra), para um bate-papo. Os dois conversarão sobre o ensaio de Evandro, “Eu, minhas convicções e um moleque preto com arma na mão”, que abre a nova edição da revista. A partir de um assalto que sofreu em Salvador, o autor reflete sobre as tensões entre ascensão social, racismo e o discurso da segurança. Clique no Leia mais para conferir os detalhes da publicação.

PublishNews, Redação, 25/07/2023

Neste Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/07), a Mauricio de Sousa Produções (MSP) faz uma homenagem a Dandara dos Palmares. Ela está sendo celebrada pelo projeto Donas da Rua, que tem como um de seus objetivos proporcionar visibilidade a mulheres notáveis, inspirando meninas e outras mulheres a conquistarem seu espaço em áreas como artes, ciências, esportes e literatura. Representada por Milena, uma personagem que incorpora o conceito de empoderamento em sua personalidade, Dandara é a mais recente Dona da Rua da História. O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, é uma data que tem como objetivo reconhecer a luta e a resistência dessas mulheres ao longo da história, bem como destacar suas contribuições significativas para a sociedade e cultura. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 25/07/2023

Neste ensaio, Jerónimo Pizarro presta um tributo à pluralidade de Fernando Pessoa, revelando como ler Pessoa a partir de seu vasto legado e com a ajuda de leitores que vieram antes de nós: pesquisadores, editores, tradutores. Em diálogo com a tradição crítica, Ler Pessoa (Tinta-da-China, 176 pp, R$ 55) constrói um guia de leitura dos heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, e dedica atenção especial ao Livro do desassossego, que os pesquisadores editam sem cessar com fragmentos deixados pelo escritor. Multiplicado em personas diversas ou unificado em autor genial, Fernando Pessoa se deixa conhecer pelos leitores instigados pela sua criação.

PublishNews, Redação, 25/07/2023

As cerca de trezentas cartas trocadas entre Mário de Andrade e Rodrigo M. F. de Andrade narram uma viagem epistolar histórica. Reunidas pela primeira vez na obra Correspondência anotada (Todavia, 528 pp, R$ 104,90), testemunham um compromisso apaixonado com o Brasil e com a preservação de seu patrimônio cultural. Para além das repartições públicas, uma amizade fiel anima a inesgotável força de trabalho da dupla, também afeita a conversas, reflexões e críticas à vida literária e política do país. A edição é organizada por Maria de Andrade, conta com notas e apresentação de Clara de Andrade Alvim e Lélia Coelho Frota, ensaios fotográficos que documentam o legado dos missivistas, de autoria de Erich Hess, Herman Graeser, Marcel Gautherot e Pierre Verger, além de imagens de arquivo inéditas. Mário de Andrade foi uma das figuras de maior relevo na cultura nacional. Rodrigo M. F. de Andrade foi advogado e jornalista, além do primeiro e mais longevo presidente do Iphan.

PublishNews, Redação, 25/07/2023

Helenista, poeta e tradutora, Anne Carson é autora de uma obra dedicada a dissolver as fronteiras que separam pesquisa de invenção, criação de crítica, tradução de autoria. Esta coletânea, que transita por diferentes modos de prosa e poesia, foi organizada por Sofia Nestrovski e Danilo Hora com o intuito de apresentar essa obra pelo prisma do ensaísmo. Ao longo de onze textos, escritos num arco de mais de uma década e todos eles inéditos no Brasil, Sobre aquilo em que eu mais penso (Editora 34, 192 pp, R$ 65) oferece uma visão abrangente de grandes interesses do debate contemporâneo. Nestes ensaios, Anne Carson aproxima autores aparentemente mais distantes, por meio de um olhar investigativo a elementos perenes da experiência e da cultura humanas: o tempo em Virginia Woolf e Tucídides, o sono em Homero e Elizabeth Bishop, o documental em Longino e Antonioni, o intraduzível em Francis Bacon e Joana D’Arc.

PublishNews, Redação, 25/07/2023

Os escritos de Karl Marx são relidos e descobertos a cada geração, desde o século XIX. Em função de novas experiências e de novas condições históricas, é possível encontrar diferentes aspectos a cada leitura e interpretação. Seja nas páginas de O capital, sua obra-prima, seja em seus demais escritos, Marx denuncia as contradições do capitalismo. Em Marx, esse desconhecido (Boitempo, 184 pp, R$ 65 – Trad.: Fabio Mascaro Querido), o cientista social Michael Löwy apresenta ao leitor facetas inusitadas, por vezes quase exóticas, do trabalho do pensador alemão. De fato, Löwy expõe e comenta neste livro pequenos brilhantes garimpados na monumental obra de Marx, capazes de surpreender mesmo os leitores mais aficionados, transitando por temas como suicídio, religião e até ecologia – uma área de estudo que só iria se consagrar por completo mais de 100 anos depois. Junto com esses assuntos instigantes, Löwy não deixa de abordar temas mais clássicos do universo marxiano – como a luta de classes, o fetichismo da mercadoria e a alienação –, sempre com essa postura de revelar um “Marx desconhecido” até mesmo para aqueles que tanto o conhecem.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.