Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 20/03/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 20/3/2023

Os quadrinhos digitais já se tornaram uma realidade, cada vez mais presente nos planos de editoras, autores e até plataformas. Antes, as bancas de rua eram o canal principal de distribuição de HQs e de contato com os leitores, depois as livrarias e comic shops. Mas é claro que os canais online de venda dos quadrinhos impressos ficaram cada vez mais importantes, e isso parece ter aberto um espaço para os quadrinhos digitais. Um dos convidados deste episódio do Podcast do PublishNews, o editor Guilherme Kroll, fala sobre o mercado de quadrinhos no Brasil nos últimos meses e do projeto 'HQ para todos', da Conrad, com livros a preços acessíveis. O Podcast recebe também o fundador da Editora Guará e da Funktoon, novo aplicativo de distribuição de quadrinhos online. Gabriel Wainer explicou o desafio de alcançar um novo público leitor de HQs. O Funktoon é uma nova plataforma de webtoons dedicada às HQs nacionais, e já está disponível para download nos celulares Android e IOS. Parte dos gibis disponibilizados no Funktoon terão uma degustação gratuita, mas o acesso completo será liberado por meio de uma assinatura mensal. Em desenvolvimento há mais de um ano, o Funktoon pretende ser a referência de webtoons no mercado nacional. Clique no Leia Mais para ouvir o episódio.

PublishNews, Redação, 20/3/2023

Para contemplar um maior número de editoras, a Nielsen Book, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) decidiram ampliar, pela última vez, o prazo de respostas das Pesquisas Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro. As editoras terão até o dia 31 de março, uma sexta-feira, para finalizar os questionários. Os questionários não precisam ser respondidos de uma única vez: os dados já inseridos são salvos automaticamente e o usuário pode retomar de onde parou. As entidades reforçam que a pesquisa é o principal estudo sobre o mercado editorial brasileiro e a contribuição das editoras é imprescindível para o sucesso do trabalho. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com Mariana Bueno, preferencialmente pelo e-mail producao.vendas@nielseniq.com ou pelo telefone (11) 99123-5722.

PublishNews, Redação, 20/03/2023

Uma entrevista do professor e pesquisador Muniz Sodré à Folha movimentou o debate intelectual nos últimos dias. Comentando o lançamento de O fascismo da cor (Vozes), o professor emérito da UFRJ contestou – de maneira respeitosa – o conceito de "racismo estrutural", em voga recentemente por conta do livro Racismo estrutural (Editora Jandaíra), do agora ministro Silvio Almeida. A coluna Painel das Letras informou que a Companhia das Letras prepara lançamentos e celebrações para o centenário de nascimento de Italo Calvino. Já a tradutora e professora da UFSC Dirce Waltrick do Amarante escreveu sobre a "proliferação de supostos escritores extraordinários — resultado de conspiração que envolve questões editoriais, comerciais e de compadrio em um ambiente de elogios fáceis e desmedidos". Direto dos Estados Unidos, o escritor Felipe Franco Munhoz compartilhou no Estadão o que tem visto nas celebrações dos 90 anos de Philip Roth. O jornal também resenhou o novo livro de Roberto Taddei, a reunião de textos de Sérgio Buarque de Holanda, Essencial (Penguin), e entrevistou o escritor argentino Alan Pauls. Um outro destaque foi a morte do escritor chileno Jorge Edwards aos 91 anos. O Nexo indicou livros de psicologia política, entre eles Psicologia das massas e análise do eu, de Sigmund Freud (Trad. Renato Zwick, L&PM, 2013). O Globo ainda trouxe uma crítica do livro Garotas brancas (Fósforo), de Hilton Als. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PulishNews, Redação, 20/03/2023

O Prêmio AEILIJ de Literatura divulgou os finalistas de sua sexta edição. São cinco obras indicadas em cada categoria, com exceção de Texto Juvenil, que este ano terá seis finalistas. As listas estão em ordem alfabética e os vencedores das quatro categorias serão conhecidos em 18 de abril. Além disso, a autora Lúcia Hiratsuka será premiada por sua obra Amanhã, da Editora Pequena Zahar. As cinco categorias são Texto Literário Infantil, Texto Literário Juvenil, Adaptação ou Reconto e Conjunto de Ilustrações. Clique no Leia mais e confira todos os finalistas do Prêmio.

PublishNews, Guilherme Sobota, 20/3/2023

O Rio2C – um dos maiores eventos do mercado de criatividade da América Latina, que em 2023 ocorre entre os dias 11 e 16 de abril, na Cidade das Artes, no Rio – anunciou os projetos selecionados para realizarem o Pitching Editorial. O evento reunirá os autores com produtores, editoras e agentes do mercado editorial e audiovisual nos dias 12 e 13 de abril. Os participantes vão apresentar uma obra literária ou uma história em quadrinhos inédita que poderá se transformar em livro, filme ou série. "Trazer o mercado editorial para o Rio2C já era um desejo antigo", explicou a head de mercado do Rio2C, Susana Campos, ao PublishNews, em fevereiro, quando as inscrições foram abertas. "Estamos construindo essa iniciativa desde 2019 e agora, com muita alegria, conseguimos colocar em prática com a primeira edição do pitching editorial. Como a indústria criativa se alimenta das propriedades intelectuais, percebemos a importância de inserir o mercado editorial na programação do evento. A ideia é criar oportunidades de relacionamento e estabelecer pontes entre empresas e criadores do mercado editorial com os mais diversos segmentos da indústria criativa". Clique no Leia Mais para ver todos os selecionados.

PublishNews, Larissa Caldin*, 20/3/2023

No último sábado, 18 de março, nas margens do Lago Paranoá, no rooftop do Yolo Coworking, em Brasília, aconteceu o Elas Publicam - I Encontro de Mulheres do Mercado Editorial. Em parceria com alguns nomes do mercado, como Amora Livros, Avá Editora e Primavera Editorial, e outros apoiadores locais, o evento teve a idealização e curadoria de Lella Malta, autora de quatro livros, cientista social e produtora cultural. No evento, Lella inclusive trouxe uma novidade: abrirá em breve sua própria editora, a Atuah, que será nichada apenas para autoras mulheres. A curadoria desta primeira edição foi corajosa e plural: envolveu temas como Leis de Incentivo à Cultura, com a participação de Daniela Diniz, roteirista, advogada e especialista em projetos culturais. Com uma participação significativa de autoras independentes brasilienses e de outros estados, ocorreu no início da tarde a mesa que gerou um burburinho ao levantar o cardápio de opções atuais do mercado editorial para publicação: “O que o mercado editorial espera de uma autora?". Antes de finalizar o evento, Lela contou a novidade: a próxima edição do Elas Publicam já tem data e casa; será no segundo semestre, em Campinas! Clique no Leia Mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 20/3/2023

O consultor editorial Thiago Pavarino e o diretor e produtor Zico Goes anunciaram um seminário online gratuito voltado para a produção de áudio séries e podcasts de ficção. "ÁUDIO SÉRIES - Modo de Usar" ocorre nos dias 29 e 30 de março e vai receber convidados como Frank Spotnitz (roteirista de Arquivo X e The Man in the High Castle, entre outros), Raphael Montes, Rita Moraes (Sintonia), Lusa Silvestre e outros nomes. Para participar, é preciso se inscrever neste formulário. "Mapeamos uma vontade muito grande de escritores, roteiristas e produtores brasileiros de produzir séries para áudio, mas isso fica, por enquanto e em parte, na curiosidade. Há uma falta de conhecimento e capacitação para que a gente alcance um nível de produção internacional", explica Pavarino, que também já prestou consultorias para plataformas de audiolivros. A ideia é capacitar a indústria – audiovisual e de produção de conteúdo – para o segmento. O público-alvo do seminário são escritores, roteiristas, produtores de conteúdo, diretores e também atores. Produtores de áudio e de audiovisual que estejam buscando modelos de negócio também terão espaço na programação. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 20/03/2023

No mês em que comemora seus 166 anos de fundação, a Biblioteca Pública do Paraná disponibiliza no YouTube os registros de todas as mesas-redondas realizadas durante a 6ª edição de sua festa literária anual, a Flibi. São 11 vídeos, em que autores locais e de outros estados discutem temas atuais ou resgatam suas trajetórias literárias. O material astá disponível no canal da Biblioteca no Youtube. Cristovão Tezza, Luci Collin, João Silvério Trevisan, Tatiana Salem Levy e Morgana Kretzmann foram alguns dos convidados do evento, promovido pela BPP entre os dias 7 e 12 de novembro de 2022. A Flibi propôs em sua sexta edição uma reflexão sobre o tema “Ficções e Reconstruções”, com mais de 40 convidados e 30 eventos na programação. “Além de preservar a memória por meio de seu acervo, a Biblioteca Pública do Paraná tem sido capaz, por meio de projetos e ações culturais como a nossa Festa Literária, de atuar de maneira bastante efetiva no cenário da literatura contemporânea e de outras áreas artísticas”, diz o diretor da Biblioteca, Luiz Felipe Leprevost, em nota. Clique no Leia mais para conferir a nota na íntegra.

“Filha, a gente não tem dinheiro para o presente, mas escolhe uma estrela no céu, e fica com ela pra toda a vida”
Jeannette Walls
Autora e jornalista americana no livro 'O castelo de vidro'
1.
Mentes saudáveis, lares felizes
2.
Colocando a vida em ordem
3.
Café com Deus pai
4.
É assim que acaba
5.
É assim que começa
6.
O poder da autorresponsabilidade
7.
Menos é mais
8.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
9.
Vade Mecum Saraiva 2023 - 35ª Edição
10.
Você vive ou sobrevive?
 
PublishNews, Redação, 20/03/2023

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, divulgou na sexta-feira (17) o calendário 2023 do Programa de Ação Cultural (ProAC), na modalidade Editais. Serão investidos neste ano cerca de R$ 100 milhões nas 45 linhas distintas. Os editais fomentarão produção artística em diversas áreas; Literatura está no Bloco 3 na relação, que terá inscrições abertas a partir de 22 de março e verbas de R$ 19,5 milhões. Este ano, os projetos contemplados irão receber os aportes da Secretaria em parcela única, diferente dos anos anteriores em que o repasse era realizado em duas parcelas. Haverá também, junto ao segundo bloco de lançamentos, o Edital do Convênio da Política Cultura Viva, de Premiação para Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, com valor aproximado de R$ 1,3 milhão. Clique no Leia mais e confira todos os detalhes dos editais.

PublishNews, Redação, 20/03/2023

Um avião espião britânico cai na França ocupada pelos nazistas. A pilota e sua passageira são melhores amigas. Uma delas tem uma chance de sobrevivência. A outra perdeu o jogo antes mesmo de começar. Quando “Verity” é capturada pela Gestapo, ela está certa de seu fim. Como uma agente secreta capturada em território inimigo, ela vive o pior pesadelo de uma espiã. Seus interrogadores nazistas lhe dão uma escolha simples: revelar todos os detalhes de sua missão ou enfrentar uma terrível execução. Enquanto tece intrincadamente sua confissão, Verity discorre sobre seu passado, como se tornou amiga da pilota Maddie e porque ela a deixou para trás nos destroços de seu avião. A cada página escrita, Verity luta por sua vida, confrontando seus pontos de vista sobre coragem, fracasso e sua desesperada esperança de voltar para casa. Mas negociar seus segredos será suficiente para salvá-la? O livro Codinome Verity (Morro Branco, 384 pp, R$ 64,90 - Trad.: Natalie Gerhardt) é uma leitura visceral sobre amizade, traição e sobrevivência.

PublishNews, Redação, 20/03/2023

Lutando para sobreviver em um mundo pós-apocalíptico, Andrew está ferido, faminto e se depara com Jamie, que o abriga. Uma praga mortal matou a maior parte da população, incluindo todos os que já amaram. Se este novo mundo lhes ensinou alguma coisa é que para so­breviver precisam confiar um no outro, mas algo na história de como Andrew chegou ali não está se encaixando, adicionando um perigo que pode custar suas vidas. Quando uma ameaça ronda o lugar em que habitam, eles fogem e logo Jamie começa a sentir algo mais que amizade por Andrew, trazendo outra camada de medo e confusão a uma jornada já bastante tumultuada. Para sobreviver, os dois terão que enfrentar as consequências de suas ações e encontrar coragem para lutar juntos pelo futuro que desejam. Em meio ao caos do fim do mundo, apenas uma coisa parece certa: a atração que sentem um pelo outro. O livro Agora esse é o nosso mundo (Faro, 256 pp, R$ 49,90 – Trad.: Fernando Silva) é uma história de dois garotos que se encontram quando tudo que conhecia acabou.

PublishNews, Redação, 20/03/2023

Um conteúdo especial para que os novos leitores conheçam mais sobre o responsável por clássicos como o Ciclo da Cana-de-Açúcar e o Ciclo do Cangaço, o volume José Lins do Rego – crônicas para jovens (Global, 128 pp, R$ 55) tem 35 crônicas, que são divididas em seis blocos temáticos. Entre eles: As memórias da infância e adolescência do escritor paraibano; seus amigos do campo literário; sua íntima ligação com o futebol; sua devoção pelo vigor das maravilhas da natureza; suas paixões no campo da arte; e, por fim, algumas de suas principais viagens pelo mundo estão contempladas nesta antologia. Por causa da sua variedade de assuntos e a forma leve como Zé Lins aborda, o livro é uma instigante e completa porta de entrada para os jovens ingressarem no imersivo e único universo do escritor. Concebida por Gustavo Henrique Tuna, a seleção de crônicas de José Lins do Rego comprova seu sincero senso de humanidade, bem como sua vontade imensa de eternizar, por meio da palavra, detalhes de um cotidiano que pode passar despercebido aos olhos de muitos, mas não ao olhar atento de Zé Lins.

PublishNews, Redação, 20/03/2023

Enquanto grupos de poderosos batalham para ganhar controle sobre o território ancestral de Pukarani, o mundo entra em desequilíbrio e ameaça a existência da humanidade. Um acidente ecológico conecta os jovens Sadhu, Poti, Toscha e Kharis, que passam a vivenciar o conflito entre diferentes visões políticas e formas de viver ao investigar o envolvimento de organizações transnacionais com o corrupto governo local. O autor de A valentia que me faltava (Folhas de Relva, 210 pp, R$ 54,90), Fabiano Martucci, nasceu em 1988 em Caraguatatuba, litoral de São Paulo, cresceu na capital do Estado, viveu na Índia e na Itália; tualmente reside em Augsburg, Alemanha. Desde seus 20 e poucos anos, vem colaborando com diversas organizações e governos em projetos e atividades políticas e sociais. Fabiano é especialista em Planejamento e Gestão de Cidades pela Poli/USP e mestre em Políticas Públicas e Sociais pela Universidade de York. Em 2021, foi eleito conselheiro da cidade de Augsburg com relação a políticas de integração, migração, e asilo e posteriormente indicado ao conselho municipal de governo digital. Atualmente, trabalha coordenando projetos culturais e sociais para as ONGs Grandhotel Cosmopolis e.V. e ZAM e.V. É professor de yoga e escritor.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.