Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 23/06/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 23/06/2023

Com quatro entre as 12 novidades da semana, a Editora Gente é o destaque da Lista de Mais Vendidos do PublishNews divulgada nesta sexta-feira (23). O livro 7+1 passos para conquistar o que mais sonhou (Gente), de Luiz Hota, estreou no topo da Lista Geral, ultrapassando de primeira obras mais acostumadas ao alto da Lista, como Onde estão as flores (Buzz) e Mais esperto que o diabo (Citadel), que completam o pódio. Ainda na categoria Autoajuda, entre os livros inéditos, a Gente emplacou nesta semana O poder do incômodo, de José Luiz Tejon, e a Citadel aparece também com Quebrando o hábito de ser você mesmo, de Joe Dispenza. Em Negócios, também dois títulos novos da Gente: Inevitável, de João Kepler, que busca "a elevação do nível de consciência empresarial e para alavancar a carreira e os negócios", líder da categoria; e Não temos estoque... E vendemos muito!, de Cássio Canalli, em que o autor fala sobre métodos de venda on-line. Na categoria Não ficção, em que a Outra autobiografia (Globo Livros) de Rita Lee permanece no topo, são três novidades. A Lista desta semana compreende as vendas nas livrarias contabilizadas na relação entre os dias 12 e 18 de junho. Sete editoras fazem o Top 5 da semana no ranking: em primeiro lugar, Grupo Companhia das Letras, Grupo Editorial Record e Sextante, com 11 livros cada uma entre as diferentes categorias; seguido de Gente (8), e Citadel Grupo Editorial, Grupo Editorial Alta Books e HarperCollins Brasil, cada uma com seis livros. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 22/06/2023

Marina Colasanti | © Alessandra ColasantiA Academia Brasileira de Letras (ABL) anunciou na tarde desta quinta-feira (22) que a escritora a ítalo-brasileira Marina Colasanti, de 85 anos, venceu o Prêmio Machado de Assis – considerado um dos mais importantes prêmios literários do país. A entrega será no dia 21 de julho, no evento de aniversário da ABL. Ela terá direito a R$ 100 mil. Autora de mais de 60 obras, Colasanti nasceu em 1937, em uma cidade africana e que na época era uma colônia italiana. Chegou ao Brasil aos dez anos, em 1948, após o fim da Segunda Guerra Mundial, e já atuou como jornalista, apresentadora, publicitária e tradutora. “Estou muito emocionada, não esperava. Mas acho que sou merecedora porque tenho uma obra extensa. Nunca escrevi romance, mas muitos contos, minicontos, contos infantis, contos estranhos”, disse a autora, em nota. Entre contos, poesias, crônicas, ensaios e literatura infantojuvenil, Marina é autora de obras como Eu não sei se devia, Passageira em trânsito, Breve história de um pequeno amor, Uma ideia toda azul, Mais de 100 histórias maravilhosas, Mais longa vida e Vozes da batalha. O prêmio Machado de Assis é o mais antigo do país e homenageia nomes que se destacam pelo conjunto de sua obra. Já receberam o galardão nomes como Roberto DaMatta, Ruy Castro, Gilberto Freyre, Ignácio de Loyola Brandão, Silviano Santiago e Rubem Fonseca. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 23/06/2023

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) anunciou nesta quinta-feira (22) o ínicio de um movimento "para tornar mais pernambucana sua linha editorial". O jornalista Mario Helio Gomes de Lima, de 58 anos, passa a desempenhar a função de superintendente de Produção Editorial, assumindo a edição do jornal literário Suplemento Pernambuco – editado pelo jornalista Schneider Carpeggiani nos últimos dez anos – e da revista Continente, uma das revistas culturais mais antigas em atividade no Brasil e editada nos últimos 15 anos pela jornalista Adriana Dória Matos. Os dois jornalistas foram desligados da Editora. A Cepe é vinculada à Secretaria da Casa Civil do governo do estado de Pernambuco. “Resolvemos dar mais destaque à produção local, ampliando o espaço para autores e ensaístas pernambucanos, numa ação mais voltada para a interiorização do estado”, declara o jornalista e presidente da Cepe, João Baltar Freire, em nota. De acordo com ele, a mudança tem impacto nas publicações da editora, nas análises de originais pelo Conselho Editorial e na pauta da revista Continente e do jornal literário Pernambuco. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 23/06/2023

Nesta semana, o presidente da Amazon Brasil, Daniel Mazini, concedeu entrevista à Folha, na coluna Painel das Letras, assinada por Walter Porto. Ele afirma que atualmente a prioridade da empresa é a ampliação do acesso ao produto, e não necessariamente o oferecimento de descontos. Um dos assuntos na entrevista foi a Lei Cortez, norma que propõe a fixação do preço de livros recém-lançados. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tornou réu o diretor-presidente da Saraiva, Jorge Saraiva Neto, em investigação iniciada após queixa de acionista, segundo O Globo. Na Ilustríssima, da Folha, a socióloga Angelina Peralva escreveu sobre o legado do intelectual francês Alain Touraine e seu "espírito de aventura" dentro da sociologia. O Estadão noticiou a morte do motorista de Pablo Neruda. O testemunho de Manuel Araya foi decisivo para sustentar a tese de assassinato do poeta em 1973. Na CNN Brasil, uma das notícias da semana foi que a Arábia Saudita está mudando silenciosamente o conteúdo de livros didáticos no país. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 23/06/2023

De 5 a 9 de julho o Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) realiza sua 11ª edição, dessa vez com o tema Educação, Literatura e Patrimônio. O festival faz homenagem a Eliana Alves Cruz e Líria Porto e celebra os 130 anos de Mário de Andrade. Mais de 100 autores estão na programação presencial, de nove estados brasileiros, e também autores internacionais como Lisa Ginzburg e Juliana Monteiro, da Itália, e Kalaf Epalanga, da Angola. Lisa irá lançar seu mais recente livro Cara Paz (Nós). O encontro com a autora será no dia 8 de julho, às 21h. Já Kalaf Epalanga participa da mesa “O Atlântico separa literaturas com sinais trocados?”, no dia 7, às 21h, ao lado de Jeferson Tenório. A estrutura do evento – que esse ano ocupará o Estádio Municipal Fausto Alvim, localizado no centro de Araxá – inclui livraria, três auditórios e área de gastronomia com palco para as atrações musicais. O evento acontece em formato figital – ou seja, com programação presencial, com entrada gratuita, e digital, nas redes sociais do festival. Presencialmente, o festival receberá nomes como Itamar Vieira Jr, Jeferson Tenório, Sérgio Abranches, Tom Farias, Eugênio Bucci, Eliana Alves Cruz, Carla Akotirene, Carla Madeira e muitos outros. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 23/06/2023

A Melhoramentos abriu uma vaga para editor infantil – trade/licenciamento. A pessoa contratada cuidará do planejamento editorial em apoio à coordenação editorial; cuidará da prospecção, desenvolvimento, seleção e análise de textos, livros e projetos para publicação; fará a negociação com agentes, autores e editoras estrangeiras; avaliação e gestão de contrato; acompanhamento e validação de todas as etapas de produção dos livros; será o ponto central de comunicação com o autor sobre assuntos editoriais; cuidará do controle e negociação de contratos; e produção de projeções de venda e forecast para os licenciantes. Os requisitos incluem ter ensino superior em Editoração, Letras, Jornalismo, Comunicação e áreas correlatas; experiência comprovada na área/portfólio; inglês avançado a fluente; experiência com gerenciamento de projetos editoriais e licenciamentos; e experiência com edição de livros interativos infantojuvenis. Conhecimento em outro idioma é um diferencial. Interessados devem encaminhar currículos para trabalhe-conosco-melhor@melhoramentos.com.br até 30 de junho.

PublishNews, Redação, 23/06/2023

A editora Biruta, que publica livros infantis e juvenis, está à procura de um designer gráfico. A editora pede que os candidatos tenham conhecimentos avançados em InDesign, ótimos conhecimentos de Illustrator e Photoshop; conhecimento de produção gráfica, superior completo (ou último ano) em Design Gráfico, Publicidade, Propaganda e Marketing, Arquitetura ou áreas afins; facilidade para gerenciar múltiplas tarefas e gostar de livros e de ilustrações. É desejável inglês intermediário e conhecimento básico de edição de vídeo. As atribuições do cargo incluem a criação de projeto gráfico e diagramação de novos livros; acompanhamento de todo o processo, desde os conceitos gráficos iniciais; adaptação de projetos já existentes para reimpressão, e-book e programas de governo; e criação de material gráfico on-line e off-line. Interessados devem preencher o formulário clicando aqui.

PublishNews, Redação, 22/06/2023

O escritor moçambicano Mia Couto estará em Ribeirão Preto nos dias 16 e 17 de agosto para participar da 22ª edição da Feira Internacional do Livro (FIL). Será a terceira participação do escritor moçambicano no evento, mas a primeira presencial, depois de duas contribuições on-line em 2021 e 2022. A conferência com Mia Couto será realizada no dia 16 de agosto, às 19h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II, com mediação da escritora Aline Bei, autora vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura (2018). Além da conferência, Mia Couto também participará de sessões de autógrafos no dia seguinte, 17 de agosto, na Biblioteca Sinhá Junqueira. O autor trará uma edição especial para os leitores brasileiros do seu mais recente lançamento As pequenas doenças da eternidade: contos. Nesta obra, constam histórias que tratam de males que assombram a sociedade, dos tempos mais remotos aos dias atuais. A perspectiva da finitude, o medo do abandono, indiferença, traições, guerras e pandemias – são estes alguns dos temas que perpassam os textos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Não temos outra coisa (que palavras). Somos as palavras que usamos. A nossa vida é isso.”
José Saramago
Escritor português (1922-2010)
1.
7+1 passos para conquistar o que mais sonhou
2.
Onde estão as flores
3.
Mais esperto que o diabo
4.
Rita Lee - outra autobiografia
5.
Nunca foi segredo
6.
Café com Deus pai
7.
Inevitável
8.
É assim que começa
9.
Quem pensa enriquece: o legado
10.
É assim que acaba
 
PublishNews, Redação, 23/06/2023

Em seu primeiro projeto literário, Maurício Pereira apresenta suas letras acompanhadas de comentários acerca dos caminhos poéticos e criativos de seu trabalho. Minha cabeça trovoa – as letras que eu fiz e suas histórias (Mireveja) traz textos em tom de conversa, nos quais ele descreve cenas, pessoas, parcerias, angústias, dilemas, inspirações e influências, além de revelar um pouco do cotidiano de um músico independente no Brasil. O autor lança o livro neste sábado (24), a partir das 14h, na Livraria Martins Fontes da Vila Buarque, em São Paulo (Rua Dr. Vila Nova, 309 – São Paulo / SP). No livro, Maurício também abre seu baú de memórias ao falar da família, dos três filhos, também artistas, e das amizades. Recorda, por exemplo, momentos em que ninava Tim Bernardes, seu filho mais velho, durante as madrugadas de insônia – e que lhe renderam estrofes e ideias para composições como a própria Um dia útil e o sucesso Trovoa. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 23/06/2023

Neste sábado (24), às 15h, Pedro Bandeira estará na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 – São Paulo / SP) para lançamento e sessão de autógrafos do livro Tuttifruti: Venha para a feira da alegria (Moderna). No livro, histórias de frutas e legumes se tornam protagonistas: uma banana resolve ir à feira de bicicleta, uma laranja faz amizade com uma cebolinha, o pimentão anuncia a todos que vai se casar com a maçã, o maracujá e a manga dançam em pares, enquanto a fruta-do-conde se queixa por continuar sozinha. Na obra, a dinâmica é construída, sobretudo, no jogo entre texto e imagem: os versos de Bandeira surgem sempre em diálogo com as ilustrações de Mariana Munhoz, criadas a partir de fotografias de frutas e legumes, nas quais a artista recorta bocas, narizes e coloca olhos e dentes, tornando-os expressivos. Autor da Moderna, Pedro é um dos escritores mais populares da literatura infantojuvenil brasileira. Aos 81 anos de idade, Bandeira é o criador de obras clássicas como A droga da obediência (1984), a série de títulos protagonizados pelo grupo de detetives amadores, Os Karas, além da obra O fantástico mistério de Feiurinha (1986). Clique no Leia mais para conferir a participação de Pedro no Podcast do PN.

PublishNews, Redação, 23/06/2023

Como jogador, os torcedores brasileiros conheciam bem os dribles, passes e lançamentos de Hernanes, que começou a carreira no Unibol, passou pelo São Paulo, chegou à seleção brasileira na Copa de 2014, e depois seguiu para a elite do futebol mundial. Mas existe outra versão do astro menos conhecida: a de mensageiro da fé. O Profeta, como foi apelidado por declamar versículos bíblicos para pessoas próximas, decidiu, já aposentado dos campos, se dedicar ainda mais à espiritualidade. Na obra, o pernambucano que atualmente vive na Itália, analisa o velho e o novo Testamento para mostrar as mudanças na forma de enxergar e viver a fé em diferentes períodos históricos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 23/06/2023

Os dilemas que se apresentam no âmbito da educação de crianças e adolescentes só não têm sido maiores do que o ritmo das mudanças a que somos submetidos. Quando começamos a compreender determinado fenômeno, outro surge, trazendo novos desafios e dúvidas, e nos exigindo rever e pensar estratégias para promover o desenvolvimento integral dos mais jovens. Em Os dilemas na educação (Autêntica, 304 pp, R$ 74,90), a educadora Alcione Marques e o psiquiatra da infância e da adolescência Gustavo M. Estanislau discutem, na interlocução de suas especialidades, os dilemas que são hoje mais relevantes e frequentes na educação, ilustrados com casos reais, comentados por eles ou por especialistas convidados. Questões como autoridade, autonomia, sexualidade, impactos da tecnologia, bullying, comportamentos autodestrutivos, altas habilidades, abuso de substâncias e saúde mental são discutidas sob diferentes pontos de vista, não com o intuito de se achar uma resposta, mas sim de ampliar o debate e nortear condutas. Uma leitura indispensável para educadores, pais e todos aqueles que se preocupam com o futuro da educação.

PublishNews, Redação, 23/06/2023

Chega às principais livrarias do país uma nova obra da Editora Senac Rio com o objetivo de orientar não apenas jovens formandos, como também profissionais em busca de recolocação ou transição de carreira. O livro Tô me formando, e agora? (Senac Rio, 184 pp, R$ 59,90), de Mariana Reis, inclui tendências de mercado, habilidades para o profissional do futuro e a importância de tratar o assunto com autorresponsabilidade e autogestão. Com a proposta de provocar o leitor a tirar um momento para pensar em si próprio, na sua carreira e no seu futuro, a autora compartilha sua expertise na área de recursos humanos, sua visão do mercado de trabalho global e suas experiências pessoais para mostrar o dia a dia de uma recrutadora bem-sucedida, que atua em mais de 15 países. Mariana conta o que os recrutadores sabem sobre os processos seletivos e traz insights que dão mais segurança ao abordar o mercado e que auxiliam na construção e manutenção de uma rede de relacionamentos eficaz, no uso profissional das mídias sociais e da marca pessoal.

PublishNews, Redação, 23/06/2023

Entrar em cursos preparatórios, criar um plano de estudos e revisitar provas de anos anteriores são algumas das estratégias adotadas para encarar o desafio de conquistar boas colocações em vestibulares ou concursos. O guia Nossa Gramática Simplificada (Matrix, 480 pp, R$ 119) é assinado por Luiz Antonio Sacconi, professor de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo e autoridade brasileira no assunto. A novidade reúne 38 lições planejadas que abrangem tópicos essenciais com o objetivo de facilitar o entendimento das normas e uso adequado da língua portuguesa. Para além da teoria, o autor incluiu uma extensa bateria de exercícios práticos que testam os conhecimentos adquiridos ao longo da obra. As questões apresentadas foram selecionadas de provas de concursos e vestibulares de instituições respeitadas como FGV-RJ, FUVEST-SP, UFSC, UNESP-SP, Petrobras, TJ-DF, TCE-GO e Ibama. Elas permitem avaliar se a lição foi compreendida com clareza ou se é necessário retomar o estudo, otimizando o processo de aprendizado.

PublishNews, Redação, 23/06/2023

O acesso à educação no Brasil é um assunto amplamente discutido há muitos anos. Afinal, o futuro dos jovens e crianças depende de uma formação básica de qualidade, possibilitando que enfrentem obstáculos com mais facilidade e tenham maiores perspectivas de seus sonhos. Mas como melhorar esse cenário brasileiro? O que podemos fazer para que o ensino de hoje passe a ser transformador? É o que Renato Feder, professor, empresário e gestor que atua na área educacional pública desde 2017, tenta responder. Em Educação para o futuro (Gente, 192 pp, R$ 59,90), o autor revela os bastidores de como a Educação do Paraná passou a ser referência quando comandou a pasta no estado, além de ensinar os pilares para construir uma gestão educacional focada em resultados em qualquer realidade. Ele fala ainda sobre como aplicar novas tecnologias e novas competências ao seu favor na hora de ensinar ou de pensar na educação; como reestruturar e alinhar os papéis dos educadores, fazendo-os trabalharem juntos para construírem um ensino transformador; como criar pontes com o ensino técnico e profissional e mais.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 23/06/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.