Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 05/05/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 05/05/2023

Padre Marcelo Rossi em evento na Livraria Drummond | © Brazil News Dois livros de conteúdo religioso fazem parte do pódio da Lista de Mais Vendidos do PublishNews divulgada nesta sexta-feira (5): Menos é mais (Planeta), do Padre Marcelo Rossi, que voltou ao topo esta semana, e Café com Deus pai (Vida), de Junior Rostirola, presença constante desde o final de 2022. Onde estão as flores (Buzz), de Ilko Minev, completa o top 3 com seu recente novo fôlego, e a editora Buzz ainda estreou outro livro em quarto lugar na Lista Geral: Ative sua mente, de Arnoni Ulisses Caldart. Salvar o fogo (Todavia), de Itamar Vieira Júnior, completa o top 5. No total, são 10 novos livros que aparecem pela primeira vez na Lista nesta semana. Só em um evento na Livraria Drummond, no Conjunto Nacional em São Paulo, no dia 26, o Padre Marcelo Rossi vendeu cerca de 2,5 mil exemplares de Menos é mais. Na categoria Autoajuda, além do livro da Buzz, a Alta Life emplacou dois novos títulos: Viva sem mentiras, de John Mark Comer, que propõe reflexões sobre o papel da mentira no dia a dia, e Encontre sua tribo, de Jennie Allen. O livro sugere formar comunidades reais em meio ao contexto altamente virtual da vida contemporânea. Em Ficção, a estreia da semana ficou por conta do escritor japonês Toshikazu Kawaguchi, com Antes que o café esfrie (Valentina). Entre os livros infantojuvenis, além da nova liderança de Alice Oseman, com Nick e Charlie (Seguinte), a Rocco ainda emplacou a obra Amêndoas, de Won-pyung Sohn, cuja sinopse aponta para uma história familiar conturbada. Clique no Leia mais e confira a matéria completa.

PublishNews, Redação, 05/05/2023

A BBC News Brasil publicou uma matéria nesta semana sobre a gigante Amazon e seu domínio nas vendas de livros no Brasil nos últimos 9 anos. Além de detalhar a vinda da varejista ao Brasil, a reportagem recolhe números importantes para o mercado, como a informação de que a empresa já concentrava, em 2019, mais da metade da venda online de livros e 80% dos ebooks. A matéria também mencionou a Lei Cortez, que acaba de ser desarquivada pelo Senado Federal. Segundo O Globo, a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, confirmou que haverá um repasse de R$ 3,8 bilhões para Estados e municípios ainda este mês por meio da Lei Paulo Gustavo. O primeiro romance de Tom Hanks é uma carta de amor ao cinema, afirma o Estadão. O Diário de Pernambuco divulgou a sanção da nova lei do Sistema de Incentivo a Cultura no Estado. Outra nota do O Globo foi a posse de Maria Bethânia na Academia de Letras da Bahia. Já a Folha publicou um artigo de homenagem à escritora Maria José Dupré, sucesso do livro Éramos seis. Por fim, um destaque do Estado de Minas, que conta a história de um garoto de 8 anos que lançou um livro e ganhou prêmios internacionais pela obra. Clique no Leia mais e confira todas as notícias da semana.

PublishNews, Redação, 05/05/2023

Neste fim de semana, nos dias 6 e 7 de maio, a cidade de Offenbach, na Alemanha, recebe o Salão Literário Infantojuvenil Brasil-Alemanha, evento idealizado pela i-Lit (Fórum Literário Internacional), em parceria com as editoras Ogro e Girabrasil, e apoio institucional da Câmara Brasileira do Livro (CBL). O evento foi articulado pensando em atrair os jovens leitores com atividades interativas, atendendo tanto o público alemão quanto a comunidade brasileira da região. Entre as atrações previstas, estão sessões de leitura nas línguas dos dois países, estandes de editoras e encontro do público com escritores e ilustradores de diferentes nacionalidades. De acordo com Andréia Oliveira Amthor, agente literária e criadora da i-Lit, o evento é uma atração cultural para as famílias, leitores e educadores locais, assim como uma oportunidade para movimentar a cadeia produtiva do livro envolvendo os dois países. “O salão literário é uma celebração da literatura brasileira em solo estrangeiro. Recebemos o apoio do Consulado Brasileiro em Frankfurt, das Secretarias de Educação e Ciências do Estado de Hessen, da Rádio Hr2 Cultura e de organizações brasileiras e alemãs para promover esse intercâmbio cultural. O evento estará integrado ao Dia da Leitura do Estado de Hessen, atividade que acontece a cada dois anos”, afirma Andréia, em nota. De acordo com a idealizadora do evento, a proposta é realizar uma edição futura do Salão Literário no Brasil. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, João Scortecci*,05/05/2023

Já não é de hoje que as palavras “lei”, “norma”, “regra”, “regulação” e muitas outras que orbitam nas nossas vidas – aquelas que são lidas, claro – assustam os brasileiros. É bem conhecida a frase "A lei, ora, a lei" atribuída ao Presidente da República Getúlio Vargas, durante o seu segundo mandato. E existem outras pérolas, também incorporadas à alma do povo, cada vez mais perplexo e confuso: “O Brasil já tem leis demais”; “Essa lei não vai pegar”; “Lei Caracu”; “Lei para inglês ver” etc. Grande parte das mais de 37 mil leis existentes hoje no Brasil aguardam regulamentação, total ou parcial, dificultando e prejudicando sua finalidade. Esse é um dos motivos da confusão, levando alguns a validar a máxima que “não somos um país sério”, frase dita no início dos anos 1960 pelo diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza Filho ao jornalista Luís Edgar de Andrade, à época correspondente do Jornal do Brasil, em Paris, no contexto do incidente diplomático conhecido como “Guerra da Lagosta”. Deixemos, agora, de lado a lagosta, as conversas “para inglês ver” e a máxima de Getúlio Vargas: "A lei, ora, a lei". O assunto desta nota é a “Lei do preço fixo” ou “Lei do preço único”, rebatizada de “Lei Cortez”, em homenagem ao editor e livreiro José Xavier Cortez, que faleceu em 2021 e é responsável por um importante legado na história do livro no Brasil. Essa lei foi proposta no PL (Projeto de Lei) 49/2015, pela então senadora Fátima Bezerra, hoje governadora do estado do Rio Grande do Norte. A inspiração veio da “Lei Lang”, em vigor na França há mais de 40 anos. O projeto – desengavetado no último dia 3 de maio – visa regulamentar o comércio varejista de livros e proteger as livrarias – principalmente as pequenas – de concorrência predatória. Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.

PublishNews, Redação, 05/05/2023

A 15ª edição da Festa Literária de Santa Teresa, a FLIST, realizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT), será neste sábado e domingo (6 e 7) das 10h às 18h no Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa / RJ). Para comemorar o aniversário, a feira homenageará Ailton Krenak, pensador indígena, escritor, produtor cultural e pacifista, e a autora Sonia Rosa, professora, mestre e pesquisadora em relações étnico-raciais e defensora da literatura negro-afetiva. A entrada é gratuita. O público poderá escolher entre dezenas de atrações – com mais de 200 pessoas se apresentando – ligadas à literatura, artes plásticas, artesanato, música, teatro e dança. A curadoria da FLIST preparou um evento voltado para pessoas de todas as faixas etárias, uma festa literária pensada para que as famílias possam se divertir juntas. "A 15ª edição de uma festa literária é algo a se comemorar muito. Ao longo dos últimos anos, homenageamos mais de 30 autores e ilustradores, fizemos tributos a 52 autores e instituições e apresentamos mais de 2 mil atrações. Será um evento muito especial, com foco na diversidade, inclusão e com uma enorme representatividade popular", explica Ninfa Parreiras, curadora da FLIST, em nota. Clique no Leia Mais e confira outras informações do evento.

PublishNews, Redação, 05/05/2023

© Solen Feyissa / UnsplashA ByteDance, empresa proprietária do TikTok, parece estar se expandindo para o mercado editorial. Segundo o Publishers Lunch, a empresa abriu uma série de vagas no departamento de "publicação online" nas últimas semanas, e uma subsidiária da ByteDance entrou com um pedido de registro de marca para uma nova editora de livros que se chamaria 8th Note Press. Segundo esse registro de marca, a editora espera oferecer livros impressos, e-books e audiolivros de ficção e não ficção, bem como um aplicativo para comprar e ler os livros; software para usuários "para participar de discussões, avaliações de consumidores e redes sociais nas áreas de livros de ficção e contos"; e "serviços de livrarias de varejo". O PublishNews já noticiou algumas vezes que o Tiktok se tornou uma boa fonte para os leitores encontrarem novas obras e tem ajudado editoras e influenciadores digitais nesse processo. O nome da nova marca tem sido associado ao logotipo da nota musical do TikTok, mas um porta voz da ByteDance disse ao PL que a iniciativa não está relacionada ao TikTok e que a empresa está sempre explorando novas oportunidades. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 05/05/2023

Galeria Metrópole (Foto por Mario Rodrigues) A Sobinfluencia Edições abriu uma nova livraria na Galeria Metrópole (Av. São Luís, 187 – São Paulo / SP), no centro da capital paulista. O espaço deseja não apenas funcionar como uma livraria da editora, mas também como lugar de encontros de formação política e de debates, intersecções entre música e política, movimentos autônomos e arte independente. Criada em 2020, a editora é especialista em livros de filosofia radical, arte, literatura e política. A Galeria fica aberta de segunda a sexta das 10h até 19h, aos sábados das 13h às 17h. A livraria promove, entre outros eventos, o Processo de Pesquisa, uma proposta da Sobinfluencia de criar um espaço de pesquisas/produções e pensamentos que dividem um mesmo objeto, mas partem de práticas distintas, um lugar de encontro e elaboração baseadas no experimento. Tendo publicado nos últimos três anos títulos como Por uma arte revolucionária independente, de André Breton; Walter Benjamin está morto, de Walter Benjamin, org. Gustavo Racy; Desejo e revolução, de Félix Guattari, Franco “Bifo” Berardi e Paolo Bertetto, entre outros, as escolhas editoriais da Sobinfluencia este ano estão alçadas nas estéticas e imaginações radicais pretas, políticas do experimento e autonomismos. Clique no Leia Mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 05/05/2023

A Fundação Dorina Nowill para Cegos – dedicada à inclusão de pessoas com deficiência visual e que produz e distribui livros em braille, falados e digitais de forma gratuita – está à procura de um editor digital júnior. É preciso cursar a partir do 2º ano em Produção Editorial, Comunicação Social, Design Gráfico e áreas afins; ter conhecimento do Pacote Adobe e do Pacote Office. As funções do cargo incluem a verificação, escaneamento e/ou conversão de arquivos; linearização/diagramação, descrição de imagens, adaptação e correção de texto; edição e revisão de textos em formato acessível: conferência de acordo com PDF ou original impresso; organização e atualização de planilhas de atividades; e manter contato com fornecedores e clientes. O regime do trabalho é em home office. Interessados devem se inscrever clicando aqui até 4 de junho.

“O poeta é como o príncipe das nuvens. As suas asas de gigante não o deixam caminhar.”
Charles Baudelaire
Poeta francês (1821-1867)
1.
Menos é mais
2.
Onde estão as flores
3.
Café com Deus pai
4.
Ative sua mente
5.
Salvar o fogo (capa dura)
6.
É assim que acaba
7.
É assim que começa
8.
A biblioteca da meia-noite
9.
Nunca foi segredo
10.
Nick e Charlie
 
PublishNews, Redação, 05/05/2023

A Thieme Revinter, editora multinacional alemã que publica livros de CTP, abriu uma vaga para assistente de marketing para expandir a marca, aumentar o seu alcance, seguidores e leads. O objetivo final é gerar demanda para os produtos e serviços da companhia através do Marketing Digital e converter em vendas no e-commerce. As funções do cargo incluem a operacionalização do e-commerce; atrair visitantes para o site; crescer a lista de e-mails; colaborar com vendas, editorial e outros times da empresa para produzir conteúdo; e medir resultados. É preciso ter graduação na área de Marketing, Publicidade e Propaganda, Economia, Administração, Jornalismo ou áreas afins; ter conhecimento de estratégias de marketing digital; experiência produzindo conteúdo para a web e entendimento de cada canal; e conhecimento da língua inglesa. É desejável ainda conhecimento em SEO, marketing de conteúdo e Google Analytics. Interessados devem encaminhar currículos para recrutamento@thieme.com.br.

PublishNews, Redação, 05/05/2023

Neste final de semana (5 a 7 de maio), a Baderna, editora e produtora periférica da zona sul de São Paulo, marcará presença na programação da Periferia Produz – Feira do Livro e Agroecologia, que será realizada no Galpão do Armazém do Campo (Al. Eduardo Prado, 474, Barra Funda – São Paulo / SP). Com atividades distribuídas nos três dias de evento, a programação inclui lançamento de livros, mesas literárias, oficinas de poesia e sarau, tendo como objetivo pautar temas como machismo, racismo e desigualdade social. Destaque para a mesa que falará sobre a produção editorial de mulheres na periferia, logo mais, às 15h; e para o debate sobre a decolonização da literatura, no domingo, às 14h. As obras da editora estarão expostas no estande da CPL (Câmara Periférica do Livro). Clique no Leia mais para conferir a programação completa.

PublishNews, Redação, 05/05/2023

A editora Nós lança neste domingo (7), às 14h, na Livraria da Vila da Fradique (Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – São Paulo / SP), os primeiros livros do seu selo infantojuvenil, o pequeNós. “Nosso sonho é criar um catálogo sem fronteiras. No qual possam conviver em harmonia livros brasileiros e de todos os lugares do mundo”, disse Simone Paulino, fundadora da Nós, ao PublishNews no anúncio do lançamento do selo. No evento de domingo, os autores Paulo Netho e Ana Lasevicius, que escreveram a obra De galo em galo; o autor Rodrigo Ciríaco e as ilustradoras Priwi – que contribuiu com a obra Vovó virou semente –, e Isabela Santos – que ilustrou Sarauzim – ambas escritas por Rodrigo, estarão presentes para autografar os livros. Além das três obras citadas acima, serão lançadas também A avó adormecida, de Roberto Parmeggiani, com ilustrações do português João Vaz de Carvalho; e O menino, o assovio e a encruzilhada, de Afonso Borges com ilustrações de Alexandre Rampazo.

PublishNews, Redação, 05/05/2023

Adaptação da minissérie de mesmo nome, veiculada originalmente no podcast Politiquês, do Nexo Jornal, o livro Uma crise chamada Brasil (Fósforo, 368 pp, R$ 79,90) remonta o cenário político brasileiro de 2013 a 2023, resgatando e analisando os fatos a partir de eixos temáticos, das Jornadas de Junho à invasão dos prédios dos Três Poderes. Conrado Corsalette se debruça sobre um dos momentos mais conturbados da política brasileira para mostrar como o país chegou à quebra da Nova República e à erupção da extrema direita. O trabalho traz 53 entrevistas com pesquisadores, políticos, juízes, ativistas e jornalistas, feitas em parceria com Malu Delgado e colaboração de Beatriz Gatti. São avaliações e interpretações que ajudam o leitor a entender as conexões entre fatores econômicos, políticos e sociais que levaram a essa crise chamada Brasil. O autor destrincha o perfil das manifestações de rua, expõe os atropelos da Operação Lava Jato e trata de forma crítica e equilibrada os acontecimentos que levaram ao impeachment de Dilma Rousseff, às investidas militares na política, à crescente influência evangélica nas eleições e à degradação do debate público, impactado por uma revolução digital que mudou não só as relações interpessoais, mas também a dinâmica da disputa de poder.

PublishNews, Redação, 05/05/2023

Com experiência extensa no jornalismo, Ricardo Viveiros traz uma escrita que deixa transparecer seu olhar perspicaz para os fatos e do qual o leitor não sai ileso. De modo amplo e didático, a obra Memórias de um tempo obscuro (Contexto, 208 pp, R$ 49,90) nos leva a entender o cenário no qual a população brasileira dividiu-se entre os “contra” e os “a favor”. Um ambiente de confronto radical nada salutar à nossa democracia que permitiu surgir uma cultura do ódio em que proliferaram as fake news. Os textos aqui reunidos foram publicados em alguns dos principais veículos do Brasil e do exterior entre os anos de 2018 a 2022. Um período que, por diferentes razões, pode-se denominar “bizarro”. Os artigos registram acontecimentos da história recente do Brasil, instigando reflexões e propondo mudanças para nosso país. Memórias de um tempo obscuro é essencial para refletirmos sobre o Brasil de hoje em termos políticos, históricos e culturais.

PublishNews, Redação, 05/05/2023

Desinformação, militarismo, genocídio, pandemia e Judiciário são alguns dos temas tratados na obra Brasil sob escombros: desafios do governo Lula para reconstruir o país (Boitempo, 176 pp, R$ 39). Novo volume da coleção Tinta Vermelha – dedicada à intervenção sobre acontecimentos atuais e vendida a preço de custo –, a obra faz um balanço dos anos do governo Bolsonaro e do processo eleitoral e traz perspectivas sobre o terceiro governo do presidente Lula, levando em conta a encruzilhada política, econômica e social que atravessamos. Organizado por Juliana Magalhães e Luiz Felipe Osório, o livro conta com diversos artigos contendo diferentes abordagens. “Buscou-se reunir uma gama de autores que pudessem franquear as mais variadas perspectivas sobre distintos assuntos, todos de relevância ímpar na compreensão de nossa realidade, em textos breves, que mesclam o saber científico e a intervenção política. Cumprem, portanto, o papel de intelectuais orgânicos, debatendo a situação concreta com as concepções capazes de educar, instigar e mobilizar”, diz Luiz Felipe Osório na apresentação.

PublishNews, Redação, 05/05/2023

Muitas das ideias presentes na política grega ainda se encontram vigentes e operantes atualmente. Elas também foram a base do desenvolvimento das modernas democracias ocidentais. Por isso, compreender o nascimento da política grega é importante para entendermos os contornos da política atual. Desse modo, o livro Uma introdução à política (InterSaberes, 276 pp, R$ 110,40) traz um diálogo entre a Antiguidade, a Modernidade e a Contemporaneidade, traçando e mapeando a gênese das transformações de importantes instituições políticas. Os textos buscam fomentar a reflexão sobre qual é o modelo de sociedade que desejamos e qual é o futuro de nossas instituições políticas.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 05/05/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.